Imunidade e doenças em cães e gatos: o que é importante saber!

Em tempos complicados como o que vivemos agora, com uma pandemia (COVID-19) abalando milhares de pessoas em todo o mundo, muito tem se falado sobre a importância de manter a imunidade em alta. Já sabemos que os nossos pets não são "vetores" do coronavírus – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "não há evidências de que animais que fazem companhia ou animais de estimação, como gatos e cães, tenham sido infectados ou possam espalhar o vírus que causa o COVID-19" – mas é importante saber como proteger o seu peludo diante de diversas outras enfermidades às quais eles podem ser expostos diariamente. Leia aqui o nosso post sobre o coronavírus em humanos e pets e tire suas dúvidas! Vamos entender melhor sobre isso?  

A tal da imunidade

O termo imunidade é uma referência ao sistema de defesa do nosso organismo e dos animais, conhecido com Sistema Imunológico. Esse sistema é formado por diversas células e moléculas capazes de desenvolver uma resposta (uma espécie de proteção do corpo) contra invasores estranhos ou perigosos: micro-organismos (bactérias, vírus, protozoários e fungos), parasitas (como vermes), células cancerígenas e muito mais. Para defender o organismo contra esses invasores, o sistema imunológico deve ter a capacidade de distinguir entre o que pertence ao organismo (do próprio corpo) e o que não pertence para que possa agir. A baixa imunidade é quando o sistema de defesa do organismo não está conseguindo proteger o corpo da forma como deveria contra as agressões externas e acaba não combatendo infecções adequadamente. Por isso é fundamental é cuidar bem da saúde para manter a "imunidade alta". Assim como para nós, alguns nutrientes ajudam a aumentar a imunidade do pet e agem para reduzir o risco de desenvolvimento de diversas doenças! Veja mais dicas de como aumentar a imunidade dos pets.  

A importância dos nutrientes e da dieta

Oferecer uma alimentação equilibrada para cães e gatos é a base para uma vida saudável e livre de doenças. Os alimentos corretos para cada fase da vida dos peludos – filhotes, adultos e idosos – são muito importantes para suprir as necessidades nutricionais e garantir o bom funcionamento do organismo. Uma boa dieta é responsável por deixar o pet mais forte. No caso de animais que já sofrem de doenças crônicas, ajuda a minimizar os sintomas e aumentar a resposta ao tratamento medicamentoso. Sim, isto tudo, por meio de alimentos! Para se ter uma ideia, dependendo do alimento oferecido, é possível facilitar a digestão do cão, corrigir a quantidade de água ingerida, melhorar a produção de urina e até diminuir a formação de cálculos urinários. O “cardápio” adequado também é parte de diversos tratamentos. Não é à toa que pets que sofrem de problemas renais, hepáticos, cardíacos e outros, precisam contar com alimentação especial. Alguns nutrientes atuam como imunomoduladores, ou seja, são responsáveis por aumentar as defesas do organismo. Entre eles estão algumas vitaminas (A, B6, ácido fólico C e E), minerais (selênio, ferro, cobre, zinco ômegas 3 e 6), fibras e probióticos.  

Quer saber onde podemos encontrar estes benefícios para aumentar a imunidade do pet?

Levedura de cerveja – auxilia na manutenção da microbiota intestinal, pois é fonte de vitaminas do Complexo B. Para usufruir do benefício do ingrediente, recomenda-se o uso do suplemento, pois ele utiliza apenas o seu bioativo. Dessa forma, proporciona maior benefício ao pet. Alho – tem ação bacteriana, antifúngica e antiviral. No entanto, se ingerido em quantidade inadequada pelo pet, pode levar a intoxicações. Por isso, opte por suplementos que utilizem apenas o bioativo deste ingrediente, de forma segura para o pet. Cenoura – fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C). Alcachofra – o lupeol, presente na alcachofra, apresenta ação tóxica contra células tumorais e tem atividade antioxidante. Além de promover a liberação de resposta imunológica e aumentar a produção e secreção da bile. Facilitando a digestão e a eliminação de toxinas.   Saiba mais sobre a importância da imunidade para os cães e gatos. 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados