4 problemas digestivos do cão

Gases, constipação e até vômitos após se alimentar podem indicar que o pet sofre de um problema digestivo que, apesar de frequente entre os cães, não deve fazer parte da rotina dele.

Entenda o que os motivam, como evitá-los e solucioná-los. Leia a seguir!

1 - Soltar muitos gases

O excesso de gases pode ser uma grande dificuldade para os pets e também para quem convive com eles. O problema pode estar associado ao tipo de alimentação fornecido, já que certos alimentos geram mais gases em alguns cachorros, além de outros que são inadequados para o seu consumo.

O excesso de gases ocorre por uma alteração na microbiota intestinal (flora intestinal). Os alimentos com muita fibra solúvel, por exemplo, podem aumentar a fermentação pelas bactérias presentes na microbiota, que acaba gerando gases.  Por isso é importante procurar a orientação de um veterinário para oferecer uma dieta com alta digestibilidade para o pet e evitar o aparecimento do problema.

2 - Constipação

A "prisão de ventre" que ocorre por retenção das fezes ou dificuldade na evacuação pode ser causada por alterações no intestino grosso, como a colite (inflamação do cólon, um segmento do intestino grosso). O sintoma também pode estar associado ao tipo de alimentação, como quando são oferecidos nutrientes com muita matéria mineral, que ressecam as fezes, ou devido à desidratação do cão. A falta de água impede a formação adequada das fezes, por isso, a ingestão de água é um dos fatores que pode ajudar o animal a melhorar.

3 - Diarreia

Por outro lado, a diarreia é um dos sinais clínicos mais comuns nos cães e pode ser causada por uma série de doenças (parvovirose, doença inflamatória intestinal, verminoses, entre várias outras).  A troca repentina de alimentos também pode gerar esse sintoma e seu tratamento varia. Em casos de diarreias persistentes, é preciso buscar orientação de um médico veterinário.

4 - Vomitar após comer

O vômito após comer é chamado de regurgitação. Uma das causas é quando o animal come muito rapidamente. Isso pode ser solucionado utilizando comedouros específicos que levam a uma ingestão mais lenta do alimento. Outra causa pode ser a realização de exercícios físicos após a refeição. No entanto, isso tudo pode ser resolvido com a mudança da rotina do pet.

Causas mais graves são as doenças do trato gastrointestinal, doença renal crônica, megaesôfago (quando o animal perde o movimento feito pelas contrações musculares do esôfago, para que o alimento chegue ao estômago). Assim, como no caso da diarreia, vômitos persistentes devem ser acompanhados por um profissional.

Dicas para garantir uma boa digestão

Veja as nossas dicas para ajudar na melhor digestão do pet:

- Evitar alimentação em excesso, que pode ser nociva em virtude da quantidade de calorias que o animal irá ingerir, e ainda é capaz de levá-lo à obesidade.

- Oferecer petiscos com moderação, não ultrapassando a oferta em 10% da quantia diária de calorias do animal.

- Nunca basear a alimentação do pet em dietas da internet.

- Nunca oferecer alimentos como chocolate, cebola e uva, pois são tóxicos aos pets e podem causar problemas de saúde neles.

- Levar o pet para acompanhamento regular de um veterinário e realização de check-ups.

- Ajuda mais que especial para melhorar a digestão do pet

- O suplemento Equilíbrio foi desenvolvido para garantir o bom funcionamento do organismo como um todo. A associação de nutrientes funcionais presentes no composto auxilia na eliminação de toxinas, melhorando a absorção de nutrientes e a digestão, além de fortalecer pele e pelos e contribuindo para equilibrar o organismo e estimular as defesas naturais.

Ingredientes que compõem o suplemento

Cenoura: fonte de antioxidantes, vitamina A e carotenóides, que estimulam a reconstituição dos tecidos (auxiliando no tratamento de dermatites, por exemplo) e ajudam a evitar doenças cardiovasculares. É essencial para o bom funcionamento intestinal e a proteção da mucosa.

Extrato de alcachofra: facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.

Extrato de algas (clorela): rica em clorofila, melhora a imunidade do pet, promove a desintoxicação do organismo e estimula o crescimento e a recuperação dos tecidos.

Extrato de frutas cítricas (acerola): maior fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Também funciona como um adstringente para distúrbios hepáticos e neutraliza radicais livres.

Levedura de cerveja: é considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas. Pode ajudar a melhorar a digestão do seu pet.

 

Saiba mais sobre a Fórmula Equilíbrio!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados