Quais as vantagens dos suplementos naturais para cães e gatos?

Você já deve ter ouvido falar das terapias naturais que podem auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças que acometem os nossos filhos de quatro patas. Dentre tantas especialidades disponíveis para os pets, vale a pena conhecer as vantagens do uso dos suplementos naturais para cães e gatos.

Esses produtos estão relacionados diretamente aos benefícios conhecidos dos alimentos funcionais e nutracêuticos. Por isso, para entender melhor as vantagens dos suplementos para os pets, é preciso ficar por dentro de alguns conceitos.

A seguir explicamos melhor sobre o tema, com base em dois artigos científicos. As referências vocês encontram no final do post.

 

Alimentos funcionais para pets

Segundo os artigos consultados, um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que ele pode afetar beneficamente uma ou mais funções do corpo, além de possuir efeitos nutricionais, de maneira que seja relevante para o bem-estar e a saúde quanto para a redução do risco de uma doença.

Os alimentos funcionais provêm a oportunidade de combinar produtos comestíveis de alta flexibilidade com moléculas biologicamente ativas, como estratégia para consistentemente corrigir distúrbios metabólicos, resultando em redução dos riscos de doenças e manutenção da saúde.

 

O que isso quer dizer, afinal?

Alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, contribuindo para a melhora da saúde e bem-estar, além de reduzir o aparecimento de doenças. Hoje já se sabe que muitos alimentos possuem essas propriedades como por exemplo a alcachofra, a laranja amarga, a acerola, o maracujá, a cenoura, a clorela, entre outros.

Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, ou quanto aos benefícios que oferecem, atuando em seis áreas do organismo: no sistema gastrointestinal; no sistema cardiovascular; no metabolismo de substratos; no crescimento, no desenvolvimento e diferenciação celular; no comportamento das funções fisiológicas e como antioxidantes.

 

Nutracêuticos para pets

De acordo com os pesquisadores dos artigos consultados, o nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.

Kruger & Mann (2003) definem os ingredientes funcionais como um grupo de compostos que apresentam benefícios à saúde, tais como as alicinas presentes no alho, os carotenóides e flavonóides encontrados em frutas e vegetais, os glucosinolatos encontrados nos vegetais crucíferos, os ácidos graxos poliinsaturados presentes em óleos vegetais e óleo de peixe. Estes ingredientes podem ser consumidos juntamente com os alimentos dos quais são provenientes, sendo estes alimentos considerados alimentos funcionais, ou individualmente, como nutracêuticos.

 

Como funcionam os suplementos naturais para cães e gatos?

Os suplementos naturais e funcionais para cachorros e gatos são fórmulas elaboradas a partir de substâncias terapêuticas retiradas de ingredientes 100% naturais como alimentos funcionais que muitas pessoas consomem no dia a dia - como os citados anteriormente.

A partir desses alimentos são extraídas as partes mais "interessantes" (conhecidas como compostos bioativos) que, combinadas e potencializadas entre si, estimulam as defesas do organismo, resolvem problemas de digestão nos cães e gatos, de pele e pelagem, estimulam a perda de peso, oferecem vigor e disposição aos pets idosos ou doentes e até aliviam o estresse e a ansiedade canina.

 

Como os cães e gatos podem se beneficiar?

Hoje se reconhece a importância do manejo alimentar para algumas doenças que induzem alterações metabólicas e funcionais específicas. A dieta é formulada de modo a apresentar composição nutricional que melhor se adeque às modificações metabólicas induzidas pela doença e é ferramenta importante, que vem sendo largamente empregada (HAND et al., 2010). Acredita-se que o uso de suplementos funcionais e nutracêuticos, em associação a estas dietas específicas, possa resultar em benefícios adicionais aos cães e gatos.

Além do papel fundamental da dieta em suprir a necessidade de energia e dos nutrientes essenciais para pets, há a possibilidade de promover a prevenção de doenças ou, até mesmo, auxiliar no tratamento.

A seguir você confere uma lista de enfermidades e problemas comuns em pets que o uso desses produtos para cães e gatos pode ajudar a prevenir e tratar:

Obesidade e sobrepeso

Diabetes e outras doenças endócrinas

Neoplasias

Ansiedade de separação canina

Medo de barulhos

Agressividade

Alteração de humor

Latidos e choros incessantes

Destruição de objetos

Lambedura psicogênica

Síndrome da disfunção cognitiva

Dificuldades digestivas

Queda de pelos

Dermatites

Fraqueza

Baixa imunidade

Dificuldade de locomoção e movimentação

Falta de disposição

Quer saber mais sobre os suplementos naturais para cães e gatos mais recomendados do mercado pet?

 

Se tiver interesse vocês podem ler os artigos na íntegra:

Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: MORAES, Fernanda P., COLLA, Luciane M. Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: definições legislação e benefícios para a saúde. Revista Eletrônica de Farmácia. Volume 3, págs 109-122, 2006.

Nutracêuticos com potencial imunomodulador para pets: ZAINE, Leandro; MONTI, Mariana; VASCONCELLOS, Ricardo Souza; CARCIOFI, Aulus Cavalieri. Nutracêuticos imunomoduladores com potencial uso clínico para cães e gatos. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 35, n. 4, suplemento, p. 2513-2530, 2014.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados