Estresse em gatos: como evitar na rotina?

Um dos problemas mais comuns da vida moderna, o estresse, pode causar muitos problemas também nos felinos. Por isso, é preciso ficar bem atento ao gato - principalmente em casos de distúrbios comportamentais -  que precisam ser bem investigadas pelo tutor com a ajuda de um médico veterinário especialista em felinos.

Algumas situações rotineiras para outros animais podem ser muito estressantes para os bichanos. Levá-los ao veterinário, por exemplo, pode ser motivo de estresse. O problema é quando a causa desse estresse é recorrente, tornando-se um problema crônico na vida do gato e de toda a família. 

Alguns sinais de estresse em gatos:

- Isolamento

- Alteração na rotina

- Maior ou menor ingestão de alimentos

- Mudança na frequência e local de urinar e defecar

- Lambedura compulsiva e de forma crônica

- Agressividade

- Marcação territorial

- Excesso de vocalização

- Distúrbios de sono

- Ansiedade e hiperatividade.

É muito importante que ao notar qualquer mudança no comportamento do gato, o tutor procure um veterinário especializado. Isso porque a mudança de comportamento e o estresse felino podem ser gatilhos para o início de doenças clínicas importantes como a inflamação na bexiga, as cistites, doenças gastrointestinais e lesões de pele.

Motivos do estresse em gatos

O estresse em gatos ainda é pouco diagnosticado e pouco percebido pelos tutores, principalmente porque se trata de uma espécie que vive dentro das nossas casas, mas que não mudou tanto suas características físicas e comportamentais durante o processo de domesticação. Assim, o felino pode se sentir mais ansioso e ser mais suscetível ao estresse.

Dentre as causas comuns de estresse em felinos estão: falta de adequação do ambiente e de enriquecimento ambiental, mudança brusca de ambiente sem uma preparação, a grande quantidade de gatos convivendo no mesmo local, pouca interação com humanos (tutores que não brincam e interagem pouco com seus gatos) e a previsibilidade em sua rotina.

Como evitar o estresse do gato?

A principal dica é buscar veterinários especializados em felinos para entender melhor sobre o comportamento dos gatos. Os profissionais poderão explicar melhor sobre o bem-estar dos animais, dar dicas de enriquecimento ambiental para que o animal se sinta confortável e seguro onde vive.

Outro ponto é não tentar punir o gato quando ele tiver atitudes que não te agrade.  Isso porque o tutor pode gerar mais medo e ansiedade, piorando o quadro. Veja as dicas para evitar estresse em gatos:

- Respeitar o comportamento natural do bichano;

- Enriquecer o ambiente com prateleiras, arranhadores, brinquedos, túneis, caixas, esconderijos;

- Brincar e interagir com o gato; 

- Evitar qualquer mudança brusca na rotina da casa e sempre que possível fazer uma adaptação lenta

- Evitar muitos animais no mesmo ambiente.

Se o gato estiver mostrando sinais de estresse, o veterinário pode recomendar terapia comportamental, medicamentos ou suplementos para ajudar a reduzir os sinais. Outras formas de tratamentos alternativos, como acupuntura, também pode ser útil.

A Fórmula Maracujá da Botica Pets é um suplemento 100% natural que age como um calmante natural e é indicada para animais muito agitados, ansiosos e medrosos pois atua no Sistema Nervoso Central. Por ajudar os gatos a ficarem menos tensos, favorece tratamentos como fisioterapia e acupuntura. 

Disponível em comprimido e pó. Composição: passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B).

 Compre a Fórmula Maracujá aqui.

Leia também: 

Ansiedade em gatos: como lidar?

4 benefícios dos suplementos naturais para os gatos.

Quais as vantagens dos suplementos naturais para cães e gatos?

 

 

 

 

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados