6 cuidados com a mamãe pet antes e após a gestação

6 cuidados com a mamãe pet antes e após a gestação

Acabou de confirmar a gestação da sua cachorra? Então saiba que os cuidados com a mamãe pet são muito importantes para garantir a saúde da gestante e da futura ninhada. Este momento na vida das fêmeas é muito delicado, pois elas precisarão de energia extra para garantir a sua saúde e dos bebês. Por isso, além de zelar pelo bem-estar das mamães, os tutores precisam cuidar de toda a cria que deve chegar em breve. Com tantas modificações hormonais e físicas, as cadelas vão precisar de uma mudança de rotina durante alguns meses. Mas o que você pode fazer para ajudá-la? Confira 6 dicas importantes para manter a mamãe saudável antes e após o nascimento dos filhotes!

Alimentação da mamãe

A cadela prenhe (este é o termo usado para se referir a cadela grávida) precisa de cuidados especiais. A gestação canina dura em torno de 59 e 64 dias – cerca de mais ou menos dois meses. Logo no primeiro mês, após confirmação da gestação, você precisará contar com o auxílio de um médico veterinário para aumentar a quantidade de ração que a mamãe irá ingerir. Isso porque os bebês estão em fase de formação e precisarão de nutrientes para poder crescer com muita saúde. cuidados com a mamãe Mamãe e filhotes Todo a atenção deve ser voltada para saber se a cadela está no peso ideal – o ganho de peso será importante para a saúde da mamãe. Somente o veterinário poderá acompanhar o peso dela e indicar o quanto deve ser o consumo diário de alimentos. No entanto, o excesso de alimentos também pode ser prejudicial por causar dificuldades respiratórias para a cadela. Por isso, não tente fazer isso por conta própria. Muitos veterinários recomendam uma maior ingestão de calorias (20% a 30% a mais do que o de costume) e a mudança da ração para a de filhotes (que contém maiores níveis de vitaminas, cálcio e proteínas) na penúltima semana de gestação. A alimentação com ração para filhotes pode ser feita até a fase de lactação para que a cadela produza um leite de maior qualidade para seus filhotes.

Petiscos naturais

Alimentos naturais como ovo cozido, banana e iogurte natural podem ser dados como um agrado a mais, mas sem exagerar. Na gestação evite dar alimentos de difícil digestão, pois os órgãos da mamãe estão comprimidos para dar espaço para os filhotes. Assim, alimentos como grãos, podem levar mais tempo para ir do estômago ao intestino, causando desconforto abdominal. cuidados com a mamãe A cenoura é um componente importante para o equilíbrio da saúde do pet.

Acompanhamento veterinário da cadela prenhe

Será muito importante o acompanhamento do médico veterinário – durante a gestação e o período de amamentação – para avaliar o estado de saúde da mamãe. Isso inclui a realização de exames físicos e do ultrassom para verificar a saúde dos filhotes. Assim, não deixe de contar com um veterinário da sua confiança!

Preparação para o parto

A partir do 59º dia de gestação poderá ocorrer o parto. Lembre-se de acompanhar o calendário para saber quando o momento está se aproximando. Prepare um local especial para o parto, garantindo um ambiente protegido do frio e de ventos, limpo e muito tranquilo. Você pode colocar a caminha ou a caixinha dela com cobertores. A fêmea irá procurar um local bem acolhedor quando chegar a hora do parto.

Atividades físicas e brincadeiras

Os exercícios e passeios podem ser realizados, mas é sempre bom pedir orientação ao veterinário. Com certeza, os passeios devem ser mais leves e curtos e durante os períodos mais frescos do dia. Também é importante evitar perturbar a peluda. Brincadeiras mais agitadas podem não ser as mais indicadas nesta fase, pois elas podem ficar mais sensíveis, ansiosas e até nervosas. cuidados com a mamãe Filhotes de Golden Retriever acompanhando a mãe.

Suplemento natural para gestante

Em um momento tão importante como a gestação, as cadelas precisam de um cuidado especial. Para garantir uma prenhez saudável é fundamental que a fêmea esteja em bom estado nutricional. Só assim ela poderá gerar filhotes que tenham um crescimento adequado. Além disso, ela precisa estar preparada para amamentar os filhotinhos após o parto. O suplemento Gestante & Filhote, da Botica Pets, é indicado para ser oferecido desde a primeira metade da gestação até o período de lactação das mamães e, também, durante a infância até idade adulta dos filhotes. Trata-se de um produto com valor terapêutico, além de suas qualidades nutricionais, produzido a partir de ingredientes naturais como a cenoura, a levedura de cerveja, e a cartilagem. As substâncias químicas encontradas nestes ingredientes naturais são capazes promover benefícios à saúde da gestante e dos filhotes, garantindo um aporte adequado de nutrientes.

Entre os benefícios do produto estão:

- Auxílio na formação do sistema osteoarticular; - Melhora a resposta orgânica frente a doenças infecciosas; - Ação de antioxidante natural; - Estimulante para que a gestante / lactante a ofereça os nutrientes essenciais para uma boa formação óssea e de tecidos cartilaginosos dos filhotes, sem a exaustão do organismo materno. Se quiser saber mais, acesse o nosso site. E o mais importante de tudo: dê muito carinho para a sua peluda! Leia também -> Os benefícios das frutas cítricas para os pets

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados