Tosse dos canis: quais são as causas?

A chegada do inverno e das baixas temperaturas traz consigo uma maior predisposição para a gripe. Para os cachorros, uma das doenças que ocorrem mais comumente nessa época do ano é a tosse dos canis – enfermidade altamente contagiosa e que se “espalha” facilmente em ambientes com muitos cães, como os canis. Também é conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou gripe canina.

A doença é causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica, o vírus da Parainfluenza Canina e adenovírus tipo 2, porém, pode ter sinais agravados por infecção por outros agentes que também acometem o aparelho respiratório dos animais. O vírus é transmitido pelo contato direto pelas secreções nasais de cães infectados ou contato indireto, por meio do ar, secreções respiratórias, aerossóis e objetos contaminados, como potinhos, camas, casinhas, brinquedos, etc.

Sintomas da Tosse dos Canis

A tosse, com secreção ou não, é o sinal mais comum. Os cães parecem que estão engasgados com algum objeto e isso chama a atenção dos tutores. Geralmente, aparece entre cinco e sete dias após o contato com outro cão. Outros sintomas são a secreção nasal, a produção de espuma branca que pode dar a  impressão de vômitos, febre, apatia, desânimo e falta de apetite.

No entanto, existem cães assintomáticos, ou seja, que não apresentam nenhum sintoma, mas que são portadores (do vírus ou bactéria) podem passar para outro cão, sem contrair a doença.

Se não for tratada, a gripe pode agravar para pneumonia, por isso, leve sempre ao médico veterinário.

Tratamento

Jamais medique o animal por conta própria, pois eles podem ser intoxicados com facilidade. Medicamentos humanos como aspirina e paracetamol podem ser fatais para eles. Sempre leve ao médico veterinário pois só ele saberá qual o tratamento específico para seu animal.

O tratamento da Tosse dos Canis pode incluir antitussígenos e broncodilatadores para diminuir os desconfortos dos sintomas. Em casos mais graves, poderá ser indicado o uso de antibióticos. O veterinário também poderá solicitar a cultura das secreções para identificação do agente infeccioso principal ou secundário, para a recomendação de medicamentos mais específicos.

Cuidados importantes com o pet no inverno

Alguns cuidados são importantes nas épocas mais frias do ano para evitar a Tosse dos Canis. Mantenha o animal hidratado, com alimentação mais reforçada, isolado de outros cães, quando possível.

A vacinação minimiza os sinais respiratórios e diminui a transmissão para outros cães. A vacina pode ser aplicada por via intranasal ou injetável via subcutânea, sendo necessário duas doses e reforço anual.

Os cães ficam predispostos a contrair a gripe quando o tempo fica mais frio e seco e a dispersão das partículas transmissoras da doença é facilitada. Além disso, há a queda da resistência imunológica dos cães, que tendem a ficar com as vias aéreas mais ressecadas e, portanto, desprotegidas. Por isso, oferecer suplementos que ajudam a aumentar a imunidade é muito importante.

A baixa imunidade é quando o sistema de defesa do organismo não está conseguindo proteger o corpo da forma como deveria contra as agressões externas e acaba não combatendo infecções adequadamente. Por isso é fundamental cuidar bem da saúde para manter a “imunidade alta”. Assim como para nós, alguns nutrientes ajudam a aumentar a imunidade do pet e agem para reduzir o risco de desenvolvimento de diversas doenças!

Dicas de como aumentar a imunidade dos pets

Uma boa dieta é responsável por deixar o pet mais forte. No caso de animais que já sofrem de doenças crônicas, ajuda a minimizar os sintomas e aumentar a resposta ao tratamento medicamentoso. Sim, isto tudo, por meio de alimentos!

Isso porque alguns nutrientes atuam como imunomoduladores, ou seja, são responsáveis por aumentar as defesas do organismo. Pensando nisso, a Botica Pets desenvolveu uma linha de suplementos naturais para ajudar a melhorar a imunidade dos pets.

Se quiser saber mais e comprar, clique aqui!

Veja alguns dos ingredientes presentes nas fórmulas

Levedura de cerveja – auxilia na manutenção da microbiota intestinal, pois é fonte de vitaminas do Complexo B. Para usufruir do benefício do ingrediente, recomenda-se o uso do suplemento, pois ele utiliza apenas o seu bioativo. Dessa forma, proporciona maior benefício ao pet.

Alho – tem ação bacteriana, antifúngica e antiviral. No entanto, se ingerido em quantidade inadequada pelo pet, pode levar a intoxicações. Por isso, opte por suplementos que utilizem apenas o bioativo deste ingrediente, de forma segura para o pet.

Cenoura – fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).

Alcachofra – o lupeol, presente na alcachofra, apresenta ação tóxica contra células tumorais e tem atividade antioxidante. Além de promover a liberação de resposta imunológica e aumentar a produção e secreção da bile. Facilitando a digestão e a eliminação de toxinas.

Você pode optar pela Fórmula Vigor ou Equilíbrio para ajudar o seu pet.

Fórmula Equilíbrio: indicada principalmente para pele e pelagem, além de aumentar a imunidade e auxiliar no metabolismo do fígado. Compre aqui!

Fórmula Vigor: indicada principalmente para animais idosos e convalescentes, age como um revigorante, aumentando a imunidade, estimulando o apetite e contribuindo para a massa muscular. Compre aqui!

Todos os nossos suplementos são 100% naturais, sem conservantes, e os ingredientes, quando combinados, se potencializam e se complementam, promovendo um efeito sinérgico que proporciona saúde e longevidade aos pets. Os suplementos são palatáveis e fáceis de oferecer ao pet. Além disso, são aprovados por veterinários e registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Se você tem dúvidas sobre os nossos suplementos, entre em contato: WhatsApp (11) 9 9730-7158.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados