O que dar para emagrecer o gato?

Apesar da percepção de alguns tutores de que gatos gordinhos são sinônimos de fofura e boa saúde, os especialistas dizem o contrário: um gato obeso é um pet doente ou em risco de desenvolver uma série de enfermidades. 

A obesidade é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é resultado do balanço energético positivo, ou seja, quando o consumo de calorias por meio dos alimentos é maior que o gasto. 

O problema do excesso de peso impacta o organismo animal, mas também causa alterações inflamatórias, metabólicas e endócrinas importantes, que estão associadas à diabetes mellitus e esteatose hepática, doenças do trato urinário, dermatoses, problemas locomotores e neoplasias.

Quando o gato está obeso?

Um gato é considerado com sobrepeso quando está 15% acima do seu peso ideal. É possível perceber os sinais ao palpar o animal, ou quando nota-se a perda da "cinturinha", dificuldade de sentir as costelas, por exemplo.

O excesso de gordura no corpo afeta o tecido adiposo, que também é considerado um órgão endócrino, causando mudanças hormonais importantes que predispõem a diversas doenças. Isso porque as células de gordura secretam substâncias que causam inflamação no corpo, o que acaba prejudicando diversos outros órgãos e funções do organismo.

Aqui no blog já escrevemos sobre a obesidade felina. Você pode encontrar mais informações sobre como identificar e tratar um gato acima do peso, nesse post.

Como ajudar o gato a emagrecer?

É importante saber que cada gato deve ser tratado individualmente e, para isso, a orientação do médico veterinário é fundamental. Isso porque não há somente um protocolo para tratar a obesidade em gatos. No entanto, a parte mais importante no tratamento será a adesão do tutor e de toda a família para que dê certo.

Entenda o tratamento: você precisa compreender e seguir tudo o que foi proposto pelo veterinário como parte do programa de perda de peso do gato.

O primeiro passo será  seguir o plano alimentar indicado pelo veterinário. A quantidade de calorias deve ser calculada pelo especialista em alimentação animal. A dieta deve ser adaptada para uma opção de baixa caloria, como rações ou alimentos com baixos índices de gordura, carboidratos e alto teor de fibras e proteínas magras. 

O felino é muito sedentário, apresentando período de sono aproximado entre 16 e 18 horas por dia, fato que o torna mais predisposto à obesidade caso ele não gaste sua energia acumulada. É recomendado estimular sua atividade com brinquedos, objetos, plataformas e barreiras dentro de casa.

Suplemento FIT: como pode ajudar na perda de peso do gato

Quem busca um cuidado natural para o pet, que o ajude a ter um peso saudável e um equilíbrio digestivo, precisa conhecer a fórmula FIT, da Botica Pets, que associa uma série de ingredientes naturais que visam facilitar o processo de emagrecimento. 

Ao equilibrar o sistema digestivo do animal, o suplemento promove a saciedade e acelera o metabolismo. Livre de conservantes, FIT é uma fórmula pronta  e 100% natural. 

O suplemento FIT contém os seguintes ingredientes naturais:  

Guaraná

Reduz o apetite, pois mantém os níveis de glicose do sangue estáveis, além de atuar como um “energético”, aumentando a resistência nos esforços musculares e diminuindo a fadiga motora. É estimulante e funciona como energético: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica. 

Garcínia Cambogia

Ajuda a diminuir a absorção de gorduras através da inibição da enzima citrato-liase, que reduz os níveis de colesterol (LDL) e triglicérides. Também aumenta a serotonina, proporcionando uma maior saciedade. Um dos maiores benefícios da garcínia é ajudar no controle do apetite e, assim, funciona como um facilitador no combate à obesidade e em tratamentos para redução de peso. Para este fim, os resultados podem ser vistos em poucas semanas de uso contínuo. Além de diminuir a absorção de gorduras, a garcínia cambogia auxilia no aumento dos níveis de serotonina, hormônio que regula o apetite, a saciedade e o bem-estar.  

Extrato de frutas cítricas (laranja amarga)

Dificulta a absorção de gorduras, carboidratos e colesterol (LDL), pois atua como uma “esponja” no sistema digestivo. Além disso, possui a substância sinefrina, que auxilia na queima de calorias devido a sua propriedade de aceleração do metabolismo. Ação na redução de peso e inibição de apetite por meio da pectina e de uma substância chamada sinefrina, que tem efeito no metabolismo (queima de gordura) e influencia a saciedade. 

Extrato de alcachofra

Facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino. 

Levedura de cerveja

É considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas. 

Para gatos, a apresentação disponível é comprimidos mastigáveis, que podem ser macerados e colocados na comida.

Quer saber mais sobre o FIT? Converse agora com a nossa equipe de veterinárias.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados