Quais são as doenças mais comuns em pets idosos?

Cães idosos requerem maiores cuidados para uma ter uma vida de qualidade quando chega a idade madura. Os sinais do envelhecimento canino podem incluir andar mais devagar, se cansar mais durante os passeios, subir com maior dificuldade no sofá ou cama, perda de parte da visão ou audição, além de passar mais horas dormindo de dia ou noite.

Nesta etapa da vida do pet é muito importante contar com o acompanhamento do veterinário para evitar ou tratar precocemente as doenças mais comuns nos pets idosos. Também é importante que você saiba que as consequências do envelhecimento podem ser retardadas com o cuidado ideal para o seu cachorro.

Leia a seguir para saber mais!

Sinais de alerta

Alguns sinais podem ser importantes para identificar uma enfermidade no pet. Por isso, conte com a orientação do médico veterinário se notar que o seu cachorro apresenta:

Falta de apetite;

Excesso de urina ou se ele passa muito tempo sem urinar;

Excesso de ingestão hídrica;

Falta de vontade de beber água;

Cansaço fácil;

Dor ao ser tocado;

Diarreia ou ausência de produção de fezes;

Sangue nas fezes ou na urina;

Vômitos;

Intolerância ao exercício, como resistir a ir passear, entre outros.

Problemas ortopédicos

Notou que o peludo tem dificuldade para subir escadas ou descer do sofá? Ele escorrega em pisos lisos? Caso isso ocorra, leve o cão para uma consulta com o veterinário a fim de descartar possíveis alterações ósseas ou neurológicas.

Em alguns casos, estes problemas fazem parte do processo normal de envelhecimento. Com a orientação de um profissional, você poderá oferecer mais qualidade de vida ao pet ao entender quais são as atividades que ele está apto a fazer sem prejudicar sua saúde ou bem-estar.

As atividades físicas moderadas são recomendadas ao cão idoso que não apresenta dificuldade para se locomover. No entanto, é sempre bom ter cautela durante os passeios, que devem ser mais curtos.

Alterações cardíacas

Tosse e respiração ofegante são sinais que podem ser associados a doenças do coração. Mesmo com uma vida ativa e rotina saudável, com a idade não custa prestar atenção nos sinais e realizar check-ups preventivos.

Disfunção cognitiva

A Síndrome da Disfunção Cognitiva (SDC) é uma desordem neurodegenerativa progressiva em cães idosos, caracterizada por um declínio da função cognitiva e alterações comportamentais, fatores que se assemelham ao Alzheimer humano.

Os sinais comuns são: desorientação, mudanças na interação socioambiental, distúrbios do ciclo sono/vigília (como trocar o dia pela noite), vocalização noturna, andar compulsivo, alteração dos hábitos de higiene (urinar e/ou defecar em locais não habituais), diminuição da atividade física, ansiedade e distúrbios do apetite (comer muito ou nada).

A SDC não tem cura. Por isso, é fundamental oferecer ao pet suplementos naturais, como a Fórmula Geriátrica da Botica Pets, dietas ricas em antioxidantes, além da estimulação constante do peludo para ajudar a retardar a evolução da síndrome.

Hipotireoidismo e excesso de peso

As necessidades nutricionais do pet maduro são diferentes dos filhotes ou adultos. Uma boa alimentação para o cão idoso irá ajudar a retardar e limitar os sinais de envelhecimento.

Já reparou que muitos deles têm mais tendência a ficarem mais gordinhos? Isso ocorre devido à redução do metabolismo e das atividades físicas. Veterinários recomendam que haja a redução de gorduras e sódio, aumento de fibras e a utilização de proteínas de alto valor biológico – que são mais completas.

O hipotireoidismo também pode ocorrer em animais idosos. É causado pela diminuição na produção de hormônios pela glândula tireoide (T3 e T4), que controlam diversos processos metabólicos no organismo. Com a redução dos hormônios da tireoide, o cão ganha peso em excesso, apresenta prostração, apatia, sonolência e alterações de pele, como infecções recorrentes.                                                   

Perda dentária

É muito comum alguns cães idosos perderem dentes. O problema acontece, por ex, pelo acúmulo de tártaro ao longo dos anos. Isto gera uma desmineralização óssea da mandíbula e maxilar e os dentes ficam mais moles e caem (ou tem que ser extraídos). Por isso é preciso manter a escovação dos dentes em dia.

Problemas oculares

Entre as doenças mais comuns nos cachorros a partir dos 7 anos de idade está a catarata. Você pode notar o aparecimento de uma mancha branca nos olhos que, se não for tratada, pode evoluir para a perda da visão. Essa perda pode ser evitada em alguns casos, com a orientação de um médico veterinário especialista.

Por isso, o check-up do idoso é muito importante. Quando o animal fica cego, os cuidados são ainda mais complexos. É preciso evitar que ele bata em móveis da casa até que se acostume com a situação (essa perda pode ser gradual também) e garantir a segurança dele em todos os locais aos quais terá acesso (dentro ou fora de casa, no passeio, no quintal, no pet shop, etc.).

Câncer

É bem comum nos animais mais velhos. Há vários sinais que o corpo dos pets apresenta que podem indicar a presença de um tumor, que nem sempre é um câncer, mas que deve ser dada a atenção necessária pelo veterinário.          

Os sinais podem incluir: perda de apetite, emagrecimento progressivo, dificuldades para fazer xixi e cocô, presença de sangue na urina e nas fezes, feridas que não cicatrizam, aparecimento de nódulos com o aumento de volumes como massas e caroços que podem ser visíveis a olho nu ou também que só são notados na palpação do cachorro, vômitos e sangramentos ou pus sem motivos aparentes, animal prostrado, sem vontade de brincar ou passear.

Doença renal

A doença renal pode ser decorrente de um desgaste natural do órgão, no caso de um animal idoso. Também é possível diferenciar como a doença se desenvolve: de forma aguda ou crônica. Na insuficiência renal aguda, o cão é acometido subitamente, com a perda de parte da função renal de forma rápida. Já na crônica, a disfunção ocorre mais a longo prazo. Com o envelhecimento, os rins deixam de funcionar como deveriam e acabam eliminando nutrientes essenciais. Se o animal perder o apetite, emagrecer rapidamente, passar a beber muita água e fizer xixi a todo momento, leve-o depressa ao veterinário.

Gostou das dicas? Então compartilhe com quem tem um pet idoso :)