Pug: um guia sobre a raça

Tempo de leitura: 6 minutos

O que você vai ler neste post:

- Origem da raça;

- Temperamento;

- Cuidados essenciais;

- Doenças mais comuns e como prevenir;

- Como os suplementos naturais podem contribuir para a saúde do Pug.

 

O Pug é uma raça de cães pequenos originária da China. Eles são conhecidos por seu focinho achatado, cabeça grande, orelhas caídas e olhos salientes. Além disso, são cachorros de companhia extremamente leais e afetuosos, sendo muito populares para famílias que buscam um cão dócil.

Essa característica tem muito a ver com a sua origem. A raça era uma das favoritas para a companhia de membros da nobreza chinesa durante a Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.). Tempos depois, o Pug se tornou popular na Europa no século XVI, e foi reconhecida pelo Kennel Club inglês em 1883.

Leia a seguir um pequeno guia da raça Pug para conhecer melhor o seu pet.

Raio-x do Pug*

Corpo: uma raça de cão de porte pequeno, com um corpo compacto e musculoso. Eles têm uma cabeça grande e arredondada, com olhos grandes e expressivos. Sua cauda é enrolada sobre as costas.

Pelos: são curtos, macios e brilhantes. Eles são fáceis de cuidar, mas requerem escovação regular para manter a pelagem saudável.

Cores: várias cores, incluindo preto, branco, marrom, prata, fulvo (amarela alaranjada) e abricó. Alguns Pugs também têm uma máscara preta na face.

Porte e peso: é uma raça de porte pequeno, geralmente com uma altura média de 30 centímetros e peso entre 6 e 8 quilos quando adulto.

Altura: A altura média do Pug é de cerca de 30 cm na cernelha.

Expectativa de vida: cerca de 12 a 15 anos, mas isso pode variar dependendo dos cuidados que o cão recebe ao longo da vida, como alimentação adequada, exercícios físicos regulares e cuidados veterinários preventivos.

O Pug é uma raça de cães braquicefálica, o que significa que eles têm um crânio achatado e um focinho curto. Essa anatomia facial, comumente referida como "rosto achatado", pode levar a uma condição conhecida como síndrome braquicefálica.

*As características são apenas uma referência geral, uma vez que cada cão é único.

Temperamento do Pug

Os Pugs são cães de companhia adoráveis, conhecidos por sua personalidade afetuosa. São animais inteligentes, bem-humorados e costumam ser muito leais aos seus donos. Esses cães também são conhecidos por sua adaptabilidade, tornando-os uma ótima escolha para viver em apartamentos ou em ambientes urbanos.

Cuidados com o pet

Em relação aos cuidados com banho, escovação e tosa, a raça não é muito trabalhosa. Eles têm uma pelagem curta e macia que requer escovação para mantê-la saudável e bonita. 

Escovação regular: para remover pêlos mortos e a sujeira. Isso também ajuda a estimular a produção de óleo natural da pelagem, que ajuda na manutenção de pelos brilhantes e saudável.

Banhos: não precisam de banhos frequentes, a menos que tenham se sujado muito ou tenham algum odor forte. A cada 15 dias pode ser o tempo ideal. O excesso de banhos pode ressecar a pele do seu Pug, então é importante escolher um shampoo suave e hidratante para cães.

Higiene das orelhas: por terem as orelhas caídas, os Pugs podem reter umidade e sujeira no local, o que pode levar a infecções de ouvido. Por isso, limpe as orelhas do peludo regularmente, com uma solução de limpeza de ouvidos recomendada pelo seu veterinário.

Corte de unhas: mantenha as unhas aparadas para evitar que elas causem desconforto ao caminhar.

Cuidado com a pele: os Pugs podem ser propensos a problemas de pele, como dermatite atópica, então é importante prestar atenção à saúde da pele do seu cão. Certifique-se de que ele esteja recebendo uma dieta equilibrada e saudável e leve-o ao veterinário se notar algum problema de pele.

Controle de pulgas e carrapatos: mantenha o pet protegido contra pulgas e carrapatos com produtos recomendados pelo seu veterinário.

Alimentação recomendada

A alimentação adequada é um dos aspectos mais importantes para a saúde do seu pet. Aqui estão algumas dicas para cuidar da alimentação do seu cão:

- Escolha um alimento de qualidade;

- Evite alimentar o pet com comida de humanos;

- Monitore o peso;

- Forneça água limpa e fresca;

- Preste atenção a sinais de sensibilidade alimentar:  fique atento para sinais como diarreia, vômito e coceira na pele. Se notar algum deles, consulte o veterinário para mudar a dieta do seu cão.

Atividades físicas são recomendadas para o Pug?

Sim, o Pug precisa de exercícios físicos regulares para manter-se saudável e feliz. Embora eles não sejam tão ativos quanto algumas outras raças, ainda precisam de algum exercício diário para evitar o ganho de peso e manter a saúde cardiovascular.

Caminhada: é uma excelente forma de exercício para o Pug. Comece com caminhadas curtas e gradualmente aumente a distância, sempre observando a respiração do seu cão.

Brincadeiras dentro de casa: jogos interativos dentro de casa são uma ótima forma de exercício, que pode se divertir e gastar energia sem precisar sair de casa. Brincadeiras como buscar objetos, esconde-esconde e jogos de busca podem ser muito divertidos para o seu cão.

É importante notar que os Pugs têm problemas respiratórios devido à sua anatomia, então exercícios físicos muito intensos ou prolongados podem ser prejudiciais para sua saúde. Por isso, é importante adaptar o tipo e a intensidade dos exercícios à condição física do seu cachorro.

Doenças mais comuns da raça

Como todas as raças, os pugs podem ter algumas condições de saúde. É importante monitorar sua alimentação, respiração, visão e saúde geral e levá-los ao veterinário regularmente para exames e check-ups. 

Conheça algumas das doenças mais comuns na raça Pug: 

A síndrome braquicefálica pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo dificuldades respiratórias, intolerância ao exercício, problemas de regulagem da temperatura corporal, problemas dentários e até mesmo transtornos neurológicos. Esses problemas podem ser agravados em ambientes quentes ou úmidos, durante atividades físicas intensas ou quando o cão está obeso.

Para evitar problemas de saúde relacionados à síndrome braquicefálica em Pugs, é importante prestar atenção aos sinais de desconforto respiratório e limitar o exercício físico intenso.

Obesidade: têm uma tendência ao ganho de peso. Por isso, é importante monitorar a quantidade de alimento que eles consomem e garantir que eles recebam exercício adequado.

Dificuldades digestivas (gases): devido à sua anatomia, os Pugs podem ser propensos a terem dificuldades digestivas, como gases. É importante oferecer-lhes uma dieta adequada e não alimentá-los com restos de comida.

Ronqueira: Devido à sua anatomia, podem ser propensos a roncar. Isso geralmente não é um problema de saúde grave, mas pode ser um incômodo para os pais. É importante monitorar a respiração do Pug para garantir que ele não esteja com dificuldade para respirar.

Sensibilidade alimentar: podem desenvolver alergias alimentares. É importante oferecer uma dieta adequada e não alimentá-los com restos de comida ou alimentos processados.

Dermatite atópica: é uma doença inflamatória da pele que pode afetar os Pugs. Ela é causada por uma reação alérgica a certos alimentos, poeira, pólen e outros alérgenos. Os sintomas incluem coceira, vermelhidão e descamação da pele. O tratamento envolve a identificação e a eliminação do alérgeno e o uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Luxação de patela: é uma condição em que a rótula se move para fora do lugar. Isso pode levar a dor, claudicação e dificuldade para caminhar. O tratamento pode incluir fisioterapia e, em casos graves, cirurgia.

Que tal prevenir ou resolver os problemas de pele com a Fórmula Equilíbrio, o sobrepeso com a Fórmula FIT ou auxiliar o tratamento fisioterápico com a Fórmula Vigor, da Botica Pets?

Saiba mais a seguir.

Como os suplementos da Botica Pets podem ajudar o seu Pug?

Na Botica Pets temos fórmulas elaboradas com ingredientes 100% naturais que, combinados entre si, trazem benefícios para a saúde e o bem-estar dos pets. Conheça três suplementos que podem ajudar o PUG:

Fórmula Equilíbrio: efeito detox, melhorando o funcionamento dos órgãos digestivos. Benefícios para a pele e pelagem, reduzindo a queda de pelos e odores desagradáveis, deixando os pelos mais brilhantes e auxiliando na resposta a tratamentos dermatológicos.

Disponível em comprimido, palito e pó. Compre a Fórmula Equilíbrio, aqui

Composição: cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante). 

Fórmula Vigor: indicada principalmente para animais atletas, convalescentes ou em tratamento fisioterápico. Age como um revigorante, aumentando a imunidade, estimulando o apetite e contribuindo para aumento da massa muscular. 

Disponível em comprimido, palito e pó. Compre a Fórmula Vigor, aqui. 

Composição: beterraba (revigorante) + alho (imunoestimulante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) +  levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + chlorella (aumento de massa muscular, ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante). 

Fórmula Fit: auxilia no processo de emagrecimento, pois promove a saciedade, acelera o metabolismo e tem ação termogênica, estimulando a queima calórica.

Disponível em palito e comprimido. Compre a Fórmula FIT, aqui

Composição: guaraná (acelera o metabolismo) + garcínia cambogia (diminui a absorção de gordura e a aumenta a saciedade) + laranja amarga (reduz o apetite e aumenta o gasto calórico diário) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (melhora a digestão). 

Quer saber mais sobre as fórmulas? Converse com a nossa equipe aqui e tire as suás dúvidas!

Leia também: 

Quais as vantagens dos suplementos naturais para cães e gatos

Problemas digestivos em cães: como resolver?

7 curiosidades sobre os suplementos da Botica Pets

 

 

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados