Como preparar o pet para uma cirurgia eletiva?

Nenhum tutor gosta de saber que o seu pet irá passar por uma cirurgia. Isso é totalmente compreensível. No entanto, algumas delas são importantes para manter o cuidado com o pet e para que ele se sinta bem. Por isso é necessário que o tutor saiba como preparar o pet para uma cirurgia eletiva. Quando são realizadas cirurgias eletivas, elas são agendadas e, por isso, há tempo de preparar o cão ou gato para passar por este procedimento com o menor desgaste possível para a sua saúde. Quer saber como isso é possível? Então confira este artigo!

O que são cirurgias eletivas? E como preparar o pet para uma cirurgia eletiva?

São procedimentos cirúrgicos em que é possível escolher a melhor data para ser realizado. Assim, é possível a realização de diversos exames prévios, para se obter as melhores condições de saúde para o paciente. Uma das cirurgias eletivas mais comuns para os pets é a de castração. preparar o pet para uma cirurgia eletiva Mesmo assim, qualquer procedimento pode trazer riscos ao paciente. Isso é chamado de risco cirúrgico. Para saber o risco cirúrgico de um cão ou gato, é preciso que o veterinário realize uma avaliação do pet e verifique os exames solicitados, identificando condições que podem comprometer a saúde do paciente – como doenças prévias, idade avançada, obesidade e etc. Estes fatores podem trazer maiores complicações antes, durante e após a cirurgia.

Como ajudar o pet neste momento?

Uma das principais coisas a ser feita é selecionar um veterinário e uma clínica de confiança para realizar o procedimento. Isso é fundamental para garantir o sucesso da cirurgia. Outra dica é garantir que a imunidade do pet esteja adequada para a realização do procedimento. Quem nunca ouviu falar que uma cirurgia foi cancelada pois o paciente estava debilitado? Alguns pacientes podem apresentar sintomas como febre, dor, fraqueza... Isso indica que algo não vai bem e é melhor adiar a cirurgia para evitar que haja risco de complicações pós-operatórias. Assim, ficar de olho no estado de saúde do pet é fundamental para realizar uma cirurgia com sucesso. Sabia que você pode ajudar o peludo reforçando as defesas do organismo dele de forma natural?

Nutrientes importantes para o pet

A alimentação saudável para pets é a base para prover uma vida boa e cuidar do bem-estar do seu cão ou gato. Alguns nutrientes têm o poder de turbinar a imunidade do pet e ajudam a reduzir os riscos de vários problemas (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc) e podem funcionar como imunomodulares (substâncias que atuam no sistema imunológico conferindo aumento da resposta orgânica contra determinados microorganismos, incluindo vírus, bactéria, fungos e protozoários). Conheça alguns deles:

Aminoácidos

Arginina e glutamina. A arginina participa em várias funções do organismo, como melhora da cicatrização, da estimulação do sistema imune (induz a produção de células de defesa) e do desempenho muscular. Já a glutamina atua como fonte energética dos leucócitos (células de defesa) e energia dos enterócitos (células intestinais), impedindo a entrada de patógenos pelo intestino.

Minerais

Selênio, zinco, ômega 3, favorecem a ação do sistema imunológico.

Probióticos

Iogurte natural ajuda na restauração da microbiota intestinal. Além disso, alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, contribuindo para a melhora do estado de saúde e bem-estar, além de reduzir o aparecimento de doenças. Hoje já se sabe que muitos alimentos possuem essas propriedades e que a qualidade terapêutica do alimento funcional é potencializada quando concentrada em suplementos, pois as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento (ou parte dele, como a folha).

Veja alguns exemplos:

Beterraba

preparar o pet para uma cirurgia eletiva Ajuda a revigorar animais enfraquecidos pois é rica em açúcares que são facilmente metabolizados pelo animal e prontamente aproveitados como energia, auxiliando no combate à fadiga e na redução do estresse muscular.

Alho

preparar o pet para uma cirurgia eletiva Auxilia na eliminação de toxinas, tem ação germicida e estimula o sistema imunológico.  Também melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol. O alho não deve ser oferecido diretamente ao pet!

Alcachofra

preparar o pet para uma cirurgia eletiva Facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.

Clorela

Rica em clorofila, melhora a imunidade do pet, promove a desintoxicação do organismo e estimula o crescimento e a recuperação dos tecidos.

Acerola

preparar o pet para uma cirurgia eletiva Maior fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Também funciona como um adstringente para distúrbios hepáticos e neutraliza radicais livres.

Levedura de cerveja

preparar o pet para uma cirurgia eletiva É considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas.   Gostou das dicas? Então não deixe de conhecer os produtos da Botica Pets aqui.   Leia também: Como cuidar da pelagem do pet?

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados