Por que é importante realizar check-up de rotina nos pets?

As visitas periódicas ao veterinário e o check-up são fundamentais em todas as fases de vida dos cães e gatos. Isso porque uma medicina preventiva, ou seja, que evita o aparecimento de enfermidades ou ainda que facilita o diagnóstico precoce, é um dos principais fatores para manter o seu pet saudável e com maior qualidade de vida. Afinal, quem não quer passar o maior tempo possível ao lado do melhor amigo?   Por isso, veterinários recomendam que o check-up preventivo e exames de rotina sejam realizados ao menos anualmente, quando o pet não possuir nenhuma doença crônica e que necessite o acompanhamento do profissional em um intervalo menor. Oferecer os cuidados necessários é parte da responsabilidade de ter um peludo em casa.  

Consulta veterinária de rotina

No check-up será avaliado o estado de saúde do animal a fim de descartar possíveis enfermidades que podem não manifestar sintomas muito claros. Isso ajudará a prevenir a transmissão de doenças para outros pets e para a família. Durante a avaliação clínica, por meio do exame físico, o veterinário pode identificar alterações importantes, que, muitas vezes, podem passar despercebidas pelos tutores, como por exemplo, tumores de mama, que, no início, podem ser muito pequenos e se a intervenção for realizada nesta fase as chances de cura são maiores.   O veterinário irá orientar sobre o protocolo de vacinação, de vermifugação e como evitar pulgas e carrapatos. Se necessário, podem ser solicitados exames de rotina como os de sangue para que sejam avaliados parâmetros importantes. Em casos específicos também o raio-x, a ultrassonografia ou outros. Também é parte do papel do médico veterinário explicar sobre a importância da prevenção de doenças, cuidados em casa com limpeza e higiene.   A castração é outro cuidado muito importante. Além de evitar a chegada de novos filhotes, previne tumores de mama e a infecção uterina nas fêmeas e o tumor de testículo e aumento da próstata nos machos.   Já os pacientes mais velhos, com idade superior a 7 anos, deverão fazer exames de rotina anuais, não apenas o ultrassom de abdome, mas exames de sangue, cardiológicos e radiográficos. Para algumas doenças, como as cardíacas, por exemplo, embora não possuam cura em sua maioria, é possível oferecer qualidade de vida aos pets uma vez que são diagnosticadas precocemente.   Medicamentos só devem ser prescritos pelo veterinário: seja para o banho do pet, para aplicação na pele, por via oral ou para colocar no ambiente do peludo. Por isso, é durante a consulta que você deve tirar as suas dúvidas sobre o que pode ou não usar. Produtos usados indevidamente podem acabar comprometendo ainda mais o tratamento do seu cão ou gato. Por isso, não vale a pena arriscar.  

Vacinação para cachorro e gato

A prevenção de doenças deve começar desde cedo. A vacina é um cuidado fundamental para todos os pets e deve ter o acompanhamento de um médico veterinário. Seguir um calendário vacinal completo e efetivo é fundamental para garantir a saúde e a longevidade do seu animal de estimação, além de impedir a disseminação de doenças para seres humanos e outros pets.   Cães e gatos devem ser vacinados nas primeiras seis a oito semanas de vida. As vacinas são repetidas a cada três a quatro semanas, até que o animal tenha 16 semanas em média.  É muito importante respeitar as recomendações da bula das vacinas na hora de adotar um protocolo vacinal, o qual pode ser individualizado pelo médico veterinário.   Uma parte integrante da vacinação dos filhotes de cães e gatos é a vacina de “reforço”, que é tradicionalmente aplicada 12 meses após a última vacina da série primária. O principal objetivo é assegurar a proteção imunológica do animal. A repetição deve ser anual ou de acordo com o veterinário que acompanha o seu pet. Veja a seguir as vacinas recomendadas pela World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), organização mundial que é referência na área:  

Vacina para cães

Raiva – recomendada a partir dos 3 meses, com reforço anual. V8 ou V10 – a partir de 6 semanas de idade, administrada em três doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados. Gripe canina – a partir de 8 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação. Em única dose com reforço anual para animais já vacinados. Giardíase – a partir de 8 semanas de idade, administrada em duas doses na primeira vacinação, e em única dose com reforço anual para animais já vacinados.  

Vacinas para gatos

Vacina Tríplice V3: protege contra duas das doenças respiratórias, a rinotraqueíte felina e a calicivirose felina, além da panleucopenia felina, uma que acomete o sistema digestivo e sanguíneo de forma grave. Vacina Quádrupla V4: previne as mesmas doenças que V3 e também contra a clamidiose. Vacina Quíntupla V5: protege contra a leucemia felina, um dos mais altos índices de mortalidade entre gatos.  

Alimentos que ajudam a prevenir doenças

Alimentos funcionais são aqueles que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.  

Cenoura

Fonte natural de antioxidantes, fibras, vitamina A, C, E e carotenóides, a cenoura estimula a reconstituição dos tecidos, previne problemas cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas. Sua ação antioxidante, combate o envelhecimento e favorece a saúde da visão.  

Extrato de alcachofra

Responsável por facilitar a digestão, promove a eliminação de toxinas e a regulação do intestino. Apresenta ação tóxica contra células tumorais e tem atividade antioxidante. Além disso, aumenta a imunidade e atua como anti-inflamatório, antimicrobiana e antifúngica.  

Chlorella

Rica em clorofila, melhora a imunidade do pet, promove a desintoxicação do organismo, estimula o crescimento e a recuperação dos tecidos, por conter muito ferro – em concentração equivalente às carnes vermelhas e vísceras – também é indicado em casos de anemia.  

Acerola

É fonte de nutrientes, sendo composta por carboidratos, proteínas, minerais (fósforo e potássio) e vitaminas do Complexo B. Devido ao alto teor de vitamina C é um  antioxidante potente que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, auxilia no tratamento e prevenção do câncer, funciona como adstringente e ainda auxilia na formação do colágeno.  

Passiflora

O maracujá é considerado um calmante natural, possuindo propriedades ansiolíticas que atuam contra a irritabilidade e hiperatividade. Além disso, também possui ação antiespasmódicas que promove conforto digestivo e ajuda a tranquilizar o animal. Melhora da concentração do pet para o adestramento e a realização de exercícios.  

Levedura de cerveja

É considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas.  

Guaraná

Rico em catequina que é uma substância capaz de combater os radicais livres. Tem efeito antioxidante, o que previne o envelhecimento, estimula o sistema imunológico e consequentemente, combate doenças oportunistas. O guaraná também é capaz de reduzir o apetite por manter os níveis de glicose do sangue estáveis. Atuando ainda como energético.  

Garcínia cambogia

Um de seus maiores benefícios é ajudar no controle do apetite, combatendo a obesidade. O ácido hidroxicítrico (HCA) presente na casca estimula o metabolismo e é capaz de reduzir a absorção de gordura. Também contribui para o aumento dos níveis de serotonina, hormônio que regula o apetite, a saciedade e o bem-estar.  

Beterraba

Rica em açúcares, auxilia no combate à fadiga e na redução do estresse muscular. Também promove o fortalecimento muscular e de tendões, devido à alta concentração de potássio e manganês.   É isso que a Botica Pets faz: une a simplicidade milenar da terapia através de plantas e alimentos com a tecnologia moderna. Juntamos esses dois tipos de ativos em fórmulas balanceadas e específicas para várias queixas dos tutores de pets. Proporcionamos uma melhor qualidade de vida para os cães e gatos através, principalmente, do aumento das defesas do organismo.   Para conhecer nossas fórmulas, clique aqui!   Todos os nossos suplementos são 100% naturais e sem conservantes. Os ingredientes, quando combinados, se potencializam e se complementam, promovendo um efeito sinérgico que proporciona saúde e longevidade aos pets.   Clique aqui para acessar nossa loja!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados