Maltês: um guia sobre a raça

Quando pequenos, parecem umas bolinhas de pelos brancos e fofos. Já na idade adulta, a pelagem branca cresce e se torna lisa e muito elegante. Quem já conviveu com um Maltês sabe que apesar de fofinhos, podem ser cachorros que sofrem com problemas de ansiedade e ausência dos tutores. 


Leia a seguir um pequeno guia da raça Maltês para conhecer melhor o seu pet.

O Maltês é uma raça de cães pequenos, de pelo branco e longo, originários da ilha de Malta. No entanto, há quem defenda que o nome Maltês não significa que ele é originário da ilha de Malta, porque o adjetivo “Maltês” vem da palavra “màlat” que

quer dizer refúgio ou porto. Assim, os ancestrais deste pequeno cão viviam nos portos e cidades marítimas.

A raça foi desenvolvida a partir de cruzamentos entre cães de pequeno porte, como o Spaniel, o Terrier e o Poodle. O Maltês foi criado para ser um cão de companhia, e é conhecido por sua lealdade, afeto e energia. Em sua maioria são sociáveis e se dão bem com outros animais de estimação. 

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), nos últimos 5 anos, foram registrados 2.735 cães da raça Maltês no Brasil. 

Raio- X do Maltês

Corpo: de tamanho pequeno, corpo alongado.

Pelos: coberto por uma pelagem branca muito longa. 

Cores: apenas uma coloração, o branco.

Porte: muito elegante com um distinto e orgulhoso porte de cabeça.  Seu corpo é compacto e musculoso, com pernas curtas e cauda longa. Seu focinho é curto e seus olhos são grandes.

Altura: o macho não ultrapassa a altura de 25 centímetros, enquanto a fêmea pode ter sua altura variando entre 21 e 23 centímetros.

Peso: entre 3 e 4 kg.

Expectativa de vida: a exemplo de outras raças de pequeno porte, o maltês também possui uma expectativa de vida um tanto quanto elevada que varia entre 12 e 15 anos.

 

Temperamento do Maltês

O Maltês é um cão muito dócil, amigável e carinhoso. Costuma ser um cão muito leal e afetuoso com seus donos e gosta de estar perto deles. Por isso, é um ótimo companheiro para famílias.

É muito inteligente, fácil de treinar e gosta de aprender novos truques. Vale a pena investir tempo na educação do filhote. É um cão muito ativo e gosta de brincar com seus donos. Por outro lado, é uma raça que gosta de latir, portanto, não é recomendado para quem precisa passar muitas horas fora de casa.

Cuidados com o pet

O Maltês precisa de cuidados especiais para manter seu pelo brilhante e a saúde em dia. Confira!

Alimentação: os malteses precisam de uma dieta equilibrada para manter sua saúde, assim como outras raças. Para isso, você pode contar com a orientação de um médico veterinário. Dieta natural ou ração, é importante fornecer alimentos de qualidade para garantir que o seu cão receba todos os nutrientes necessários. Além disso, é importante garantir água fresca e limpa diariamente para manter o pet hidratado.

Banho e tosa: são importantes para o bem-estar do seu Maltês. O banho pode ser feito com uma frequência semanal ou quinzenal (a não ser em casos de recomendação veterinária para um intervalo diferente), pois ajuda a manter a pele e o pelo saudáveis. O banho deve ser feito com água morna e um shampoo específico para cães. Após o banho, seque bem o pelo do seu maltês e vá penteando para não embaraçar. É importante escovar o pêlo do maltês diariamente para evitar o acúmulo de sujeira e nós. A tosa também é importante para manter o pelo do seu maltês saudável. O ideal é que a tosa seja feita a cada 3 ou 4 meses, dependendo do tamanho e da quantidade de pelo do seu cão. 

Check-up com veterinário: será avaliado o estado de saúde do pet a fim de descartar possíveis enfermidades que podem não manifestar sintomas muito claros. Isso ajudará a prevenir a transmissão de doenças para outros pets e para a família. O veterinário irá orientar sobre o protocolo de vacinação, de vermifugação e como evitar pulgas e carrapatos.  A castração é outro cuidado muito importante. Além de evitar a chegada de novos filhotes, previne tumores de mama e a infecção uterina nas fêmeas e o tumor de testículo e aumento da próstata nos machos.

Doenças mais comuns no Maltês

Como todos os cães, podem desenvolver algumas doenças. Conheça as mais que são diagnosticadas nesta raça com maior frequência. 

Luxação de patela: é uma condição comum que ocorre quando a patela se desloca para fora da sua posição normal. Esta condição pode ser causada por uma lesão ou por uma doença congênita. Os sintomas mais comuns incluem dor, inchaço e dificuldade em andar. O tratamento depende da gravidade da luxação e pode incluir cirurgia, medicamentos, fisioterapia e exercícios. É importante que o seu cão seja examinado por um veterinário para determinar o melhor tratamento para a luxação de patela.

Endocardiose: é uma doença cardíaca hereditária caracterizada por uma degeneração da parede do coração, o que leva ao aumento da pressão arterial e ao acúmulo de líquido nos tecidos. Os sintomas mais comuns incluem falta de ar, tosse, cansaço e perda de peso. 

Problemas oculares: como cataratas, glaucoma, distrofia corneana, ceratoconjuntivite seca, úlceras de córnea, infecções oculares. É importante obsevar sinais para relatar ao veterinário:lacrimejamento excessivo, olhos vermelhos, inchaço, secreção ocular, dificuldade em abrir os olhos. O tratamento depende da causa e poderá incluir medicamentos e cirurgia.

Problemas de pele:  alergias, infecções fúngicas, dermatite atópica, dermatite seborréica, alopecia, caspa, queda de pelo, vermelhidão, coceira, descamação, bolhas, manchas, feridas, infecções e outros problemas de pele.

Alergias: alimentares (carne de porco, frango, peixe, trigo, soja, leite e ovos),  alergias a produtos químicos (detergentes, desinfetantes, produtos de limpeza em geral), alergias a parasitas (pulgas, carrapatos e ácaros).

Problemas de ouvido: otite causada por infecções bacterianas ou fúngicas.

Ansiedade no Maltês

O Maltês é uma raça de cães conhecida por ser muito amigável e carinhosa. No entanto, eles também podem ser propensos a ansiedade. A ansiedade pode ser causada por vários fatores, incluindo mudanças na rotina, estresse, medo de estranhos ou outros animais, ou mesmo por ficar sozinho por longos períodos de tempo. 

Alguns sinais de ansiedade no Maltês incluem latidos excessivos, destruição de objetos, arranhões, mordidas, urinar ou defecar em locais inadequados, e comportamento agressivo. Para ajudar a reduzir a ansiedade do seu Maltês, é importante fornecer-lhe um ambiente estável e seguro, além de muito amor e carinho. É também importante que você forneça ao seu cão exercícios regulares e estimulação mental para mantê-lo ocupado e feliz. Se o comportamento do seu Maltês estiver fora do normal, é importante consultar um veterinário para descartar qualquer problema de saúde subjacente.

A lambedura psicogênica é um transtorno de comportamento caracterizado por lambeduras excessivas, principalmente na região da cauda e patas, que podem levar à perda de pelos e à formação de feridas. Esta condição é geralmente causada por estresse ou ansiedade, e pode ser tratada com medicamentos, terapia comportamental e mudanças no ambiente do animal.

Que tal prevenir ou resolver os problemas de pele com a Fórmula Equilíbrio e ansiedade do Maltês com a Fórmula Maracujá, da Botica Pets? 

Saiba mais a seguir.

Como os suplementos da Botica Pets podem ajudar o seu Maltês?

Na Botica Pets temos fórmulas elaboradas com ingredientes 100% naturais que, combinados entre si, trazem benefícios para a saúde e o bem-estar dos pets.

Fórmula Maracujá: age como um calmante natural, indicado para animais muito agitados, ansiosos e medrosos pois atua no Sistema Nervoso Central. Por ajudar os pets a ficarem menos tensos, favorece tratamentos como fisioterapia, acupuntura e até sessões de adestramento.

Disponível em comprimido, palito e pó. Saiba mais, aqui.

Composição: passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B).

Fórmula Equilíbrio: efeito detox, melhorando o funcionamento dos órgãos digestivos. Benefícios para a pele e pelagem, reduzindo a queda de pelos e odores desagradáveis, deixando os pelos mais brilhantes e auxiliando na resposta a tratamentos dermatológicos.

Disponível em comprimido, palito e pó. Saiba mais, aqui.

Composição: cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante). 

Quer saber sobre outras raças? Então não deixe de ler: 15 raças de cachorros e os motivos que vão ao veterinário.

 

 

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados