Ar condicionado pode fazer mal aos pets?

Será que deixar o pet exposto muito tempo ao ar condicionado pode fazer mal a ele? Apesar de não se falar muito, o conforto térmico é um tema importante para o bem-estar de cães e gatos. 

Nos meses de verão, o calor em muitos locais do país pode chegar a mais de 40o graus e todos nós sofremos com isso. Um dos alívios para muitas pessoas é o ambiente climatizado por um ar condicionado. No entanto, médicos-veterinários alertam para a moderação dos tutores em relação ao ar frio devido à maior sensibilidade do sistema respiratório dos pets. 

Em relação ao ar quente por um aquecedor também deve ser motivo de preocupação - uma vez que temperaturas extremas podem afetar os peludos. Por isso é tão importante entender a diferença entre o conforto térmico animal e humano. 

Saiba melhor a seguir.

 

Conforto térmico para cães e gatos

Os cães e gatos têm uma temperatura corporal diferente dos humanos. Quando falamos dos pets, a temperatura pode ser um pouco mais elevada: entre 37,2 a 39 graus.

Em locais muito quentes, os animais podem ser afetados. A pelagem e a falta de glândulas sudoríparas os obrigam a fazer o equilíbrio da temperatura por meio da respiração. Por isso, o ambiente é um fator muito importante para o conforto térmico dos pets.

Os principais sinais clínicos de que o pet pode estar com calor são respiração ofegante, salivação excessiva, língua "azulada", muita sede, fraqueza vômito, diarreia, desorientação e convulsões. Outros sinais de hipertermia - mas que só são verificados por um veterinário - são o aumento da frequência respiratória e cardíaca. 

Mas, então, o ar condicionado pode resolver o problema?

É importante saber que o uso do ar-condicionado é controlado apenas para o conforto térmico dos tutores, podendo afetar a respiração e, consequentemente, trazer alergias ou dificuldades na respiração dos pets. Por isso, a atenção com o controle da umidade ou secura do ambiente é muito importante.

A dica é observar o comportamento dos cães e gatos em ambientes climatizados. Qualquer dificuldade de respirar, coceira, tosse e espirros persistentes podem indicar que o ar está fazendo mal ao pet e até contribuindo para desenvolver alergias.

O que fazer quando o pet passa muito calor?

Veja a seguir algumas dicas de como cuidar do pet nos dias mais quentes!

Hidratação: é importante incentivar que o peludo beba bastante água, pois o calor pode deixar o pet desidratado. Uma dica é espalhar potes de água por vários lugares da casa e trocar a água mais de uma vez ao dia, mantendo-a sempre limpa e fresca. 

Passeios: o ideal é programar os passeios para o início da manhã e/ou final da tarde (antes das 10 horas e após às 18 horas). O calor, nestes horários, é menor. 

Cuidado ao sol: além do protetor solar específico para pets, se o cachorro ficar muito ofegante, para evitar o aquecimento do corpo, borrife água no dorso e nas patinhas. Isso ajudará a resfriar o animal. Caso ele continue muito ofegante, procure um veterinário. 

Abrigo: os cães que vivem fora de casa precisam ter um local para se abrigar do sol. Por isso, é fundamental manter um espaço com sombra e que não seja extremamente quente. 

Gostou das dicas? Então leia também:

 

https://blog.boticapets.com.br/comportamento/saiba-identificar-os-sinais-que-o-seu-peludo-passa-mal-de-calor/ 

 

https://blog.boticapets.com.br/cuidados/5-problemas-na-pele-ou-pelos-dos-caes-que-podem-ser-agravados-no-verao/ 


https://blog.boticapets.com.br/cuidados/quais-sao-os-cuidados-importantes-com-a-pele-e-pelo-do-cachorro/

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados