Como os pets podem ajudar no desenvolvimento dos bebês?

Para muitos pais é um sonho ver os filhos crescerem ao lado de um pet que eles possam amar e tomar conta. Se você acha que está na hora de incluir um peludo na vida da sua família, saiba que terá muitos ganhos para o amadurecimento e o desenvolvimento dos bebês e crianças.

Saiba como!

Desenvolvimento cerebral

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), até os dois anos de idade os estímulos externos são essenciais para o desenvolvimento cerebral. Assim, quanto maior forem eles, mais conexões neuronais serão formadas. Os animais, nesse sentido, ao incentivarem que bebês e crianças realizem a mesma atividade várias vezes seguidas, contribuem para o desenvolvimento das habilidades.

Apoio emocional

A socialização, o autocontrole e o vínculo afetivo são habilidades bastante estimuladas pelos pets. Isso porque os cães e gatos ensinam bebês e crianças a interpretar os seus sentimentos e necessidades, desfocando um pouco de si mesmo, o que também ajuda a trabalhar empatia. Dessa forma, os pequenos que convivem com animais, geralmente, expressam melhor sua afetividade, respeito e cuidado com o próximo.

Os bebês e crianças também podem ser afetados pelo estresse e os pets ajudam a relaxar e acalmar. Em contato com um cão ou gato, o corpo libera hormônios como a ocitocina, ligada ao estabelecimento de vínculos e a uma melhor resposta psicológica e fisiológica ao estresse.

Valores importantes

O relacionamento de um bebê ou criança com um animal é uma das melhores maneiras para se aprender importantes valores para a vida. Isso porque os pequenos vivem, na prática, situações comuns como nascimento, reprodução, acidentes e até o luto pela morte do animalzinho. Além disso, os animais requerem cuidados diários que podem ser oferecidos pela criança (de acordo com a sua idade, é claro), como alimentação, passeio e a higiene do animal.

Fortalecimento imunológico

O convívio entre pets e bebês pode ajudar muito a protegê-los de infecções. Existem estudos que demonstram que os peludos podem ajudar a diminuir o risco de  asma e dermatite atópica na infância. Os pets funcionam como uma espécie de "treino" para o sistema imune da criança, para que as defesas aprendam a lidar com agentes externos.

Os pets dão trabalho e exigem cuidados

Ter um cão em casa não é moleza. Eles precisam de todos estes cuidados básicos: alimentação, vacinas, vermifugação, brinquedos, passeios, carinho, adestramento, atenção e muito mais. Listamos algumas dicas para que isso dê certo:

Escolha um pet que tenha o perfil da família

Pesquise muito antes de escolher o pet ideal. Se ficarem pouco tempo em casa, talvez seja melhor adotar ou adquirir um gato, que é mais independente emocionalmente do que um cachorro. Se optar pelos cães, não deixe de conhecer todas as possibilidades, além das raças, existem os SRDs de todos as idades e portes que, certamente, serão muito agradecidos pela sua escolha.

Divida as tarefas e os cuidados

As crianças, na medida do possível, devem sim ajudar na rotina do pet. Levar para passear, dar comida, recolher as necessidades podem ser tarefas interessantes para que os pequenos aprendam a lidar com a responsabilidade e o compromisso.

Eduque para uma relação saudável

Para uma boa convivência, os pets e as crianças precisam conhecer os limites um do outro. No caso dos cães, eles precisam ser treinados e socializados para manter um bom relacionamento com os pequenos. Isso porque um filhote não nasce sabendo de que forma deve agir com as crianças e podem se acostumar a morder e pular. Estes comportamentos não devem ser incentivados, a fim de evitar problemas futuros. Por isso, o adestramento e a socialização desde cedo são fundamentais. Para as crianças, é importante ensinar que algumas atitudes não são legais como puxar o cão pelo rabo ou pelo, dar cutucões, mexer no cachorro quando ele estiver comendo, e etc.

Promova atividades em família

Durante a socialização do cão, todos devem participar. Atribua tarefas (brincadeiras, treinamentos de comandos e passeios) a cada membro a fim de garantir que todos curtam a alegria de ter um pet. Leve todos juntos ao parque, na pracinha e até quando for buscar as crianças na escola!

Em pouco tempo, este laço se tornará mais forte para todos. As vantagens de ter um cachorro que brinca com o seu filho, passeia e viaja com a família são inúmeras. A alegria de ter um pet em casa mais do que recompensa o trabalho de criar e educar o peludo.

Gostou? Compartilhe nosso conteúdo com mamães e papais que precisam saber disso! Aproveite e veja outros conteúdos em nosso blog!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados