Medicina integrativa e 7 terapias naturais que você pode oferecer ao pet

Medicina integrativa e 7 terapias naturais que você pode oferecer ao pet

Hoje falaremos sobre medicina integrativa e terapias naturais que você pode oferecer ao pet. Você já deve ter ouvido falar! Mas por que os veterinários de todo o mundo estão cada vez mais adotando essa filosofia para o tratamento de doenças? É uma tendência em todo o mundo que busca identificar e combater as causas profundas das doenças, cuidando do corpo como um sistema integrado e não somente como uma união de órgãos independentes dividida por especialidades médicas. O foco na medicina integrativa passa a ser não somente corrigir os sintomas, mas entender o que está acontecendo com todo o corpo para tratá-lo da melhor forma. Para isso, cada vez mais, os profissionais estão preocupados com as interações entre genética, fatores ambientais e de estilo de vida que podem influenciar a saúde de cães e gatos a longo prazo. Trata-se de uma abordagem holística, por meio das terapias naturais, que melhoram a saúde do animal, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida, nos planos físico, mental e emocional.

Conheça mais sobre as terapias naturais que você pode oferecer ao seu cão ou gato!

# 1 - Ozonioterapia

Utiliza a aplicação da mistura de gases como o oxigênio e o ozônio que, em baixas concentrações, induz a produção de substâncias antioxidantes pelo próprio organismo, ou seja, estimula a produção de uma resposta de proteção do organismo. O gás pode ser aplicado por diversas vias (retal, endovenosa, intramuscular, intra-articular e subcutânea). Não há dor e uma sessão dura, em média, 30 minutos. Benefícios: tratamento de feridas de pele, doenças infecciosas, ortopédicas, neurológicas, imunológicas, além de servir como tratamento complementar para doença renal e câncer.

# 2 - Acupuntura

É a parte da Medicina Tradicional Chinesa e tem mais de 3 mil anos de existência. Para pets tem sido usada cada vez mais para problemas ortopédicos e demais doenças de causas inflamatórias e que causam dores crônicas. Por meio da agulha em um ponto do corpo, ocorrem estímulos que oferecem analgesia e efeitos contra a inflamação. acupuntura cachorro A acupuntura é uma técnica que traz muitos benefícios para o cão Benefícios: melhora e cura de problemas neurológicos, ortopédicos, musculares e complementar para outras doenças, trazendo equilíbrio para o animal.

# 3 - Fitoterapia

É uma palavra derivada do grego "Phytos therapeia" e significa “a cura pelas plantas”, ou seja, é a ciência que utiliza as plantas medicinais para o tratamento e prevenção de várias doenças. É indicada sob formas de chás, óleos, cremes, compressas, extratos e outros. Benefícios: problemas digestivos, de pele, comportamentais, e complementar para doenças crônicas, como o câncer.

# 4 - Alimentação natural

É uma dieta caseira balanceada que, se elaborada corretamente, atende aos requerimentos nutricionais de cães e gatos. Segundo o site Cachorro Verde, trata-se de uma dieta com ótimos níveis de proteína animal de excelente qualidade, gorduras saudáveis, carboidratos de baixo a moderado índice glicêmico. Além disso é enriquecida com legumes, verduras e hortaliças. AN cozida é uma dieta balanceada e completa, indicada, portanto, para animais de qualquer idade (desde que já tenham sido desmamados) e qualquer raça. Já os pets portadores de quadros crônicos requererem dietas especiais, com restrições e adições que auxiliam no controle da doença. alimentação natural para pets está entre as terapias naturais A alimentação natural pode fazer muito bem ao pet, quando formulada por veterinários Benefícios: tratamento adjuvante para diversas doenças crônicas como problemas de pele, renais, cardíacos, obesidade, diabetes e muito bem-estar para pets saudáveis.

# 5 - Nutracêuticos

Possuem, de forma concentrada, compostos bioativos de alimentos comuns no nosso dia a dia. A qualidade terapêutica do alimento funcional é potencializada quando concentrada em suplementos, pois as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento. Em cada suplemento, são associados diversos ingredientes para que um ajude e complemente os benefícios do outro. Estes produtos são formulados por veterinários, seguros para os pets e totalmente naturais!

Conheça os benefícios dos suplementos da Botica Pets, aqui.

terapias com suplementos para cachorros Botica pets Os suplementos da Botica Pets oferecem ao seu pet o que tem de melhor na natureza Benefícios: melhora do trato digestivo, da pele e pelagem, aumento da imunidade, da força e do vigor. Também ajuda no equilíbrio do organismo como um todo, trazendo saúde e bem-estar para cães e gatos. É essencial para o tratamento de doenças crônicas como câncer, doença renal, obesidade, diabetes, disfunção cognitiva e até problemas comportamentais como ansiedade de separação e fobia a barulhos.

# 6 - Hidroterapia

A terapia pela água é usada cada vez mais na reabilitação de animais. É uma parte da fisioterapia. Com o desenvolvimento de exercícios na água, de acordo com a idade e condição física do pet. Assim, pode incluir natação e esteira aquática. Benefícios: tratamento de pets obesos, com problemas ortopédicos ou neurológicos.

# 7 - Terapias com células-tronco

É baseada na capacidade de multiplicação das células-tronco, que podem ser obtidas em diversos tipos de tecidos: como gordura, medula óssea, polpa dentária, cordão umbilical. Benefícios: ação reparadora, moduladora do sistema imune, com efeito anti-inflamatório para tratamento de doenças crônicas (renal e hepática). Também serve para a reparação dos tecidos, lesões do sistema osteoarticular e nervoso (sequelas da cinomose, por exemplo). Gostou das dicas? Então, não deixe de ler o nosso post sobre 6 coisas que você precisa saber os suplementos da Botica Pets.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados