Saiba como cuidar da alimentação do cão idoso

Os cães idosos requerem maiores cuidados para encarar melhor os impactos da chegada da idade madura. Algum dos sinais do envelhecimento canino é provável que você já tenha notado: andar mais devagar, não subir com tanta facilidade no sofá, não enxergar ou escutar tão bem, maior preguiça e sono.

Se o seu peludo já está nesta fase, que pode começar aos 7 anos, dependendo do porte, ele vai precisar de uma atenção especial com a alimentação. Isso porque a escolha de alimentos adaptados às necessidades dos cachorros idosos ajuda a aumentar a expectativa de vida do peludo, evitando doenças e melhorando o bem-estar.

Os sinais de envelhecimento também podem ser retardados, além de ajudar a manter o apetite, a evitar sobrecarga dos rins, coração e intestinos, a manter o peso e a massa muscular (muito comum ocorrer perda nos animais idosos).

 

Alimentação para o cão idoso

As necessidades nutricionais do pet maduro são diferentes dos filhotes ou adultos. A alimentação do cão idoso irá ajudar a retardar e limitar os sinais de envelhecimento. Além disso, as dietas preparadas para os mais idosos são adequadas para o seu organismo.

Já reparou que muitos deles têm mais tendência a ficarem mais gordinhos? Isso ocorre devido à redução do metabolismo e das atividades físicas. Veterinários recomendam que haja a redução de gorduras e sódio, aumento de fibras e a utilização de proteínas de alto valor biológico – que são mais completas. Para saber o que o seu pet deve comer e antes de mudar a sua dieta, consulte um veterinário.

 

Facilite o consumo do alimento para cães sem dentes

É muito comum para os idosos não ter todos os dentes. Este problema acontece devido ao acúmulo de tártaro ao longo dos anos. Isto gera uma desmineralização óssea da mandíbula e maxilar e os dentes ficam mais moles e caem (ou tem que ser extraídos). Por isso é muito importante sempre manter a escovação dos dentes em dia.

Mas quando o pet já tem uma limitação pela ausência dos dentes, oferecer uma comida mais pastosa é fundamental. Se o seu pet comer ração, a dica é optar pelo alimento úmido, mais indicado para a falta de dentes. Você também poderá encontrar no mercado opções de rações secas seniores com grãos mais adequados, que facilitam a mastigação. A alimentação natural (AN) equilibrada também é uma ótima opção para mastigação e são bem palatáveis para os idosos.

 

Alimentos que promovem mais saúde e bem-estar

A qualidade de vida nessa etapa da vida do pet irá depender muito dos cuidados preventivos oferecidos. Além dos citados acima, é muito importante oferecer um suplemento natural que melhore a saúde e o bem-estar, além de reduzir o aparecimento de doenças. Alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, contribuindo para a saúde dos pets.

A Botica Pets reuniu 8 superalimentos em uma só fórmula natural, livre de conservantes, que é indicada por veterinários e certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A composição da Fórmula Geriátrica inclui: ginkgo biloba (melhora da função cognitiva) + romã (antioxidante e cardioprotetor) + calêndula (anti-inflamatória, e antimicrobiana), levedura de cerveja (melhora a digestão) + acerola (estimula as defesas naturais) + alho (ação germicida e na melhora da circulação) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + guaraná (estimulante e antioxidante). Conheça a Fórmula!

 

 

Saiba mais sobre os ingredientes

Ginkgo Biloba: melhora da função cognitiva em cães idosos, devido à sua função neuroprotetora, diminuindo assim a degeneração neurológica. Possui ampla ação antioxidante e de aumento do fluxo sanguíneo cerebral, sendo efetivo no alívio de sintomas da disfunção cognitiva em cães idosos. Sua administração é bastante segura, já que apresenta baixa toxicidade. Protege os neurônios e promove a retenção da memória de curto prazo. Ajuda a reduzir a ansiedade, desorientação, mudança de hábitos noturnos e outros problemas comuns em animais idosos. Também auxilia na manutenção da vista e a evitar espasmos musculares.

Romã: possui alta concentração de polifenóis, que são antioxidantes, tornando o efeito sobre os radicais livres especialmente potente e inibindo, por exemplo, a proliferação de células tumorais. Possui alto teor de fibras, potássio, ácido fólico e vitamina C. Tem efeito cardioprotetor.

Calêndula: auxilia no tratamento de inflamações no trato digestivo e urinário, restabelecendo a saúde das membranas mucosas que constituem esses órgãos e ajudando a prevenir úlceras gástricas.

Levedura de cerveja: é considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais. Ajuda a melhorar a digestão do pet, facilitando a quebra e absorção dos alimentos.

Acerola: fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Também funciona como um adstringente para distúrbios hepáticos e neutraliza radicais livres. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a resistência às infecções. Facilita a formação de colágeno, melhorando a cicatrização.

Alho: auxilia na eliminação de toxinas, tem ação germicida e estimula o sistema imunológico.  Também melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol.

Alcachofra: facilita a digestão por estimular o fígado. Aumenta a produção e liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.

Guaraná: atua como um “estimulante”, aumentando a resistência nos esforços musculares e diminuindo a fadiga motora. Tem ação antioxidante, estimulando o sistema imunológico e combatendo doenças oportunistas. É rico em catequina que é uma substância que combate os radicais livres, tendo efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento.

 

Quer saber mais sobre a fórmula da Botica Pets? Converse com as nossas veterinárias:

WhatsApp Botica Pets: (11)  9.4129-3860 ou 97462-7689. Também não fique de fora dos nossos conteúdos. Acesse nosso blog!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados