13 motivos para queda de pelo em cachorro

Um dos problemas que mais incomodam pais e mães de pets é a queda de pelos. Não aquele pelinho que gruda na roupa, na cama ou no sofá, mas sim a queda excessiva, que pode deixar falhas pontuais ou por todo o corpo do cão. Alguns pets perdem uma grande quantidade de pelos e é preciso entender quando se trata de um mecanismo natural - em que os pelos velhos caem para dar espaços aos novos - ou motivo de preocupação.

A queda de pelos, conhecida como alopecia, é caracterizada por ausência completa ou parcial de pelo em áreas onde ele costuma estar presente. Pode estar associada a múltiplas causas, constituir um distúrbio relacionado somente à pele e aquele local da falha, ou ser secundária à alguma enfermidade.

Entenda melhor sobre o problema a seguir.

Quando a queda de pelos é um problema?

Todos os cachorros apresentam queda de pelo em algum momento. Trata-se de um processo natural, devido à troca de pelos, que ocorre com maior intensidade no verão e no inverno. Assim, se você notar que a queda é controlada e não vem acompanhada de outros sintomas, não é preciso se preocupar.

Por outro lado, você deve estar atento a sinais como: falhas localizadas persistentes, associadas ou não à lesões, descamação e coceiras. Nesses casos, a alopecia pode ter início agudo ou ser lentamente progressiva.

Principais causas da queda de pelos

O padrão da perda de pelo é importante para o estabelecimento das causas. Algumas das mais comuns são alergia, estresse (causado por uma mudança de ambiente ou pela chegada de outro pet), nutrição desbalanceada ou desnutrição, ação de parasitas (fungos, pulgas, ácaros ou insetos).

Veja a seguir mais detalhadamente algumas delas:

Sarna demodécica

É causada por um ácaro (Demodex canis), mas não transmissível de um cão para outro. Isso porque é uma doença genética e o seu desenvolvimento só acontece quando o cachorro está com a imunidade baixa. Os sinais são queda de pelos, descamação e feridas com formação de crostas que deixam um cheiro forte. Não existe cura para a doença, mas o tratamento pode ser feito por meio de produtos para eliminar os ácaros e aumentar a imunidade do cão.

Dermatofitose

São infecções da pele e das unhas provocadas por diferentes fungos e classificadas conforme a localização no corpo. Os sintomas das dermatofitoses incluem erupções, descamação e coceira.

Foliculite

É uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. A foliculite causada por bactérias do tipo Staphylococcus aureus é o tipo mais comum em cães. É caracterizada por coceira, crostas, vermelhidão local e pus, podendo ocorrer em qualquer região do corpo que possua pelos, formando padrões circulares.

Reações à injeção

Inflamação com alopecia ou atrofia cutânea decorrente da formação cicatricial causada por reação à injeção.

Hiperadrenocorticismo

Doença metabólica conhecida também como Síndrome de Cushing. Ocorre pelo excesso da produção do hormônio cortisol pelas glândulas adrenais.  Assim, o excesso do hormônio na circulação sanguínea provoca sintomas como falhas do pelo, sede em excesso, alta produção de urina, aumento do apetite com consequente ganho de peso e aumento da circunferência abdominal, alterações como infecções recorrentes da pele ou do trato urinário, pressão alta, trombose, alterações neurológicas, entre outros.

Hipotireoidismo

Doença metabólica causada pela diminuição na produção de hormônios pela glândula tireóide (T3 e T4), que controlam diversos processos metabólicos no organismo. Na ausência desses hormônios, todo o metabolismo do cão fica prejudicado, como se estivesse mais lento. Os sinais clínicos mais comuns são ganho de peso, prostração, apatia, sonolência e alterações de pele, como infecções recorrentes, falhas no pelo e seborréia. Além disso, o pet pode apresentar dificuldades reprodutivas, alterações cardiológicas e neurológicas.

Alopecia X

É uma dermatopatia que causa perda de pelame e ocorre com mais frequência em raças como o Spitz Alemão. Sua patogenia ainda não foi bem esclarecida (por isso leva o nome de Alopecia X), mas acredita-se que seja causada por um componente hereditário associado às alterações de sensibilidade aos receptores hormonais dos folículos pilosos.

Hiperestrogenismo

Condição na qual os níveis séricos de hormônio estrógeno estão elevados no organismo da fêmea. É uma condição endócrina relativamente rara em animais de companhia, que pode estar associada a ovários císticos ou tumores ovarianos. Causa falta de pelos nos flancos, bem como das regiões perineal e inguinal, com aumento de volume da vulva e das glândulas mamárias.

Calvície

Determinada geneticamente para algumas raças como Dachshunds e Galgos. Comum a ausência de pelos no pavilhão auricular, região do pescoço, abdômen, coxas e cauda.

Alopecia pós-raspado

Perda de pelos ou falta de crescimento, que ocorre após o cão ser tosado. Comum em raças como Spitz Alemão, Husky Siberiano, Chow Chow, Pastor Alemão, entre outros. Os pelos não voltam a crescer nas áreas raspadas. A causa é desconhecida.

Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas (DAPE)

No verão é comum que alguns cachorros sofram com infestações de pulgas. A dermatite ocorre devido à uma reação causada pela picada de pulgas e carrapatos. Ao picar a pele do animal, estes parasitas inoculam substâncias alergênicas através da pele. Os sintomas são coceira intensa na região, lesões de pele e queda de pelos. Para sanar o problema, primeiro deve ser realizado o tratamento ambiental, retirando os parasitas do ambiente. Paralelamente, recomenda-se o uso de antipulgas e carrapaticidas. Pode ser necessário um tratamento com antialérgicos e até antibióticos, no caso de haver alguma infecção secundária. Por isso consulte sempre um médico veterinário de confiança.

Sarna sarcóptica

Este tipo de sarna é uma doença infecciosa, a escabiose canina. É causada por um ácaro (Sarcoptes scabiei) que “cava” a pele dos animais formando algo parecido com “galerias”, depositando substâncias irritantes e alergênicas. É uma doença contagiosa não só entre os cães, mas humanos também, ou seja, é uma zoonose. Os sintomas são: coceira intensa, queda de pelos, formação de crostas na região da orelha e das articulações. O tratamento é feito com acaricida (medicamentos próprios para matar ácaros)

Dermatite de contato

Ocorre quando há irritação da pele por um produto utilizado ou devido à uma alergia, sendo difícil a diferenciação entre elas. Os produtos envolvidos podem ser de limpeza, cosméticos de uso animal, inseticidas, medicações tópicas ou até plásticos. Os sintomas comuns são: vermelhidão e coceira nos locais de contato destes produtos, normalmente áreas com ausência de pelos. Também podem ocorrer lesões cutâneas por coceira na região. Para resolver o problema é preciso identificar e remover o causador da alergia.

Piodermite

As piodermites, ou infecções bacterianas de pele, são comumente causadas pelo agente Staphylococcus pseudintermedius e podem ocorrer secundariamente à uma dermatite alérgica. Os sintomas são lesões cutâneas por todo corpo, coceira, podendo vir acompanhada de queda de pelos. Se não tratada, a infecção da pele pode se tornar crônica, com casos em que há resistência bacteriana a diversos antibióticos. Para que o tratamento seja eficaz, é preciso encontrar a causa de base e tratar juntamente com os sintomas apresentados.

Mas como evitar a queda de pelos?

Alguns cuidados importantes são: acompanhamento veterinário, manter a higiene em dia (banho e escovação) e combate aos parasitas.

Leia sobre os cuidados com os pelos dos cachorros

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados