Cão antissocial: o que fazer?

Seu cão tem dificuldades para se relacionar com outros animais ou pessoas? Apresenta comportamento agressivo ou territorialista? Se sim, ele pode estar precisando de cuidados especiais para melhorar a convivência com a família, com outras pessoas e até durante passeios na rua.

Se você já passou vergonha com uma visita que, ao tocar a campainha, foi surpreendida por uma verdadeira fera, independente do tamanho, latindo loucamente na porta, tem sim um cão territorialista. Ter que prender o cachorro para que alguém entre na sua casa é um exemplo do problema que este comportamento do peludo pode causar.

 

Motivos para agressividade

Primeiro, é preciso entender que a proteção à casa e aos donos é um comportamento natural da espécie, que vem desde os ancestrais dos cães, os lobos. No entanto, a agressividade com pessoas de fora da casa ou com outros animais deve ser avaliada por um veterinário especialista em comportamento animal ou etólogo.

Ao contrário dos cães que são treinados para fazer a segurança pessoal ou de um local, os nossos pets, que dormem na cama e partilham a nossa rotina, não têm esse dever. E é aí que a coisa complica. Um dos maiores problemas, e que acaba neste tipo de comportamento, é a falta de socialização do pet quando é filhote, deixando o peludo medroso e inseguro diante de algumas situações. Outro motivo pode ser o incentivo do próprio tutor ou de alguém da casa para que o cachorro "proteja" ou alerte para a chegada de estranhos. E ainda, uma causa comum é o "excesso de amor" oferecido a ele que pode deixar o pet mal acostumado por não seguir regras e ter limites.

Como lidar com o cão agressivo e antissocial?

 

1- Limites

Você precisa mostrar ao pet quem está no controle. Portanto, impor alguns limites ao cachorro fará muito bem a ele. Para começar, ensine alguns comandos ao pet, como o "não", por exemplo.

 

2- Conforto diante de estranhos

Acostume o seu pet com a presença das pessoas. Se ele passar a se sentir confortável com outras pessoas ou animais, o problema poderá acabar. Para isso, associe este momento a algo positivo. Oferte petiscos ou brinquedos na hora que alguém chega, por exemplo.

 

3- Longe do portão

Talvez seja a hora de afastar o seu pet do portão ou da porta de casa. Se o comportamento piorar somente na hora que o pet fica no portão, tente mantê-lo longe do local durante todo o tempo. Não vale somente afastar o pet durante a chegada da visita.

 

4- Ambiente divertido

Brinquedos e pequenas mudanças no ambiente do cão podem ajudar. Além de exercitar o pet, ajuda a propor desafios mentais. Existem brinquedos específicos para isso no mercado, mas algumas coisas podem ser improvisadas em casa como: oferecer uma garrafa pet com petiscos dentro para que ele tenha que tirá-los para comer, dar um coco verde para que ele possa destruir e esconder petiscos pelos locais da casa onde o pet pode ir.

 

5 - Exercícios

Gastar energia para os cães é fundamental. Além de fazer muito bem para a sua saúde, o passeio estimula a interação social do pet com outros animais e permite que ele conheça um novo ambiente por meio de cheiros e o uso do faro. Isso é tudo muito estimulante para eles!

 

Solução para acalmar o pet

Existe sim solução para situações que tornam desgastante o dia a dia com o pet. Algumas causas dessas situações podem ser: a ansiedade de separação, a hiperatividade, a agressividade e o territorialismo.

Para isso, temos uma dica natural e muito eficaz para acalmar o pet: o suplemento Maracujá. A fórmula inclui: passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (melhora a digestão). Veja aqui!

Livre de conservantes, o produto é elaborado a partir dos bioativos de ingredientes naturais, isto é, retiramos dos ingredientes a "parte mais interessante” do alimento e concentramos em suplementos - ou seja, em doses terapêuticas ideais para os pets. Os ingredientes naturais, quando combinados entre si, são capazes de potencializar os efeitos benéficos para os animais.

Disponível em pó, comprimidos ou em palitos (treats), o produto agrada aos pets por ser altamente palatável. Compre agora!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados