Como cuidar do cachorro no inverno?

O inverno já chegou e as baixas temperaturas também. Por isso, é sempre importante reforçar quais são os cuidados com o cachorro no inverno. Muitos tutores têm dúvidas de como saber se o cachorro está com frio, se devem colocar roupinhas, quando dar banho e fazer a tosa, além dos cuidados com doenças que se manifestam mais comumente nessa época do ano.

Leia a seguir as recomendações da equipe Botica Pets para cuidar ainda melhor do seu cachorro no frio!

Cachorro sente frio?

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem quando e como devem aquecer os seus peludos. É claro que os cachorros, assim como nós, sentem frio. O que acontece é que, por terem mais pelos e maior nível de gordura corporal, eles tendem a sentir menos frio, uma vez que isso ajuda a manter a temperatura.

No entanto, nem todos os cães possuem uma pelagem densa ou gordura para se manter aquecido por conta própria. Isso também vai depender da região do país em que você mora, onde o cachorro passa a maior parte do tempo, se é filhote, adulto ou idoso.

Os filhotes e idosos, por exemplo, têm maior dificuldade para manter a temperatura corporal e podem sentir mais frio. Um agravante no cão idoso, por exemplo, é que caso ele tenha artrose, as baixas temperaturas podem ocasionar dores articulares e, nesse caso, vale a pena conversar com o médico veterinário para saber como cuidar melhor do peludo.

Cachorros de pelagem curta como Dachshund, Galgo italiano, Greyhound, Whippet, Pinscher e outros, também podem sentir mais frio no inverno.

Como saber se o cão está com frio?

Para saber se o pet está com frio é preciso observar o comportamento dele. Conheça alguns dos sinais que podem indicar que o cão está com frio:

Ficar mais quieto e preguiçosos,

Aumentar muito o apetite,

Tremer,

Ficar encolhido.

Se o cachorro está comendo mais do que o normal, por exemplo, pode ser sinal que o corpo dele está trabalhando para se aquecer. Para isso, ele gasta mais energia e, assim, sente mais fome.

Cuidados com os cães no inverno

Alguns cuidados no inverno são importantes para garantir o bem-estar do pet durante o frio. Leia a seguir algumas dicas:

Cuidados com o ambiente: o cachorro não deve ficar exposto à chuva ou vento e nem em ambientes muito gelados. É importante colocar a cama acima de um isolante térmico (um tapete, caixa de papelão ou madeira), evitando o contato direto com o chão. Você também pode oferecer edredons ou cobertores para os cães se aquecerem. 

No entanto, é preciso manter os cães longe de aquecedores, porque eles ressecam o ambiente e a pele. Além disso, alguns aquecedores podem ser um risco, pois ao se aproximar do aparelho, os peludos podem se queimar.

Cuidados com o bem-estar do cachorro: para aquecer o pet, opte por uma roupa confortável, que não aperte o peludo ou limite os seus movimentos. Nos horários mais quentes do dia vale a pena retirá-la e deixar a pele “respirar”.

Já a frequência de banhos no inverno poderá ser menor. Se for dar banho em casa, opte pelos horários mais quentes do dia e lembre-se de secar bem todos os pelos dele. Em relação à tosa, vale a pena deixar o pelo crescer um pouco nessa época para ajudar na proteção.

Mesmo com o frio é recomendado manter a alimentação normal. Não é necessário adicionar maior quantidade de alimentos ou modificar a sua dieta.  Já os passeios devem ser feitos nos horários mais quentes, se possível.

Cuidados com a saúde do cão: nas baixas temperaturas também é preciso cuidados como vacinação e vermifugação. Além disso, nessa época, os cães ficam mais predispostos a contrair doenças como a traqueobronquite infecciosa canina.

Mais conhecida como gripe canina ou Tosse dos Canis, é diferente da gripe dos humanos. Seu vírus é o H3N8, um tipo específico do vírus da influenza que causa doenças em cães, mas não em seres humanos. É uma doença na maioria das vezes de baixa gravidade, mas extremamente contagiosa para outros cães, que espalha rapidamente em ambiente onde há aglomeração de animais.

Ele é transmitido pelo contato direto pelas secreções nasais de cães infectados, objetos ou mesmo por pessoas que tiveram contato com o animal infectado. Os cães apresentam tosse seca ou acompanhada por secreção, engasgos, produção de espuma branca que pode dar a impressão de vômitos. Com o passar do tempo as tosses se tornam mais evidentes e demoradas. Além disso, o animal pode apresentar febre, apatia, desânimo e falta de apetite.

Se não for tratada, a gripe pode evoluir para pneumonia. Por isso, leve sempre ao médico veterinário. Mantenha o animal hidratado, com alimentação reforçada, isolado de outros cães e com a medicação orientada por um profissional. Todos os objetos, roupas, cobertores que ele tenha contato, devem ser higienizados com desinfetante adequado.

Há uma vacina específica para a Gripe Canina que é a melhor forma de prevenção da doença. Consulte o médico veterinário.

Imunidade reforçada

Para reforçar o sistema imunológico do cachorro e fazer com que ele fique forte para combater doenças, alguns alimentos funcionais são ótimos aliados.

A fórmula Equilíbrio, da Botica Pets, é feita com bioativos provenientes da cenoura, acerola, alcachofra, clorela e levedura de cerveja que, combinados na medida certa, auxiliam na melhora do estado de saúde e bem-estar do pet.

Conheça os benefícios:

Efeito detox, melhorando o funcionamento dos órgãos digestivos. Benefícios para a pele e pelagem, reduzindo a queda de pelos e odores desagradáveis, deixando os pelos mais brilhantes e auxiliando na resposta a tratamentos dermatológicos.

Disponível em comprimido, palito e pó.

Composição: cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante).

Quer saber mais sobre a Fórmula Equilíbrio? Consulte a nossa equipe de veterinários pelo link.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados