Conheça as principais fases de crescimento do seu filhote

Os dois primeiros anos de vida de um cachorro são marcados por mudanças em seu tamanho, forma e comportamento. Conhecer as fases de desenvolvimento do cão é essencial para garantir que ele receba a atenção e os cuidados necessários para um bom desenvolvimento. Existem 4 principais fases de crescimento, mas elas podem variar de acordo com o porte do cão. Assim, se ele é de porte grande, seu “filhotão” levará um tempo maior para atingir a maturidade. Conheça as fases de desenvolvimento do seu melhor amigo até os 24 meses e entenda a importância de cuidar do peludo em cada etapa.

1ª Fase: as primeiras 3 ou 4 semanas de vida

Nessa etapa, o cão é um recém-nascido que, assim como os nossos bebês, precisam de cuidados especiais. Nas primeiras 14 horas após o nascimento, é preciso garantir que o cão receba o calor e a alimentação adequada, o que inclui o colostro – ingerido na primeira amamentação – que é essencial para estimular o sistema imunológico do filhote. Nos próximos nove ou treze dias, o peso do filhote deve dobrar e é importante consultar um médico veterinário para acompanhar esse desenvolvimento.  

2ª Fase: de 1 a 3 meses

É neste momento que nascem os primeiros dentes do cãozinho e o pelo com que nasceram será substituído pela pelagem que ele terá na idade adulta. Embora ele não esteja no momento em que o crescimento é mais rápido, seu peso será 4 vezes maior em relação ao do seu nascimento. Após 45 dias, inicia-se o processo de desmame, em que é recomendado intercalar a ração para filhotes com o leite materno. É preciso oferecer alimento adequado porque, nesta fase, o organismo do filhote ainda não desenvolveu completamente a própria imunidade.  

3ª Fase: de 4 a 7 meses

Independente do cão ser de porte grande ou pequeno, este é o momento do “surto de crescimento”. Em cães pequenos acontece ainda mais rápido. Em raças grandes, aos 5 meses, o cão já terá desenvolvido a estrutura esquelética adulta e terá a metade do peso de um cão maduro.  

4ª Fase: de 8 a 12 meses

Neste momento, os cães de pequeno porte atingem o peso de adulto e desaceleram o ritmo de crescimento. Mas, os filhotes de grande porte continuam crescendo.  

5ª Fase: de 12 a 24 meses (cães gigantes)

É dos 18 aos 24 meses que os filhotes de raças maiores completam seu ciclo de crescimento. É nesta fase que ocorre o desenvolvimento completo da musculatura.  

Desenvolvimento dos filhotes

Para o perfeito desenvolvimento das fases de crescimento do cão, a dieta do filhote deve ser equilibrada. O correto é que sejam dadas as quantidades adequadas de um alimento completo por dia.  Além disso, é preciso fortalecer o sistema imune do filhote e da mamãe. A Botica Pets oferece um cuidado natural para esse momento: o suplemento Gestante & Filhote. É indicado durante a gestação e lactação das mamães e, também, durante a infância dos filhotes.   Entre os benefícios do produto estão: auxílio na formação do sistema osteoarticular,  melhora da resposta orgânica frente à doenças infecciosas, ação antioxidante natural e estimulante para que a gestante ou lactante ofereça os nutrientes essenciais para uma boa formação óssea e de tecidos cartilaginosos dos filhotes, sem a exaustão do organismo materno. Conheça a Fórmula Gestante & Filhote!  

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados