Como preparar uma casa segura para o cão idoso?

Dizem que quando envelhecemos voltamos a ser crianças, mas será que para os pets é a mesma coisa? Na verdade, os cuidados e atenção que os cães vão precisar nesta fase sênior são tão importantes quanto quando eram filhotes. Por isso, adaptar a casa de forma segura para o cachorro idoso é cuidar da sua saúde e bem-estar.

Cães são considerados idosos a partir de 7 anos de idade a depender do porte. Sua pelagem torna-se branquinha e seus sentidos diminuem pouco a pouco.  É possível que seu cão não te escute quando for chamado, pois podem perder gradativamente a audição, a visão, o olfato e assim por diante (mas não necessariamente nesta ordem).

Para tornar a vida dele mais agradável, afinal, ele é seu companheiro e amigo fiel de muitos anos, você pode fazer algumas pequenas mudanças no ambiente da casa. 

Leia a seguir!

 

Ambientes adaptados para cachorros idosos

A redução na mobilidade é um dos pontos mais relevantes na idade madura do peludo. Assim, é fundamental adaptar o ambiente onde o pet costuma ficar para evitar acidentes. 

 

Cuidado com escadas, sofás e camas

Garanta que o seu cão não precise fazer esforços para subir e descer escadas. Para isso, você pode subir e descer com ele nos braços e bloquear as escadas para evitar que ele se machuque ao tentar subir ou descer os degraus. 

É importante que o cachorro não esteja com sobrepeso, pois animais idosos e obesos costumam apresentar problemas articulares, como artrite, displasia de quadril e algumas degenerações ósseas por sobrecarga de peso.

Muitos pets idosos gostam de estar ao lado dos pais, por isso, é preciso ter cuidado para que ele não se esforce muito para subir e descer de camas e sofás. O ideal é ter uma rampa ou escadinha para facilitar o acesso a esses lugares.

Se há piscina em casa, impeça também o acesso do cachorro ao local para evitar acidentes.

Cama e banheirinho do pet

Cama, água e o banheirinho onde ele faz as suas necessidades devem sempre estar em locais de fácil acesso. Na hora de dormir, é importante disponibilizar um tapete higiênico próximo, assim como o bebedouro, para facilitar a vida do cão.

O seu pet também precisará de uma cama bem aconchegante para dormir. Uma coberta também é importante para os dias mais frios. E sempre colocar um tapete ou algo que isole a cama do piso para que ele fique mais quentinho. 

 

Pisos e móveis

Pisos lisos e escorregadios devem ser evitados ao máximo para que o pet não escorregue, principalmente para os que já possuam displasia coxofemoral. Isso desestabiliza ainda mais a articulação coxofemoral que já é mais vulnerável e pode acelerar a progressão da doença. Se a sua casa tem pisos lisos, você pode colocar tapetes de EVA ou borracha, por exemplo, onde ele passa mais tempo.

Cães idosos com problemas de visão também exigem um cuidado especial. Se esse for o caso do seu pet, retire qualquer móvel ou objeto que ofereça perigo (como pontas de mesas ou outros que ele possa bater). Por segurança, faça um isolamento macio com espumas ou pedaços de panos em lugares potencialmente perigosos.

Os pets velhinhos não têm a mesma cognição de quando jovens, por isso, colocar tudo que ele precisa numa localização fácil, sem obstáculos, o ajudará muito. Além disso, evitar mudar os móveis de lugar é importante.

Leia sobre as doenças mais comuns em pets idosos, aqui.

 

Temperatura adequada

Os idosos têm mais dificuldade de regular a temperatura corporal. Assim, manter o ambiente com temperaturas mais amenas é recomendado. No inverno, ofereça sempre lugares quentinhos e, no verão, sombra, local ventilado e muita água para que o cão possa se refrescar.

 

Isole plantas tóxicas

Apesar dos idosos não serem tão curiosos quanto filhotes, vale a pena manter longe deles algumas espécies que podem ser tóxicas. As mais comuns na maioria das casa são: Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia sp), Espada-de-São-Jorge (Sanseviera trifasciata), Antúrio(Anthurium sp.), Azaleia (Azalea sp), Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima), Copo de leite (Zantedeschia aethiopica), Lírio (Lilium sp), Tomate verde (Solanum lycopersicum), Violeta (Viola odorata), Oleandro (Nerium oleander), Eucalipto (Eucalyptus) e Tulipa (Tulipa hybrida).

 

Valorize a rotina do pet

Assim como as crianças, os cachorros idosos gostam da rotina. Isso os deixa mais seguros e confortáveis em relação ao que vai acontecer. O horário de alimentação e de passeios devem ser fixos, na medida do possível.

Manter os hábitos é muito importante já que a sequência dos acontecimentos diários promove sensação de segurança ao pet. 

 

Sabia que a Botica Pets tem um suplemento feito especialmente para os pets idosos?

A Fórmula Geriátrica promove a melhora da saúde do pet idoso como um todo, retardando o processo de envelhecimento, aumentando a imunidade e a disposição, reduzindo sinais de senilidade, alteração de sono e perda de memória.

Disponível em comprimido e palito. 

Composição: ginkgo biloba (melhora da função cognitiva) + romã (antioxidante e cardioprotetor) + calêndula (anti-inflamatória, e cicatrizante), levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + acerola (estimula as defesas naturais) + alho (imunoestimulante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + guaraná (estimulante e antioxidante). 

Saiba mais sobre a Fórmula Geriátrica, aqui. 

Gostou das dicas? Então não deixe de ler o nosso post sobre como aumentar a qualidade de vida do pet idoso.

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados