Tudo o que você precisa saber sobre o corpo do seu cachorro

Você já parou para pensar como funciona o corpo do seu cachorro? Será que tem muitas diferenças em relação ao nosso? É claro que cada espécie tem as suas particularidades - tanto é que não comemos as mesmas coisas, muitos medicamentos que nos ajudam podem prejudicar a eles, ou até mesmo produtos para pele humana podem causar alergias nos peludos - mas existe sim muita similaridade em relação à composição dos órgãos e sistemas humanos e dos peludos.

Veja a seguir algumas curiosidades* que separamos sobre o corpo humano e o do cão.

Cachorro x homem

Neurônios no córtex cerebral: 160 milhões x 86 bilhões

Peso do coração: 120 gramas a 1,9 kg x 250 a 400 g

Peso médio do cérebro: 95 g x 1,2 kg

Batimentos cardíacos: 70 a 160 por minuto x 68 a 86 por minuto

Capacidade do estômago: 0,5 a 8 litros x 1,5 litro

Papilas gustativas: 1,7 mil x 10 mil

Ossos do esqueleto: 320 ossos x 206 ossos

Trato digestivo: 3 vezes o tamanho do animal x 9 metros

Costelas: 13 pares x 12 pares

Cromossomos: 39 pares x 23 pares

Temperatura corpórea: 37,5 a 39,3°C x 36 a 37,5 °C

*As informações acima foram retiradas da Revista Superinteressante.

Créditos imagem: Revista Superinteressante, 2018.

Anatomia do cachorro

As raças podem variar muito em tamanho, mas os cachorros possuem uma estrutura óssea muito parecida com a nossa, podendo chegar a ter 320 ossos (enquanto um adulto tem 206 ossos). O esqueleto do cachorro se divide em duas partes: o apendicular (patas dianteiras e traseiras e os quadris) e o axial (cabeça, coluna, cauda e tórax).

Os cães conseguem saltar com muito mais facilidade que nós, devido às suas articulações e ao formato de seus membros. Para isso, têm maior força muscular e óssea em sua porção proximal (mais próxima do tronco) e são mais delgados em sua porção distal (mais distante do tronco).

Já o crânio do cachorro, dependendo da raça, pode ter diferentes formatos. Basta pensar num Pastor Alemão, por exemplo, e em um Pug. Enquanto no Pastor o focinho é mais longo, no Pug é mais curtinho (conhecido como braquicefálico). Esses cães possuem maior dificuldade para respirar devido à conformação dos ossos do crânio, fazendo com que a cabeça fique mais curta do que o normal e que o focinho seja achatado.

Além de respirar com mais dificuldade, os braquicefálicos são mais ruidosos (fazem barulhos de roncos devido ao palato mole prolongado, que constitui a parte de trás do céu da boca) e têm maior dificuldade de realizar a termorregulação do corpo. Isso porque outra particularidade dos cães é que não transpiram como nós (por glândulas sudoríparas espalhadas pela derme) e a respiração é a única forma de controlar a temperatura do corpo.

Os sentidos dos cachorros

É também na cabeça que estão a maioria dos órgãos sensoriais: olhos, boca, nariz e orelhas, sendo que os dois últimos são bem eficientes nos cães.

Olhos: a composição dos olhos dos cachorros é bem similar à nossa: globo ocular composto por córnea, íris, pupila, nervo óptico, corpo ciliar, entre outras partes. Por outro lado, possuem uma visão diferenciada: os cachorros têm uma visão periférica bem mais ampla, com capacidade de enxergar de 200° a 270°, dependendo da raça do cachorro, enquanto nosso ângulo de visão é de 180°. Agora, em relação às cores que enxergam, alguns estudiosos afirmam que os cães não veem o mundo em tantas cores como os humanos. Além disso, eles enxergam com nitidez objetos que estejam, no máximo, a seis metros de distância. Enquanto para os humanos essa distância é de 22 metros.

Boca: o cachorro tem em média 42 dentes e caninos fortes (enquanto humanos têm 32 dentes). Como nós, possuem papilas gustativas distribuídas não apenas na língua, mas também no céu da boca. A capacidade de sentir sabores também é importante para os cães identificarem mais facilmente alimentos perigosos, como comida estragada. A língua tem função termorreguladora e é adaptada para carregar a água do bebedouro até a boca.

Focinho: como mencionado, o tamanho e o formato do focinho do cachorro variam de acordo com a raça. Porém, em sua maioria, são excelentes farejadores. Contam com mais 200 milhões de células olfativas, enquanto nós temos em torno de 5 milhões. Os odores não só norteiam os bichos no ambiente como estão ligados às memórias.

Ouvido: a orelha do cachorro se movimenta muito mais que a nossa por contar com cerca de 18 músculos que os permitem movimentar até encontrar a melhor posição para captar determinado som. Enquanto eles escutam entre 10.000 e 45.000 Hz, o ser humano consegue captar sons entre 16.000 e 20.000 Hz - ou seja - os cachorros têm uma capacidade auditiva muito superior à dos humanos. Já na parte interna, a estrutura se parece muito com a nossa: possuem tímpano, cóclea e um conjunto de ossículos que amplificam as vibrações do tímpano e mandam os estímulos para o nervo auditivo.

Patas: os cães se locomovem apoiando-se nas patas dianteiras e traseiras. No entanto, são animais digitígrados (que andam sobre os dedos). Nas patas possuem as estruturas mais fofas de todas, conhecidas como "almofadinhas". Na verdade, os coxins são estruturas feitas de um tecido mais espesso que o restante do corpo e, entre as suas funções está o de fortalecer o impacto dos pulos e caminhadas e caminhar em superfícies mais quentes e frias. No entanto, é preciso tomar cuidado com temperaturas elevadas para não queimar as patinhas.

Cauda: por mais curioso que pareça, a cauda dos cães é uma extensão de sua coluna vertebral e auxilia o cão a manter o equilíbrio, além de ser fundamental para a sua comunicação com a gente. Quem não entende os sinais de quando o cão está alegre, com medo ou ansioso.

Por dentro do cachorro

Assim como nós, o corpo dos cachorros é composto por sistemas (circulatório, digestório, respiratório, nervoso, urinário, reprodutor etc.) e órgãos (coração, estômago, rins, cérebro, bexiga etc.). Por isso, estão propensos a desenvolver diversas enfermidades similares às nossas ao longo da vida.

Além disso, para combater doenças, os cachorros também contam com a proteção do Sistema Imunológico. Esse sistema é formado por diversas células e moléculas capazes de desenvolver uma resposta (uma espécie de proteção do corpo) contra invasores estranhos ou perigosos: micro-organismos (bactérias, vírus, protozoários e fungos), parasitas (como vermes, pulgas e carrapatos), células cancerígenas e muito mais.

Para defender o organismo contra esses invasores, o sistema imunológico deve ter a capacidade de distinguir entre o que pertence ao organismo e o que não pertence para que possa agir. A baixa imunidade é quando o sistema de defesa do organismo não está conseguindo proteger o corpo da forma como deveria contra as agressões externas e acaba não combatendo infecções adequadamente.

Por isso, é fundamental cuidar bem da saúde para manter a "imunidade alta". Alguns nutrientes ajudam a aumentar a imunidade do pet e agem para reduzir o risco de desenvolvimento de diversas doenças. Eles têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na desintoxicação do organismo e das vias digestivas e contribuir para o fortalecimento das defesas naturais dos pets.  Os nutrientes são retirados dos alimentos que consumimos como a cenoura e a alcachofra, por exemplo.

Você pode encontrar esses nutrientes - e outros também benéficos - nos produtos da Botica Pets em quantidade ideal para os cachorros. São fórmulas elaboradas com ingredientes 100% naturais que, combinados entre si, estimulam as defesas do organismo, tratando e preservando a saúde e o bem-estar dos pets. Conheça os nossos produtos:

Fórmula Maracujá: age como um calmante natural, indicado para animais muito agitados, ansiosos e medrosos pois atua no Sistema Nervoso Central. Por ajudar os pets a ficarem menos tensos, favorece tratamentos como fisioterapia, acupuntura e até sessões de adestramento. Conheça a Fórmula Maracujá.

Fórmula Geriátrica: promove a melhora da saúde do pet idoso como um todo, retardando o processo de envelhecimento, aumentando a imunidade e a disposição, reduzindo sinais de senilidade, alteração de sono e perda de memória. Conheça a Fórmula Geriátrica.

Fórmula Equilíbrio: efeito detox, melhorando o funcionamento dos órgãos digestivos. Benefícios para a pele e pelagem, reduzindo a queda de pelos e odores desagradáveis, deixando os pelos mais brilhantes e auxiliando na resposta a tratamentos dermatológicos. Conheça a Fórmula Equilíbrio.

Fórmula Vigor: indicada principalmente para animais atletas, convalescentes ou em tratamento fisioterápico. Age como um revigorante, aumentando a imunidade, estimulando o apetite e contribuindo para aumento da massa muscular. Conheça a Fórmula Vigor.

Fórmula Fit: auxilia no processo de emagrecimento, pois promove a saciedade, acelera o metabolismo e tem ação termogênica, estimulando a queima calórica. Conheça a Fórmula Fit.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados