Nutracêuticos para cães e gatos: como funciona?

Nutracêuticos para cães e gatos: como funciona?

O uso de nutracêuticos e outras terapias naturais para prevenir ou tratar doenças em cães e gatos é cada vez mais comum. Médicos-veterinários estão “antenados” com o que há de melhor na medicina humana e que pode ser adaptado para os nossos melhores amigos terem mais saúde e qualidade de vida. O uso de nutracêuticos para os pets já tem muitos adeptos que entendem os benefícios que podemos com esses alimentos. Para que você entenda melhor, os nutracêuticos possuem, de forma  concentrada, compostos bioativos provenientes dos alimentos naturais com o objetivo de ajudar em diversas funções do organismo. Isso porque alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, contribuindo para a melhora do estado de saúde e bem-estar. Além disso, reduz o aparecimento de doenças. Hoje já se sabe que muitos alimentos possuem essas propriedades como por exemplo a alcachofra, a laranja amarga, a acerola, o maracujá, a cenoura, a clorela, entre outros.

Quer saber como? Entenda melhor a seguir!

Quando você oferece um nutracêuticos ao seu cão ou gato, em forma de suplementos e de forma contínua, o pet estará ingerindo a concentração adequada de compostos bioativos benéficos para a sua saúde. Estes compostos podem vir de diversos alimentos. Veja alguns exemplos:

Cenoura

Fonte de antioxidantes, vitamina A e carotenóides, que estimulam a reconstituição dos tecidos (auxiliando no tratamento de dermatites, por exemplo) e ajudam a evitar doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas. As vitaminas C, E e o betacaroteno são excelentes antioxidantes e, por isso, possuem atividade antienvelhecimento. Assim, a cenoura ajuda a combater os efeitos provocados pelos radicais livres (que são responsáveis pelo envelhecimento das células). Contribuindo para a manutenção de uma pele mais saudável. A vitamina A favorece a manutenção da saúde da visão.

Alcachofra

Facilita a digestão, estimula o fígado e aumenta a liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino. O lupeol, presente na alcachofra, apresenta ação tóxica contra células tumorais e tem atividade antioxidante. Além de promover a liberação de resposta imunológica. A cinaropicrina, também presente na alcachofra. Possui ação contra a produção do fator de necrose tumoral e prevenindo o câncer, atuando como anti-inflamatório, além de ser antimicrobiana e antifúngica.

Acerola

É a maior fonte de vitamina C e antioxidantes, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência às infecções. Também funciona como um adstringente para distúrbios hepáticos e neutraliza radicais livres. É antioxidante devido ao alto teor de ácido ascórbico (Vitamina C). Facilita a formação de colágeno, melhorando a cicatrização. Além disso, contribui para a manutenção e integridade das paredes dos capilares sanguíneos e na formação de glóbulos vermelhos do sangue (hemácias).

Levedura de cerveja

É considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, minerais e proteínas. A levedura de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) pode ajudar a melhorar a digestão do seu pet. Ela estimula o crescimento e a atividade de bactérias benéficas para o sistema digestório, facilitando a quebra e absorção dos alimentos.

Maracujá

Considerado um calmante natural, o maracujá possui propriedades ansiolíticas (atuando contra irritabilidade e hiperatividade) e antiespasmódicas (promovendo conforto digestivo para ajudar a acalmar o animal). Induz ao sono, devido às propriedades calmantes e evitando a insônia e a agitação noturna. Auxilia no tratamento de distúrbios nervosos, fobias e agressividade, amenizando os efeitos causados por essas alterações.

Benefícios para cães e gatos

Como explicado acima, os nutracêuticos podem conter diversos compostos importantes para promover a saúde do seu pet. Fique por dentro de alguns benefícios que você pode trazer para o seu cão ou gato ao oferecer um suplemento nutracêutico no dia a dia:

Melhora do sistema digestivo e pelagem

As dietas industrializadas são alimentos formulados com rígido critério de qualidade. Entretanto, em alguns casos, podem causar dificuldades orgânicas ou de comportamento. Isso devido ao processo digestivo dos pets não estar totalmente adaptado para metabolizar os componentes desta dieta. A associação de nutrientes funcionais auxilia na eliminação de toxinas, melhorando a absorção de nutrientes, fortalecendo pele e pelos e contribuindo para equilibrar o organismo, e ainda, estimula as defesas naturais.

Ativação do sistema imunológico

Alguns alimentos têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na desintoxicação do organismo e das vias digestivas e contribuindo para o fortalecimento das defesas naturais dos pets. Para ter uma pelagem saudável é importante que o organismo do pet esteja em equilíbrio e com imunidade para combater doenças.

Redução de estresse, medo e ansiedade

O uso do Maracujá para pets tem inúmeros benefícios no tratamento de diversos problemas – como a ansiedade, a hiperatividade, agitação noturna, problemas de sono, só que de uma maneira natural, sem agredir o organismo ou causar dependência.

Conheça as formas de oferecer nutracêuticos ao pet

Além de naturais, os suplementos oferecidos aos cães e gatos precisam ser de fácil administração. Na Botica Pets temos opções para agradar o seu pet:

Comprimidos: pode ser oferecido diretamente ao pet.

Pó: adicionado à ração

Palitinhos: fáceis de agradar a cães.

Dá uma olhada neste vídeo para entender melhor!

Veja o depoimento de alguns de nossos clientes:

O Zion usa o Suplemento Maracujá!



O nosso cliente Kimzarq usa o Suplemento Equilíbrio, da Botica Pets!



Se você precisa de ajuda ou quer saber mais sobre os suplementos da Botica Pets, converse com uma de nossas veterinárias. Clique aqui para tirar as suas dúvidas!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados