Quais são os cuidados importantes com a pele e o pelo do gato?

A maioria dos gatos são conhecidos por terem uma pelagem mais longa e abundante. A pelagem felina chama a atenção pela diversidade de desenho e cor: gatos rajados ou tigrados, pretos, amarelos, cinzas, brancos, entre outros. E, quando algo não vai bem com o animal, juntamente com a pele, é onde os primeiros sintomas podem começar a se manifestar. Assim, pode-se dizer que a pele e a pelagem são um reflexo da saúde do organismo do gato.

Nesse sentido, muito pode ser revelado sobre o bem-estar dos bichanos. A pele é o maior órgão do corpo e sua principal função é formar a barreira com o meio ambiente, evitando lesões físicas e a ação de micro-organismos, funcionando como uma proteção mecânica.

Por isso é tão importante saber quais são os cuidados necessários para manter a pele e os pelos do gato sempre saudáveis. Leia a seguir para entender melhor sobre o tema e saber como ajudar o gato.

Sinais de problema de pele e pelagem

Dermatites, coceiras, queda de pelo, vermelhidão da pele, descamação, opacidade dos pelos, inflamação dos ouvidos são alguns dos sintomas que podem indicar que há um problema instalado no gato.

É preciso contar com um veterinário quando os primeiros sinais aparecem. Entenda um poucos mais sobre as doenças de pele e pelagem em gatos:

Queda de pelos

Quando deixam espaços de alopecia (ausência de pelo) ou falhas, onde ele não nasce mais como antes, é importante procurar ajuda. A queda de pelos pode estar ligada a diversos fatores, como alergias, infecções por bactérias ou fungos, estresse, alimentação inadequada, uso de medicamentos, entre outros. 

Alergia à picada da pulga

Os gatos que não são protegidos corretamente podem adquirir parasitas como as pulgas. Existem mais de 2 mil espécies de pulgas, sendo a Ctenocephalides felis a mais prevalente em gatos. Elas podem pôr até 2 mil ovos durante sua vida e sobrevivem por até 100 dias sem alimentação. Por isso, aparecem com frequência nos animais, principalmente naqueles que não estão protegidos pelo uso frequente de um antipulgas.

Causam muita coceira nos pets, que podem desenvolver a Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas (DAPE), com sintomas como perda de pelo, pele inflamada, prurido intenso e descamação pelo corpo. Além disso, as pulgas são transmissoras de parasitas sanguíneos que causam anemia intensa.

Para escolher a melhor estratégia de prevenção e controle das pulgas para seu gato, consulte seu médico veterinário.

Dermatofitose

É a micose mais comum em gatos e é contagiosa para outros animais e humanos. As lesões se apresentam comumente circulares, únicas ou múltiplas, com a presença de crostas. Em geral, não coçam, mas isso vai depender do grau de inflamação que ocorrer no local. 

Esporotricose

Outra micose comum em gatos, mas que pode causar lesões mais graves. É um fungo da terra que pode estar presente em caules de árvores e arbustos em que felinos gostam de desgastar as unhas. As lesões são nodulares (como caroços) ou em placas avermelhadas que originam feridas que sangram muito e formam crostas enegrecidas. Elas se localizam principalmente na cabeça, orelhas, focinho, nas patas, cauda e genitais. É uma doença contagiosa para cães e pessoas.

Sarnas

A escabiose ou sarna é causada por ácaros e os sintomas comuns são pele muito avermelhada, com crostas e escamas, intensa coceira e, por isso, os gatos geram feridas com crostas no próprio corpo - cabeça, orelhas, face, nas patas ou generalizadas em várias partes do corpo.

Já a sarna de ouvido é uma das mais incômodas e frequentes nos felinos, causando lesões erosivas e até profundas e ulceradas, por coceira do próprio gato, principalmente na região do pescoço e ouvido. A sarna alimenta-se de cerume e, por esse motivo, cera em excesso é um sinal de alerta para os tutores. 

Alergia alimentar

A alergia alimentar é uma causa comum de alergias nos felinos. As proteínas, de origem animal ou vegetal, depois de ingeridas por algum tempo, podem sensibilizar os animais com potencial genético para alergia e causar dermatite. Os sinais são: falha da pelagem, bolinhas vermelhas, placas ou nódulos rosados no corpo, lesões com crostas no pescoço e cabeça do gato.

Alopecia psicogênica

Felinos são animais sensíveis a mudanças. Alguns podem sofrer com o comportamento obsessivo de arrancar os próprios pelos ou lamber alguma parte do corpo em excesso, podendo chegar à perda total do pelo.

Neoplasias de pele

Um dos tumores de pele mais importantes e frequentes nos gatos é o carcinoma escamoso ou carcinoma epidermóide. São inicialmente nódulos pequenos que podem estar localizados nas orelhas, cabeça, pálpebras, focinho e lábios. Em geral, não incomodam nem causam dor, mas devem ser removidos.

Bolas de pelos em gatos

Os gatinhos adoram passar horas se lambendo, não é mesmo? Neste processo, o bichano engole muitos pelos. Ao longo do tempo, esses pelos vão se acumulando no estômago, pois não são digeridos, e o gatinho costuma eliminar a bola de pelos por meio de vômitos.

Como cuidar dos pelos e da pele do gato?

Para manter a pele e pelagem saudáveis é preciso ter uma série de cuidados importantes. Listamos alguns deles a seguir.

Acompanhamento veterinário

Se o gato está com problemas de pele, o primeiro passo é procurar um médico veterinário para entender o que está acontecendo. Isso é importante porque a identificação do problema e o tratamento adequado são pontos fundamentais para garantir a saúde da pele e do pelo.

O papel do médico veterinário será o de observar os sinais clínicos, avaliar o estado da pele e dos pelos, solicitar exames, avaliar o que está causando tais problemas, verificar se há a presença de parasitas como pulgas, ácaros e outros. Além de recomendar o tratamento adequado.

Manter a higiene em dia

Os gatos são animais bem limpinhos. Os que vivem sem acesso à rua, ainda mais. Alguns especialistas dizem que os podem passar até metade do dia fazendo a sua “higienização”. 

No entanto, o banho pode ser necessário em alguns casos. Para evitar bolas de pelos, aqui vão algumas dicas:

- Escove o pet: a limpeza do seu gatinho feita com frequência ajuda a retirar pelos e pele morta. Escove-o com frequência.

- Dê banhos com a frequência permitida pelo veterinário.

- Dê alimentos de qualidade: a alimentação correta beneficia os pelos, evita a queda, mantém o intestino e o aparelho digestivo funcionando bem.

Combate aos parasitas

Com o auxílio de um veterinário, escolha a melhor forma de proteger o seu gato das pulgas (spray, pipeta, coleira, comprimido mastigável e etc).

Cuidados com o ambiente onde o gato vive

As pulgas podem ficar até 9 meses no ambiente (em estado de pupa, uma espécie de hibernação) só esperando as condições ideais para sair do seu casulo. Este é um dos maiores problemas enfrentados quando há infestação no ambiente e significa que ela pode estar aguardando, nas frestas do piso, no cantinho do sofá, etc.

Por isso, é importante manter o ambiente limpo, de preferência com o uso do aspirador e com a aplicação de produtos que são capazes de matar as pulgas em qualquer estágio. 

Alimentação adequada

É muito importante oferecer um alimento de qualidade para o bichano. Sim, eles precisam ter energia e muita disposição para o dia a dia. Por isso, é importante que você conheça as necessidades nutricionais do seu pet.

A melhor alimentação é aquela que vai fornecer os nutrientes necessários para garantir a saúde do pet. Isso inclui deixar a pelagem mais brilhante, evitar queda de pelos, fornecer energia para o dia a dia, etc.

Imunidade: como influencia o estado da pele e pelagem?

Para ter uma pelagem saudável é importante que o organismo do gato esteja em equilíbrio e com imunidade suficiente para combater doenças. O termo imunidade é uma referência ao sistema de defesa do nosso organismo e dos animais, conhecido como Sistema Imunológico. Esse sistema é formado por diversas células e moléculas capazes de desenvolver uma resposta (uma espécie de proteção do corpo) contra invasores estranhos ou perigosos: micro-organismos (bactérias, vírus, protozoários e fungos), parasitas (como vermes, pulgas e carrapatos), células cancerígenas e muito mais.

Para defender o organismo contra esses invasores, o sistema imunológico deve ter a capacidade de distinguir entre o que pertence ao organismo e o que não pertence para que possa agir. A baixa imunidade é quando o sistema de defesa do organismo não está conseguindo proteger o corpo da forma como deveria contra as agressões externas e acaba não combatendo infecções adequadamente.

Por isso, é fundamental cuidar bem da saúde para manter a "imunidade alta". Assim como para nós, alguns nutrientes ajudam a aumentar a imunidade do pet e agem para reduzir o risco de desenvolvimento de diversas doenças. Eles têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na desintoxicação do organismo e das vias digestivas e contribuir para o fortalecimento das defesas naturais.  

Você precisa conhecer a Fórmula Equilíbrio, um suplemento feito especificamente para os pets e que reúne os benefícios dos alimentos funcionais para que você inclua na rotina do seu gato um cuidado natural que proporcione uma vida mais saudável e livre de problemas de pele. 

Este suplemento é elaborado a partir dos bioativos de ingredientes 100% naturais, que combinados entre si, potencializam e estimulam as defesas do organismo, tratando e preservando a saúde e o bem-estar dos pets.

Saiba como o suplemento Equilíbrio pode trazer benefícios para o gato:

- Melhor nutrição para a pele;

- Estimula a reconstituição dos tecidos;

- Promove a defesa e manutenção de uma pelagem saudável;

- Reduz a queda excessiva de pelos;

- Promove pelagem mais brilhante;

- Melhora a cicatrização da pele;

- Aumenta a imunidade;

- Reduz os odores desagradáveis;

- Melhora o funcionamento dos órgãos digestivos;

- Auxilia tratamentos dermatológicos.

Disponível em comprimido, palito e pó.

Composição: cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante).

Saiba mais sobre o suplemento ou converse com a nossa equipe de veterinários, aqui.

 

 

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados