Cuidados com a pele do cão no verão

O verão é uma ótima época para passear e viajar com o melhor amigo. No entanto, com o aumento das temperaturas e a maior incidência do sol, é preciso ter alguns cuidados a mais com a pele do cão. Dermatites e alergias são alguns dos problemas de pele comum nos cães e alguns deles podem se agravar no verão. Outro problema que pode surgir se não houver uma prevenção adequada é o câncer de pele. Entenda mais sobre essas questões e saiba como cuidar do seu peludo nesta época!  

A importância do cuidado com a pele

As doenças de pele chamam a atenção dos tutores devido aos sintomas aparentes e por causar incômodos aos pets. Além disso, as enfermidade que acometem a pele nos cães estão entre os motivos que mais levam os peludos às clínicas e aos hospitais veterinários.  Afinal, a pele é o maior órgão do corpo e sua principal função é formar a barreira entre o corpo e o meio ambiente, evitando lesões físicas e a ação de micro-organismos, funcionando como uma proteção mecânica. Assim, a pele pode revelar muito sobre o bem-estar dos peludos, assim como a pelagem. Por isso, é sempre importante que os pelos sejam sempre brilhantes e macios, enquanto a pele precisa estar íntegra, sem nódulos ou vermelhidão e bem hidratada.  

Problemas de pele no verão

No verão é comum que alguns cachorros sofram mais com infestações por pulgas e desenvolvam a Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas (DAPE). Estes parasitas estão presentes em ambientes que os peludos frequentam como praças, pet shops e até na nossa casa.  A dermatite ocorre devido a uma reação causada pela picada de pulgas e carrapatos. Ao picar a pele do animal, estes parasitas inoculam substâncias alergênicas através da pele. Os sintomas são coceira intensa na região e lesões de pele. Para sanar o problema, primeiro deve ser realizado a limpeza do local, retirando os parasitas do ambiente. Paralelamente, recomenda-se  o uso de antipulgas.  

Câncer de pele

Assim como nós, os pets são sensíveis à incidência dos raios UVA e UVB emitidos pelo sol. Por isso, a exposição excessiva pode levar ao aparecimento de queimaduras solares em no focinho, nas patas e nas orelhas. Em casos mais graves, os cães podem desenvolver o câncer de pele. Os sinais do câncer de pele em pets incluem o surgimento de nódulos, coceira na região e lesões que não cicatrizam.  Para evitar o problema, deve-se aplicar o protetor específico para pets 30 minutos antes do peludo sair ao sol. O correto é aplicar em partes do corpo sem pelo, no focinho, nas orelhas, na barriga e nas patas. E reaplicar a cada duas horas.  É importante lembrar que o produto deve ser específico para cães. Não se esqueça de reaplicar a cada duas horas. Isso vale para os passeios na rua, na praia e até quando o peludo está relaxando no quintal. Também é importante evitar passeio nas horas mais quentes do dia e garantir que o peludo tenha sempre um local para se abrigar do sol.  

Cuidado natural para a pele do cão

Para ter uma pelagem saudável é importante que o organismo do pet esteja em equilíbrio e com imunidade suficiente para combater doenças. Alguns alimentos têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na desintoxicação do organismo e das vias digestivas e contribuir para o fortalecimento das defesas naturais dos pets.  Os nutrientes são retirados dos alimentos que consumimos como a cenoura, a beterraba, a alcachofra. No entanto, muitos tutores ainda têm dúvidas de como oferecer estes nutrientes em sua forma biologicamente ativa e de forma segura para cães e gatos. E é aí que entram os suplementos! Os suplementos nada mais são do que compostos bioativos apresentados em comprimidos, pó, comprimidos ou palitos, que contêm a forma concentrada, ou seja, a parte mais “interessante” do alimento, em doses terapêuticas ideais para os pets. O suplemento Equilíbrio, da Botica Pets,  foi desenvolvido para garantir o bom funcionamento do organismo como um todo. A associação de nutrientes funcionais presentes no composto auxilia na eliminação de toxinas, melhorando a absorção de nutrientes, fortalecendo pele e pelos e contribuindo para equilibrar o organismo, além de estimular as defesas naturais. Não deixe de conhecer as vantagens de oferecer a Fórmula Equilíbrio ao seu peludo! 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados