Assim como nós somos ansiosos, os peludos podem sofrer com a ansiedade canina. Uma das causas mais comuns para este problema está relacionada a dificuldade que alguns pets têm em ficarem sozinhos e longe dos donos. Os sinais podem começar aos poucos e serem até ignorados pelos tutores por um tempo. Mas, em algum momento, isso chamará atenção não somente do dono, mas de toda a família e até vizinhos! A ansiedade de separação canina é considerada uma doença que acomete muitos pets nos dias de hoje. Com rotinas cada vez mais agitadas, os donos têm menos tempo durante a semana para dar atenção ao melhor amigo. O cão ansioso, no entanto, não está preparado para esperar pela atenção do tutor. Assim, fica “frustrado” quando ele não recebe a atenção devida, seja a falta de um carinho, uma brincadeira ou um passeio. Esta decepção recorrente pode ser o gatilho para desenvolver uma série de comportamentos inadequados. O que muitos donos de pets não sabem é como identificar este problema. Se você é um deles e, até agora, não conseguiu entender o que está acontecendo com o seu cachorro, fica de olho nas dicas que a Botica Pets separou para você identificar os sinais de ansiedade no pet:
Um dos maiores problemas dos cães ansiosos são os latidos constantes quando o dono está ausente. Muitas vezes, somente descobrimos que o peludo costuma fazer isso por uma reclamação do vizinho. O excesso de latido (e também de uivos e choros) pode significar diversas coisas. Neste caso, é a forma que o pet tem de demonstrar sua insatisfação em ficar sozinho.
Cada pet pode reagir de uma forma quando algo não vai bem. Assim como nós, a comida pode ser uma “válvula de escape” em situações de estresse. Comer em excesso ou perder totalmente o apetite pode ser um indício de ansiedade no pet. Por isso é sempre importante acompanhar como está a alimentação do peludo.
Seu pet pula o tempo todo? Demora para se acalmar quando chega alguém em casa? A hiperatividade também pode estar relacionada com a ansiedade canina e pode ser bem difícil conviver com um pet assim.
Quem nunca chegou em casa e deu de cara com uma almofada furada, um sapato comido ou até um sofá mordido? Este comportamento é bem comum em cães ansiosos que ficam entediados quando o dono sai de casa. Você se identificou?
Outro comportamento que incomoda muitos donos é quando o pet resolve fazer as suas necessidades no lugar errado, como na porta do quarto do dono, no tapete da sala ou até em algum objeto que tenha o cheiro do tutor. Mesmo cães adultos e já adestrados, que sofrem de ansiedade canina, podem desenvolver este comportamento quando o objetivo é chamar a atenção.
Ele anda meio que não dando bola para você? (Fonte: Reprodução SafeBee) O seu pet não consegue ficar concentrado quando você está ensinando algo a ele? Ou se distrai com qualquer coisa quando você está tentando chamar ele para brincar? Saiba que os cães ansiosos também podem sofrer com falta de atenção. Como a ansiedade deixa os pets mais agitados, eles podem ter dificuldade em se concentrar em atividades do dia a dia.
Lamber sem parar. pode ser sinal de ansiedade! Já reparou que alguns cachorros têm uma mania de lamber as patas o tempo todo? Este comportamento, quando realizado de forma recorrente, pode indicar duas coisas: que o pet tem uma coceira na região (por alergia ou outro problema de pele, por exemplo) ou, novamente, que ele está muito ansioso. O problema é que, a longo prazo, essa lambedura pode formar lesões e infecções na pele. Por isso, vale a pena ficar bem atento a este comportamento!
Baixe agora nosso infográfico com 5 dicas para acalmar seu peludo que sofre com ansiedade canina!
E você? Se identificou com as dicas? Conta para a gente como você lida com a ansiedade do seu filho de quatro patas!