Medicina integrativa e os cuidados preventivos com a saúde do pet

Uma boa alimentação, cuidados médicos e uma rotina de exercícios, passeios e brincadeiras podem ajudar e muito na saúde do pet. É muito importante evitar que os pets fiquem doentes e, cada vez mais, tutores buscam oferecer cuidados preventivos para manter a saúde dos seus peludos em dia. Ao mesmo tempo, veterinários estão se especializando em terapias naturais que podem trazer benefícios para os cães e gatos, sem agredir o seu organismo.

A Medicina Veterinária Integrativa cria novas possibilidades de prevenção de doenças, além da individualização e humanização nos tratamentos, proporcionando melhoria na condição e qualidade de vida, respeitando a individualidade de cada pet. A abordagem da medicina integrativa visa combinar o melhor de técnicas naturais para proporcionar qualidade de vida aos peludos, prevenindo futuras doenças.

Trata-se da combinação de tratamentos convencionais com terapias e técnicas complementares. O potencial de sucesso da medicina integrativa é bem grande e inovador, pois seu objetivo é avaliar e tratar o paciente como um todo, ou seja, por completo, e não apenas a doença. A abrangência da medicina integrativa inclui técnicas alternativas ao tratamento alopata entre as quais estão: Acupuntura, Homeopatia, Terapia de Florais, Terapias Holísticas, etc.

Terapias naturais disponíveis para cães e gatos

Abaixo listamos algumas dessas terapias naturais e os seus benefícios:

Suplementos naturais

Existem diversos ingredientes naturais que podem trazer benefícios para a saúde dos pets como a alcachofra, a laranja amarga, a acerola, o maracujá, a cenoura, a clorela, entre outros. Os bioativos dos alimentos têm o poder de turbinar a imunidade dos animais e ajudar a reduzir os riscos de várias doenças (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas de pelo e pelagem, ansiedade de separação, etc.).

A qualidade terapêutica do alimento funcional é potencializada quando concentrada em suplementos, pois as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento. Em cada fórmula, são associados diversos ingredientes para que um ajude e complemente os benefícios do outro.

Cinesioterapia

É a terapia pelo movimento, estudada através da cinesiologia (estudo do movimento). Com isso, é necessário entender o funcionamento dos músculos e articulações dos animais. A cinesioterapia tem como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função.

Cromoterapia

É conhecida desde a antiguidade e pode mudar estados emocionais, produzir harmonia e saúde para os seres vivos. A cromoterapia trabalha o nível físico e os níveis mais sutis. É uma técnica muito suave, mas intensa, que reequilibra a dinâmica natural da energia do organismo.

Ozonioterapia

Na área medicinal, o ozônio age como um antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, modula o estresse oxidativo, melhora a circulação periférica, modula o sistema imunológico, a oxigenação, estimula a cicatrização e a epitelização. Ele possui propriedades bactericidas, fungicidas e contra vírus, por isso é muito utilizado no tratamento de feridas infectadas.

Reiki

É uma técnica de imposição de mãos com intenção de cura. A energia Reiki é definida como a energia cósmica que está dentro e fora de todos nós. O terapeuta reikiano nada mais é do que um canal por onde essa energia cósmica passa para chegar ao indivíduo que está recebendo o tratamento, seja ele uma pessoa, um animal ou um vegetal.

 Acupuntura

O principal objetivo é trazer qualidade de vida para os animais e cura de diversas doenças. Muitas enfermidades são encaminhadas para a Acupuntura porque não possuem tratamento na medicina convencional. Alguns pacientes são encaminhados para o tratamento de alívio da dor – sejam eles pacientes jovens ou idosos.

Em muitos casos, precisariam utilizar medicamentos por longos períodos, trazendo malefícios para o órgão como o fígado e os rins. Com a acupuntura pode-se alcançar um efeito analgésico muitas vezes melhor, mais intenso, muito mais duradouro e sem nenhum efeito colateral.

Fitoterapia

Na medicina veterinária, os fitoterápicos são utilizados para tratar inúmeras patologias de forma mais saudável e sem agredir o organismo, além de aumentar a qualidade de vida dos animais. As vantagens conseguidas no tratamento com plantas medicinais são inegáveis: a ação biológica das plantas medicinais é eficaz, com baixa toxicidade e efeitos colaterais e deve ser aproveitada, uma vez que a natureza oferece gratuitamente a cura para as doenças.

 Floral

Os medicamentos florais são capazes de tratar além do físico, considerando o ambiente, a mente, o comportamento e a espiritualidade como promotores de saúde e bem-estar. As principais formas de administração utilizadas para animais são oral (no alimento, na água ou direto na boca) ou tópica (borrifando no corpo).

Microfisioterapia

É uma técnica de terapia manual desenvolvida na França na década de 80, baseada na embriologia, na filogênese e na ontogênese. Parte do princípio de que todas as células do nosso corpo são capazes de armazenar memórias em todos os períodos da vida, até mesmo informações ancestrais. E que todo ser vivo possui uma capacidade de se adaptar, se defender e autocurar buscando um equilíbrio para se proteger dos malefícios do meio exterior.

Homeopatia

Reconhecida como especialidade médica há décadas, a homeopatia busca diagnosticar as diversas suscetibilidades do paciente com o objetivo principal de evidenciar sintomas característicos que contribuam com a seleção do medicamento homeopático individualizado mais semelhante a este.

Após processo de ultradiluição seriada e dinamização de quantidades imponderáveis de substâncias oriundas dos reinos animal, vegetal ou mineral, os medicamentos homeopáticos podem agir equilibrando a força vital do indivíduo.

 

Acesse nosso blog e fique de olho em conteúdos sobre o mundo pet!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados