Cachorro doente? Entenda como os alimentos podem ajudar o peludo

O seu cachorro está doente e você não sabe o que fazer? Bom, o primeiro passo é fácil: procurar o médico veterinário para uma consulta. Mas, além dos cuidados médicos, a alimentação é um ponto muito importante para ajudar na recuperação do seu cachorro. Afinal, o sistema imune dele trabalhará muito para combater a enfermidade.

Por isso, tudo aquilo que o cachorro come merece atenção especial. Não é à toa que, ao levar o pet para uma consulta, o veterinário sempre pergunta o que você costuma oferecer de comida ao cão e, em alguns casos, sugere algo diferente para que ele não perca o apetite durante o período de recuperação.

Isso porque a alimentação adequada - seja quando o cão está doente ou não - é parte fundamental da vida do animal. Na recuperação será ainda mais. Muito carinho e algumas dicas podem ajudar na recuperação do seu pet.

Leia a seguir.

Como ajudar o cachorro doente

É importante estimular que o cachorro coma, mas sem forçar. Somente alimentado ele terá forças para se restabelecer. Neste caso, podem ser oferecidos alimentos ricos em vitaminas (B6, B12, selênio). Legumes e frutas são exemplos.

A cenoura, por exemplo, é fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C). Já a beterraba é indicada para auxiliar quando há perda ou diminuição da força física, uma vez que ajuda na redução da fadiga muscular e no revigoramento de animais enfraquecidos.

Quando o cachorro tem diarreia, ocorre uma grande perda de nutrientes e é preciso repor com a alimentação e/ou suplementação. No entanto, a dieta irá variar de acordo com a doença diagnosticada pelo veterinário. O ideal é evitar alimentos ricos em gordura, pois podem dificultar a digestão do pet.

Por outro lado, quando o cachorro sofre de constipação intestinal (dificuldade para defecar) pode ser sinal de que algo está acontecendo no intestino. Neste caso, o uso da alcachofra pode ajudar pois facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.

Em caso de vômitos é importante reduzir a quantidade de alimento oferecido por vez. Se o veterinário orientar, pode ser importante suspender a alimentação por algumas horas. Assim, oferecer água de coco pode ajudar a hidratar o pet e repor eletrólitos perdidos (sódio, potássio, cloreto e bicarbonato).

Não vale somente deixar o pet sem comer! Neste caso, procure orientação o quanto antes.

Palitos funcionais para o cachorro

Para garantir o bom funcionamento do sistema digestivo e ainda reforçar a imunidade do cachorro, a Botica Pets elaborou a Fórmula Equilíbrio. Com ingredientes 100% naturais que, combinados entre si, estimulam as defesas do organismo, a fórmula pode ser oferecida ao cachorro em formato de palito, como um petisco funcional, além de também estar disponível nas versões em pó e comprimidos mastigáveis.

Seus efeitos incluem também benefícios para a pele e pelagem, reduzindo a queda de pelos e odores desagradáveis, deixando os pelos mais brilhantes, auxiliando na resposta a tratamentos dermatológicos e ajudando na prevenção de doenças.

Para isso, a Fórmula Equilíbrio contém cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + + levedura de cerveja (melhora a digestão e fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante).

Quer saber se funciona?

Então leia a seguir o relato de alguns clientes e veterinários parceiros!

Nome do veterinário: Daniela Pellegrini - CRMV: SP 53392
Espécie, nome, raça e idade: felina, Pistache, SRD e 3 meses

Depoimento: Indiquei o palito da Fórmula Equilíbrio na primeira consulta do filhote de 2 meses com queixa de coprofagia e fezes com muco. A intenção foi tratar a coprofagia e auxiliar na alteração das fezes. Ele também tinha prurido em região cervical e inguinal. Com 21 dias de tratamento, o animal parou de apresentar coprofagia, fezes com aspectos melhores e cessou o prurido. Acredito na funcionalidade dos ingredientes do produto e procuro tratar meus pacientes sempre que possível de forma natural.

Nome da cliente: Sara Barboza Braga
Nome do pet e raça: Ricco, 13 anos, Poodle, macho

Depoimento: O Rico não apresentava nenhum problema, mas resolvemos integrar a Fórmula Equilíbrio (comprimidos e treats) da Botica Pets como um suplemento alimentar natural para ajudar a manter uma boa Imunidade e porque ele já é um cachorro idoso e que faz uso da AN Cozida. A Botica Pets é excelente por oferecer produtos naturais e sem contraindicações. Com apenas três dias de uso, passei a observar que ele estava mais disposto, correndo e brincando, também foi notável que os pelos dele ficaram com um brilho maravilhoso e a pele muito hidratada e saudável. Aquela coceirinha e irritação que ele sentia depois da tosa higiênica e banho, não tem mais. Os produtos realmente são excelentes, em poucos dias já conseguimos observar bons resultados e sem contar que os animais têm excelente aceitação. É uma empresa séria e que realmente se preocupa com seus clientes!

Saiba mais sobre a Fórmula Equilíbrio!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados