Medicamentos naturais para pets x alopáticos: qual a diferença?

Os pets são membros importantes das nossas famílias e, assim como nós, também precisam de cuidados especiais. Uma opção crescente para o tratamento e prevenção de muitas enfermidades em pets é o uso de medicamentos naturais.

A importância do uso de medicamentos naturais para pets está relacionada à busca por alternativas mais saudáveis e seguras para tratar doenças e promover o bem-estar dos bichinhos. 

A diferença entre medicamentos naturais e alopáticos é que os primeiros são compostos por ingredientes naturais, geralmente derivados de plantas, enquanto os demais são feitos a partir de substâncias químicas sintéticas. 

Os medicamentos naturais têm sido utilizados há milhares de anos por diversas culturas, enquanto os medicamentos alopáticos surgiram apenas no século XIX. Isso quer dizer que o uso de plantas medicinais para tratar animais não é uma prática nova: há séculos, as pessoas têm utilizado remédios naturais para cuidar de seus animais, e muitas das plantas usadas para esse fim são as mesmas que são utilizadas na medicina para humanos.

Matérias-primas dos medicamentos naturais

Muitas plantas têm propriedades medicinais que podem ajudar no tratamento de diversas doenças em pets. Algumas das plantas mais utilizadas são a passiflora, a arnica, a camomila, a erva-de-são-joão, a valeriana, o gengibre, o alho, o chá verde, o aloe vera, o ginkgo biloba e a calêndula. Também sabemos que alguns alimentos podem trazer benefícios para os animais como a cenoura, a beterraba, a alcachofra, o guaraná, a levedura de cerveja, entre outros.

Cada um desses ingredientes têm propriedades específicas que podem ser úteis no tratamento de diferentes condições. A seguir você confere uma lista de enfermidades e problemas comuns em pets que o uso desses produtos para cães e gatos pode ajudar a prevenir e tratar:

Obesidade e sobrepeso

Diabetes e outras doenças endócrinas

Neoplasias

Ansiedade de separação canina 

Medo de barulhos 

Agressividade

Alteração de humor 

Latidos e choros incessantes

Lambedura psicogênica

Síndrome da disfunção cognitiva  

Dificuldades digestivas 

Queda de pelos

Dermatites

Baixa imunidade


Vantagens dos medicamentos naturais para cães e gatos

Existem diversas vantagens em usar medicamentos naturais para pets. Uma das principais é que esses medicamentos são geralmente mais seguros e têm menos efeitos colaterais. Isso significa que os pets são menos propensos a sofrer reações adversas e que o tratamento é menos invasivo. 

Alguns pets são especialmente sensíveis a esses efeitos, o que pode levar a problemas de saúde ainda mais graves. Além disso, muitos medicamentos alopáticos são feitos com ingredientes artificiais que podem ser prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde.

Em conclusão, o uso de medicamentos naturais para pets é uma opção segura e eficaz para o tratamento de muitas doenças e condições.

Suplementos naturais da Botica Pets

Os suplementos naturais e funcionais para cachorros e gatos da Botica Pets são fórmulas elaboradas a partir de substâncias terapêuticas retiradas de ingredientes 100% naturais como alimentos funcionais que muitas pessoas consomem no dia a dia.

A partir desses alimentos são extraídas as partes mais "interessantes" (conhecidas como compostos bioativos) que, combinadas e potencializadas entre si, estimulam as defesas do organismo, auxiliam nos processos de digestão nos cães e gatos, favorecem a saúde da pele e pelagem, estimulam a perda de peso, oferecem vigor e disposição aos pets idosos ou doentes e até aliviam o estresse e a ansiedade dos pets.

Leia mais sobre as vantagens dos suplementos naturais para cães e gatos, aqui.

A Botica Pets tem uma linha completa de suplementos para as diversas necessidades dos pets. Dá uma olhada:

Fórmula Geriátrica: promove a melhora da saúde do pet idoso como um todo, retardando o processo de envelhecimento, aumentando a imunidade e a disposição, reduzindo sinais de senilidade, alteração de sono e perda de memória.

Disponível em comprimido e palito. Compre aqui.

Composição: ginkgo biloba (melhora da função cognitiva) + romã (antioxidante e cardioprotetor) + calêndula (anti-inflamatória, e cicatrizante), levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + acerola (estimula as defesas naturais) + alho (imunoestimulante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + guaraná (estimulante e antioxidante). 

Fórmula Maracujá: age como um calmante natural, indicado para animais muito agitados, ansiosos e medrosos pois atua no Sistema Nervoso Central. Por ajudar os pets a ficarem menos tensos, favorece tratamentos como fisioterapia, acupuntura e até sessões de adestramento.

Disponível em comprimido, palito e pó. Compre aqui.

Composição: passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B).

Fórmula Equilíbrio: efeito detox, melhorando o funcionamento dos órgãos digestivos. Benefícios para a pele e pelagem, reduzindo a queda de pelos e odores desagradáveis, deixando os pelos mais brilhantes e auxiliando na resposta a tratamentos dermatológicos.

Disponível em comprimido, palito e pó. Compre aqui.

Composição: cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante). 

Fórmula Vigor: indicada principalmente para animais atletas, convalescentes ou em tratamento fisioterápico. Age como um revigorante, aumentando a imunidade, estimulando o apetite e contribuindo para aumento da massa muscular. 

Disponível em comprimido, palito e pó. Compre aqui.

Composição: beterraba (revigorante) + alho (imunoestimulante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) +  levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + chlorella (aumento de massa muscular, ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante). 

Fórmula Fit: auxilia no processo de emagrecimento, pois promove a saciedade, acelera o metabolismo e tem ação termogênica, estimulando a queima calórica.

Disponível em palito e comprimido. Compre aqui.

Composição: guaraná (acelera o metabolismo) + garcínia cambogia (diminui a absorção de gordura e a aumenta a saciedade) + laranja amarga (reduz o apetite e aumenta o gasto calórico diário) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (melhora a digestão). 

Quer saber mais? Então leia mais informações sobre os suplementos da Botica Pets. 

Para comprar o suplemento do seu pet, acesse nossa loja, aqui.  

Ficou com dúvidas? Então entre em contato com as nossas vets para saber mais sobre as fórmulas da Botica Pets.

Veterinária Vitória: (11) 9 4129-3860 - E-mail: [email protected]

Veterinária Ana: (11) 9 7462-7689 - E-mail: [email protected]

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados