O final do ano é um momento de muitos acontecimentos. Confraternizações de Natal e Ano Novo podem deixar os peludos muito inseguros. Existem pet com medo de fogos de artifícios, das festas e até da música, podem ser grandes problemas nesta época. Uma outra questão importante é que, nesta época, muitas pessoas viajam e os pets podem sofrer com a ausência dos tutores. Confira as dicas que separamos para ajudar você a deixar o peludo bem mais seguro.
Esse é um dos problemas mais comuns nesta época do ano. Uma dica é ir acostumando o pet com barulhos altos (seja da TV, música, etc). No dia do Natal e Ano Novo, mantenha o cão em um lugar seguro (sem vidros, janelas abertas) e não tente prendê-lo na coleira. Se puder, fique ao lado dele. Caso contrário, deixe o peludo em um ambiente com objetos que o confortem como a caminha, os brinquedos e até uma roupa que tenha o seu cheiro. Em todas as situações em que o pet possa ter medo ou ficar ansioso, o maracujá pode ajudar muito. Inclusive, peludos que sofrem com a Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS). Este problema está entre as reclamações mais recorrentes dos tutores e que, com certeza, é agravado quando o pet precisa lidar com a ausência do dono. Saiba o que fazer para tirar seu pet do pânico do fim de ano! - Pet com medo de fogos O maracujá é a fruta da Passiflora, uma planta que tem diversas propriedades medicinais. Em suas folhas, encontramos a maior parte das substâncias terapêuticas, como os flavonoides. É a partir dele que obtemos os benefícios que auxiliam no tratamento dos sintomas da ansiedade, ajudando no relaxamento e reduzindo a hiperatividade. Viu só existe maneiras de ajudar seu pet com medo de fogos, nessa época de fim de ano!
Para os cães que não gostam de estar no meio de muitas pessoas, o ideal é deixa-lo isolado da festa, também em lugar seguro. Assim é mais fácil evitar que ele sinta medo ao seu carregado pelas pessoas e tente se esconder em locais inadequados. É importante deixar ele bem confortável e verificar se está tudo bem ao longo da festa. Reserve um espaço calmo para o pet. Procure o local mais calmo da casa, que não tenha perigos próximos como portas de vidro, objetos pontiagudos ou que ele possa quebrar se ficar assustado. Casa cheia e seu pet tenso! Não precisa ser assim Nunca tente prender o cão na coleira. Isso irá deixa-lo mais ansioso e ao tentar fugir dos barulhos poderá se enrolar na guia.
Para o pet que tem medo de andar de carro, é legal oferecer um calmante natural para que ele possa relaxar. Para calmantes alopáticos é preciso contar com a orientação de um veterinário. Não esqueça as paradinhas no meio do caminho! (Fonte Imagem: Trips with Pets) Não se esqueça de acomodar o pet no carro com o uso do cinto de segurança e de fazer paradas para o xixi. No caso dos pets que vão viajar de avião, é preciso preparar todos os documentos necessários com muita antecedência. Evitando surpresas com as exigências da companhia aérea.
Quem disse que eles não podem passear no hotel? (Fonte: Los Angeles Travel Magazine) Quem não pode levar o pet na viagem pode optar pelo hotelzinho. Não se esqueça de levar tudo o que o peludo vai precisar: cama, alimento que ele consome, potes de água e comida, medicamentos que ele toma, brinquedos e ainda uma roupa que tenha o seu cheiro.
Gostou das nossas dicas para pets no fim de ano?
Então, saiba mais sobre como cuidar do seu pet com o blog da Botica!