Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/botica/public_html/blog/include/funcoes.php on line 204
Saiba como cuidar da saúde bucal do pet

Saiba como cuidar da saúde bucal do pet

Muitos tutores só param para reparar na saúde bucal do pet quando os dentes já estão amarelos e o mau hálito está incomodando. Quando isso ocorre, na maioria das vezes, a doença periodontal já está instalada e será preciso recorrer a um veterinário especializado em odontologia. Mas como evitar esse problema? Ao examinar a boca do seu pet, os dentes devem estar bem firmes e brancos, além da gengiva não apresentar inflamação. Isso é importante para garantir os cuidados com os dentes do peludo. A prevenção é a melhor coisa que o tutor pode fazer pelo seu melhor amigo. Leia a seguir como cuidar dos dentes do pet para evitar a doença periodontal.  

Como ocorre a doença periodontal?

Ela se inicia com o acúmulo de placa bacteriana, que pode evoluir na formação de tártaro e causar a deterioração dos tecidos que sustentam os dentes, como a gengiva e o osso alveolar. Como as lesões ocorrem sob a gengiva, muitas vezes o tutor não percebe. A maioria das doenças orais têm progressão rápida e silenciosa e só podem ser detectadas precocemente com a inspeção da boca por um veterinário.  

Quais as consequências da doença periodontal?

* Perda de dentes * Migração de bactérias para rins, fígado e coração. * Mau hálito * Dificuldade para mastigar * Emagrecimento * Dor  

Como prevenir a doença?

A melhor prevenção é a escovação diária. Os cuidados com a saúde bucal devem começar cedo, incluindo escovação regular, complementada com produtos mastigáveis específicos para saúde bucal e visitas frequentes ao veterinário.  

Como cuidar da saúde bucal do pet?

Escove diariamente: a primeira forma de prevenção deve ser a escovação. Use uma gaze enrolada no dedo ou uma escova de dente de cerdas macias. A escovação semanal não surte nenhum efeito, uma vez que a placa bacteriana se acumula nos dentes todos os dias. Use produtos veterinários: a pasta de dente usada para a escovação deve sempre ser de uso veterinário, pois os cães não sabem cuspir e poderão engoli-lo. Evite petiscos e brinquedos perigosos: alguns brinquedos duros como ossos naturais, joelho de porco, ossos defumados podem causar fraturas dentárias. Os brinquedos devem ser dobráveis, caso contrário, farão mal à saúde oral do animal. Check-up preventivo: é fundamental levar o peludo para a avaliação do veterinário a fim de evitar os problemas na cavidade oral. Além da limpeza, o profissional poderá avaliar se há alguma doença acometendo os dentes do pet. Se você quer saber mais sobre os cuidados com pets, não deixe de acompanhar o nosso blog e também o canal do Telegram.