Saiba como se comunicar melhor como o pet

Se você tem a sensação de que o seu cachorro entende tudo o que você fala, saiba que não é o único. Saiba também que não é somente uma impressão. Realmente, os cães são capazes de entender a comunicação humana como nenhuma outra espécie, segundo pesquisas realizadas nos últimos anos. Segundo um estudo publicado na revista Science, publicado por uma equipe da Universidade de Loránd, em Budapeste (Hungria), os cachorros possuem a capacidade de diferenciar as palavras, assim como a nossa entonação. Além disso, utilizam áreas do cérebro semelhantes às utilizadas por humanos. Isso leva os pesquisadores a entenderem que a capacidade de aprendizagem de vocabulário não é uma exclusividade humana. Neste estudo, os cientistas estudaram os resultados de exames de ressonância magnética de treze cães. Todos de diferentes raças para entender as suas reações à linguagem. Os resultados revelaram que os cachorros reconhecem as palavras de forma diferente umas das outras, independentemente da entonação. E o fizeram utilizando o lado esquerdo do cérebro, como fazem os seres humanos.  

Comunicação entre eles

Os pets também possuem uma linguagem própria para se comunicarem entre si como cheiros. Por isso fazem xixi de demarcação e cheiram o bumbum do outro. Movimentação da cauda, postura corporal e também gestos como abaixar as patas da frente para chamar o amigo para brincar, deitar de barriga para cima como sinal de submissão e outros. Entender as diversas formas de comunicação dos pets é muito importante para ajudar a melhorar a convivência com a família e outros animais. Só assim você pode poderá perceber se alguma situação causa desconforto ou medo a ele. Também será possível identificar se está em um momento de descontração.  

Veja algumas formas de comunicação do pet

Latir: para cada situação pode haver um tipo de latido. Quando o cão vê outro cão, quando alguém passa no portão, quando chega visitas em casa e para diversas outras situações de alerta.
Lamber excessivamente as patas: além de problemas de pele (alergia ou infecções de pele), esse comportamento pode significar tédio e ansiedade.
Lamber você: pode significar carinho ou mais uma maneira dele chamar sua atenção.
Abanar o rabo: demonstração de felicidade.
Respirar e exalar o ar de forma diferente do normal: esse som para outros pets pode demonstrar que eles estão mais dispostos a brincar.
Cabeça baixa e rabo entre as patas: medo, vergonha (sinal que fizeram algo errado) ou submissão.
Rosnar: Alerta ou aviso de defesa ou sinal de ameaça.

Se você quer saber mais sobre como cuidar do seu pet, leia as notícias do nosso blog e siga nosso canal do Telegram, clique aqui!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados