Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/botica/public_html/blog/include/funcoes.php on line 204
Saiba sobre os benefícios da terapia assistida por animais

Saiba sobre os benefícios da terapia assistida por animais

Só quem já passou algum tempo longe do pet sabe o que é sentir a imensa falta que eles podem fazer em nossas vidas. Ainda mais quando o motivo é uma doença e há a necessidade de internação em um hospital. É por isso que hoje a visita de cães,  gatos e outros animais de estimação em hospitais é permitida por lei em algumas cidades. A terapia assistida por animais (TAA) é autorizada em todos os hospitais municipais de São Paulo desde fevereiro de 2018, mas não na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, hospitais particulares também já aderiram a este tipo de terapia.

Terapia assistida por animais: quais os benefícios para os pacientes?

A ATT pode contribuir para a melhora física e emocional do tutor Os benefícios de ter por um momento a companhia do animal de estimação enquanto se está hospitalizado são inúmeros. A intervenção assistida por animais ou pet terapia contribui para a melhora emocional e física dos pacientes, por meio de um tratamento mais humanizado dos pacientes.

Benefícios dos animais para pacientes

Segundo especialistas, a pet terapia é responsável por reduzir o estresse gerado pela internação no ambiente hospitalar, contribuindo para a sensação de prazer e pela certeza de que a permanência no local pode não ser tão dolorosa em todos os momentos.

Conheça os benefícios para os pacientes:

Reduz os níveis de ansiedade e estresse.

Aumenta os níveis de ocitocina e a sensação de bem-estar.

Incentiva o contato social.

Diminui a percepção de dor.

Amplia a comunicação do paciente com a equipe do hospital.

O que é preciso para levar o pet ao hospital

A companhia do pet pode ser fundamental para o bem-estar do paciente! Se você quer levar o pet para visitar alguém que está internado precisa, primeiro, seguir alguns protocolos. O primeiro deles é entrar em contato com a equipe médica (para saber se o paciente tem condições de receber a visita) e com a Administração do hospital (para se certificar se a entrada do pet é permitida e, se sim, quais são as regras). No dia marcado para a visita, o pet precisa estar com banho e vacinas em dia, além de possuir um laudo veterinário que ateste o bom estado de saúde. É importante também providenciar uma caixa de transporte, guia e coleira! Se você gostou deste post, não deixe de ler sobre como funciona a memória dos cães. E se você quer garantir ainda mais cuidados para os seus pets, veja estas dicas e estes itens incríveis! Veja também: Humanização dos pets: tratar os animais como humanos é uma boa ideia?