Saúde bucal: como e porque cuidar dos dentes do pet?

A hora da escovação dos dentes é um momento muito importante para garantir a saúde dos pets. Isso porque a doença periodontal pode aparecer em qualquer etapa da vida do cachorro e, para preveni-la, a higiene diária é o melhor cuidado a ser oferecido.

Mas como saber se os dentes e a boca do cão estão saudáveis?

Ao examinar a boca do seu cachorro, verifique se os dentes estão bem firmes e brancos, se a gengiva não sangra com facilidade, o que pode ser um indício de inflamação. Caso detecte algo diferente como dente amarelado, mau hálito ou formação de tártaro, procure um veterinário.

Tártaro e outros problemas dentais nos cães

A falta de escovação adequada contribui para o desenvolvimento da doença periodontal, que causa inflamação e infecção nos dentes, podendo acometer a gengiva e os ossos da boca do cachorro. A saliva contém sais minerais como o cálcio que, com o passar do tempo, mineralizam a placa e formam o tártaro. Esse processo é rápido: em 24 horas já se forma uma nova placa e, por isso, a escovação diária é o melhor método de prevenção e cuidado com os dentes.

Mesmo com a escovação, o tártaro irá se formar com o tempo. Assim, é preciso levar o peludo para uma avaliação dentária anual com um veterinário especializado. Também deve-se procurar ajuda quando outros problemas dentais aparecem no pet, como fraturas dentárias, câncer de boca, lesões de reabsorção dentária e fraturas de mandíbula.

3 dicas para escovar os dentes do cão

Veja a seguir as dicas para realizar a escovação dos dentes do cachorro.

Dica 1 - é importante utilizar apenas produtos de uso veterinário, ou seja, específicos para os animais. Não devemos usar, por exemplo, a pasta de dentes de adultos ou crianças. Isso porque possuem muito flúor e os cães vão engolir todo o conteúdo, o que não é recomendado.

Dica 2 - a escovação deve ser um momento de brincadeira para o pet. No primeiro momento, faça apenas a massagem dos lábios e gengiva com os dedos ou com uma gaze enrolada no dedo. Depois, manipule a região e elogie pet, falando ‘‘muito bem'' e ainda reforce o comportamento com carinho ou passeio.

Dica 3 - para escovar os dentes do seu amigão, não é preciso abrir muito a boca dele. A anatomia dos dentes dos cães é bem diferente, pois eles não têm os sulcos que temos. A escovação pode ser feita com movimentos circulares.

Hábitos importantes para dentes saudáveis

O primeiro hábito que os tutores devem ter é o de escovar diariamente os dentes do cachorro. Como explicado, uma escovação semanal de nada adianta para evitar a formação da placa bacteriana. A escovação deve começar com o pet ainda filhote, uma vez que a boca está saudável e os dentes, branquinhos. Nos pequenos, a escovação pode ser feita usando uma gaze enrolada no dedo ou com uma escova de cerdas macias. O check-up anual com especialista também é fundamental.

Outro ponto importante é tomar cuidado ao escolher os biscoitos e bifinhos, pois além de gerar ganho de peso para o pet, não ajudam a remover a placa bacteriana. No mercado existem snacks de uso odontológico que possuem consistência firme e enzimas que ajudam no combate ao acúmulo de placa.

Os ossos e brinquedos para filhotes também devem ser selecionados para evitar fraturas dentárias.

Leia mais dicas de como cuidar do seu melhor amigo em nosso blog!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados