15 raças de cachorros e os motivos que levam os pets ao veterinário

Você sabia que além de cuidados básicos como alimentação, vacinação, vermifugação e check-up com veterinário, é importante ficar de olho porque os cães podem ter maior predisposição a desenvolver certas doenças? 

Sim, algumas raças já nascem com maior possibilidade de que isso (aconteça) porque características do DNA, herdadas dos seus pais determinam não somente as características físicas, mas também as genéticas. Doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer podem ser hereditários.

Saiba a seguir quais características ou enfermidades podem ser herdadas ou desenvolvidas com maior facilidade por 15 raças de cães muito amadas pelos brasileiros.

1 - Boxer

Cardiomiopatia dilatada (doença cardíaca crônica que acontece quando o músculo cardíaco está fino e enfraquecido, prejudicando o processo de contração), dermatite atópica (inflamação crônica de fundo alérgico que atinge a pele, causando muita coceira), doenças respiratórias. Cães que têm o crânio curto são muito propensos a sofrer da síndrome do cachorro braquiocefálico, levando a problemas respiratórios e sintomas como: respiração ruidosa, dificuldade de respirar, palidez das mucosas, tosse, engasgos, dificuldade para fazer exercícios, entre outros.

2 - Buldogue francês

Obesidade, dificuldades digestivas (gases), doenças respiratórias (por serem braquicefálicos, assim como o Boxer), doenças oftálmicas, sensibilidade alimentar (alergias desenvolvidas a certos alimentos), dermatite atópica, pododermatite (inflamação da pele das patas), displasia coxofemoral (má formação da articulação do quadril e também por tecidos moles próximos, ou seja, a musculatura, tendões e ligamentos da região), luxação de patela (deslocamento de um osso do joelho).

3 - Buldogue inglês

Obesidade, dificuldades digestivas (gases), doenças respiratórias (por serem braquicefálicos, assim como o Boxer)),doenças oftálmicas, sensibilidade alimentar, dermatite atópica, pododermatite, displasia coxofemoral, luxação de patela.

4 - Chihuahua

Ansiedade e luxação de patela.

5 - Dachshund

Doença do disco intervertebral (hérnia de disco que causa compressão medular levando a paralisia de membros), obesidade, dermatite (inflamação ou infecção na pele muito comum). 

6 - Golden Retriever

Displasia coxofemoral, dermatite, hipotireiodismo (endocrinopatia comum em cães causada por insuficiente produção e secreção de hormônios tireoideos) e obesidade.

7- Labrador

Displasia coxofemoral, dermatite, hipotireiodismo e obesidade.

8 - Lhaso Apso

Dermatite, discopatia (uma doença do disco invertebral causada, principalmente, por traumas e lesões na medula espinhal), catarata (doença oftálmica que deixa o aspecto do olho azulado, fazendo com que o animal perca a visão.

9 - Maltês

Ansiedade, lambedura psicogênica (comportamento compulsivo que alguns pets têm em lamber as patas), otite (infeção de causa viral ou bacteriana no ouvido), endocardiose (doença valvar degenerativa crônica), luxação de patela, problemas oculares e dermatites.

Leia sobre o Maltês, aqui.

10 - Pastor Alemão

Displasia coxofemoral, displasia de cotovelo (anormalidade do desenvolvimento da articulação úmero-radio-ulnar e representa um conjunto de quatro patologias indutoras de uma má formação da articulação do cotovelo), piodermite (infecção causada por bactérias que atinge a pele dos cães).

11 - Pinscher

Ansiedade, necrose asséptica da cabeça do fêmur (degeneração da cabeça e do colo femorais, resultando no colapso da articulação coxofemoral), luxação patelar.

12 - Poodle

Ansiedade, lambedura psicogênica, problemas oculares, otite.

13 - Pug

Obesidade, dificuldades digestivas (gases), doenças respiratórias (por serem braquicefálicos, assim como o Boxer), doenças oftálmicas, sensibilidade alimentar, dermatite atópica, pododermatite, displasia coxofemoral, luxação de patela.

Leia sobre o Pug, aqui.

14 - Shih Tzu

Dermatite e alergias, otite, doenças oculares, displasia coxofemoral, doença do disco intervertebral, luxação de patela.

15 - Yorkshire

Doença do disco intervertebral e luxação de patela.

 

Cuidados preventivos com a saúde do pet: qual a importância?

Saber a predisposição genética é descobrir a probabilidade de desenvolver certas doenças com base em alterações hereditárias. No entanto, predisposição genética não significa que o seu cachorro certamente desenvolverá alguma doença. Da mesma forma que não possuir predisposição genética não significa que o seu risco de desenvolver uma enfermidade é zero. 

A predisposição serve de alerta para que você possa fazer escolhas melhores para a saúde do seu cachorro. Isso porque o estilo de vida (como cuidados com alimentação, por exemplo) e o ambiente no qual eles vivem também podem ser fatores de risco. Com o acesso a essas informações, você pode adotar medidas para evitar que o cão desenvolva certas doenças.

Por isso é tão importante falar em cuidados preventivos. E é isso o que a Botica Pets oferece em sua linha de suplementos 100% naturais. Por meio de nutrientes selecionados e concentrados, em três tipos de apresentações (palito, pó e comprimidos), as fórmulas prontas ajudam a melhorar o funcionamento do trato digestivo, a ativação do sistema imunológico, reduzir os riscos de várias doenças, problemas de pele e pelagem, ansiedade de separação, com consequente melhoria da saúde e bem-estar do pet. 

Os nutrientes são retirados dos alimentos que consumimos como a cenoura, a beterraba, a alcachofra… além de outros mais raros como a clorela (alga marinha), por exemplo.  

 

Quais as vantagens de oferecer os suplementos?

Os suplementos são mais seguros, uma vez que são naturais e não causam reações adversas. Eles podem ser dados diariamente, sem perder o efeito ou causar dependência.  

São aprovados por veterinários, além de terem sido registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Conheça cada fórmula:

Fórmula Geriátrica: promove a melhora da saúde do pet idoso como um todo, retardando o processo de envelhecimento, aumentando a imunidade e a disposição, reduzindo sinais de senilidade, alteração de sono e perda de memória.

Disponível em comprimido e palito 

Composição: ginkgo biloba (melhora da função cognitiva) + romã (antioxidante e cardioprotetor) + calêndula (anti-inflamatória, e cicatrizante), levedura de cerveja (ação digestiva e fonte de vitaminas do complexo B) + acerola (estimula as defesas naturais) + alho (imunoestimulante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + guaraná (estimulante e antioxidante). 

 

Fórmula Maracujá: age como um calmante natural, indicado para animais muito agitados, ansiosos e medrosos pois atua no Sistema Nervoso Central. Por ajudar os pets a ficarem menos tensos, favorece tratamentos como fisioterapia, acupuntura e até sessões de adestramento.

Disponível em comprimido, palito e pó. 

Composição: passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (melhora a digestão  e fonte de vitaminas do complexo B). 

 

Fórmula Equilíbrio: efeito detox, melhorando o funcionamento dos órgãos digestivos. Benefícios para a pele e pelagem, reduzindo a queda de pelos e odores desagradáveis, deixando os pelos mais brilhantes e auxiliando na resposta a tratamentos dermatológicos.

Disponível em comprimido, palito e pó. 

Composição: cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + + levedura de cerveja (melhora a digestão  e fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante). 

 

Fórmula Vigor: indicada principalmente para animais atletas, convalescentes ou em tratamento fisioterápico. Age como um revigorante, aumentando a imunidade, estimulando o apetite e contribuindo para aumento da massa muscular. 

Disponível em comprimido, palito e pó. 

Composição: beterraba (revigorante) + alho (imunoestimulante) + + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) +  levedura de cerveja (melhora a digestão  e fonte de vitaminas do complexo B) + chlorella (aumento de massa muscular, ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante). 

 

Fórmula Fit: auxilia no processo de emagrecimento, pois promove a saciedade, acelera o metabolismo e tem ação termogênica, estimulando a queima calórica.

Disponível em palito e comprimido. 

Composição: guaraná (acelera o metabolismo) + garcínia cambogia (diminui a absorção de gordura e a aumenta a saciedade) + laranja amarga (reduz o apetite e aumenta o gasto calórico diário) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (melhora a digestão). 

Quer entender melhor como funcionam os suplementos da Botica Pets? Não deixe de ler este post sobre 5 pontos importantes para entender o que são suplementos funcionais.

Quer falar com nossa equipe de veterinárias? 

Então entre em contato com a gente!

Veterinária Vitória: (11) 9 4129-3860 - E-mail: [email protected]

Veterinária Ana: (11) 9 7462-7689 - E-mail: [email protected]

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados