Ansiedade em gatos: como lidar?

O gato é um animal muito independente, inteligente e curioso. Geralmente são animais afetuosos com seus tutores, gostam de brincar e explorar, além de caçar. No entanto, podem sofrer com ansiedade em algumas situações.

A ansiedade é um problema comum entre gatos. Os sinais mais comuns são morder, arranhar, lamber excessivamente, fugir ou se esconder. Não há uma porcentagem exata de gatos ansiosos no mundo, pois isso depende de vários fatores, como a raça, o ambiente e a saúde do animal. No entanto, estima-se que cerca de 10 a 20% dos gatos possam sofrer de ansiedade.

Ao lidar com a ansiedade do gato, é importante ter em mente que o gato pode demorar algum tempo para se acostumar com alterações em sua rotina. É importante ter paciência e oferecer ao gato carinho e compreensão sempre que houver alguma mudança em sua rotina - seja uma viagem, mudança de casa ou ambiente que ele fica, troca na alimentação, chegada de um novo membro da família, medo de outros animais ou pessoas, falta de exercício, tédio ou estresse. 

Se você não conseguir identificar a causa, é importante consultar um veterinário para descobrir o que está causando o comportamento e como tratá-lo. Leia a seguir e saiba como lidar melhor com o comportamento ansioso do gato.

Sinais de ansiedade em gatos

Para identificar a ansiedade em gatos é muito importante observar o comportamento deles. Os sinais mais comuns de ansiedade em gatos incluem:

Agressividade: podem se tornar mais agressivos do que o normal, arranhando ou mordendo pessoas ou outros animais.

Comportamento destrutivo: arranhar móveis ou outros objetos, ou até mesmo urinar fora da caixa de areia.

Mudanças de comportamento: os gatos podem se tornar mais quietos ou mais agitados do que o normal (correndo de um lado para o outro ou pulando em móveis sem parar), lamber ou vocalizar excessivamente.

Perda de apetite: perder o interesse em comer ou beber água. Como consequência, podem perder peso rapidamente. 

Gatos que vivem em apartamentos são mais estressados? 

Isso pode ocorrer sim. Claro que vai depender do perfil e estilo de vida do animal, mas a maioria dos que vivem em apartamentos são mais estressados porque têm menos espaço para explorar e menos estímulos para mantê-los ocupados. Eles também podem sentir-se presos e ansiosos por não terem a liberdade de sair e explorar o mundo exterior. Além disso, eles podem sentir-se sobrecarregados com a presença constante de seus donos, o que pode levar ao estresse.

Tratamento para a ansiedade felina

Uma das melhores maneiras de tratar a ansiedade do gato é garantir que ele tenha uma boa qualidade de vida. Isso inclui oferecer a ele um espaço seguro e confortável para viver, brincar e se exercitar. Por exemplo, evite mudanças repentinas na rotina e forneça alimentação saudável e que ele goste. Também é importante oferecer ao gato refúgio e segurança, garantindo um local em que ele se sinta seguro, como um caminha no estilo "toca" ou uma caixa de transporte, onde ele possa se esconder quando se sentir ameaçado. 

Além disso, é importante proteger o gato de estímulos externos que possam causar ansiedade, como barulhos altos ou alguém invadindo o seu território. 

Se o gato estiver mostrando sinais de ansiedade, o veterinário pode recomendar terapia comportamental, medicamentos ou suplementos para ajudar a reduzir o estresse. Outras formas de tratamentos alternativos, como acupuntura ou terapia comportamental, também podem ser úteis.

A Fórmula Maracujá da Botica Pets é um suplemento 100% natural que age como um calmante natural e é indicada para animais muito agitados, ansiosos e medrosos pois atua no Sistema Nervoso Central. Por ajudar os gatos a ficarem menos tensos, favorece tratamentos como fisioterapia e acupuntura. 

Disponível em comprimido, palito e pó. Composição: passiflora (efeito ansiolítico, melhora a hiperatividade, auxilia em distúrbios nervosos, fobias e agressividade) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (ação digestiva e imunoestimulante, além de fonte de vitaminas do complexo B). Compre a Fórmula Maracujá aqui.

Como fazer enriquecimento ambiental para gatos? 

O enriquecimento ambiental é muito importante para ajudar os gatos ansiosos. Aprenda como você pode criar um ambiente interessante para o seu felino e auxiliar na redução da ansiedade dele.

1. Garanta ao gato um ambiente estimulante: 

• Coloque arranhadores, caixas de areia, caixas de dormir, brinquedos e outros objetos para que ele possa explorar. 

• Ofereça ao gato acesso a janelas e varandas para que ele possa observar o mundo exterior. 

• Coloque prateleiras e caixas em diferentes alturas para que ele possa escalar e se sentir seguro. 

2. Ofereça alimentos saudáveis e nutritivos, como carne e peixe. Para isso, conte com a orientação do veterinário.

3. Atividades estimulantes: 

Brinquedos interativos, como bolas, ratos de pelúcia e cordas ou que estimulem a caça, a inteligência, como quebra-cabeças e labirintos. 

4. Proporcione momentos de carinho e afeto: tire um tempo para acariciar e brincar com ele (como jogar com bolinhas de papel e brincar de esconde-esconde).

5. Gatos ansiosos marcam paredes e móveis com as unhas, mas também para  marcar seu território, se exercitar, se limpar e para se divertir. Para evitar que seu gato arranhe móveis e paredes, é importante fornecer a ele um lugar adequado para arranhar. Isso pode ser feito fornecendo ao seu gato um poste de arranhar, que é um poste de madeira ou plástico especialmente projetado para que os gatos possam arranhar. 

Gostou das dicas? Então leia também:

4 benefícios dos suplementos naturais para os gatos.

Gatos obesos: como identificar e tratar?

Quais são os cuidados importantes com a pele e o pelo do gato?

 

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados