Intoxicação em cães e gatos. Como identificar?

Cães e gatos são seres curiosos e gostam de explorar o ambiente, principalmente quando são filhotes. Cheirar e comer o que encontram por aí é muito comum. Por isso, a intoxicação de pets é um tema sério. 

Plantas, produtos de limpeza, medicamentos e até alguns alimentos podem fazer mal aos pets. É por isso que você precisa saber quais são os sinais de um pet intoxicado e o que fazer em caso de emergência. 

Leia a seguir.

Sinais de intoxicação em pets

Os sinais podem variar de acordo com o porte do animal e a substância que causou a intoxicação. Entre os sinais mais comumente apresentados por cães e gatos intoxicados estão:

- Salivação excessiva (podendo até formar uma espuma na boca);

- Vômito;

- Diarreia;

- Dificuldade para caminhar;

- Andar cambaleante;

- Tremores;

- Convulsões;

- Dificuldade para respirar;

- Sonolência;

- Apatia;

- Desorientação.

 

O que fazer em caso de intoxicação?

- O mais importante é estar atento aos primeiros sinais e procurar o médico veterinário o mais rápido possível. Outras ações devem ser seguidas a fim de garantir o melhor atendimento ao pet:

- Não tente oferecer nada ao animal. Nem alimento ou água. Isso porque algumas substâncias podem aumentar ainda mais o efeito do veneno.

- Não induza o vômito.

- É importante tentar identificar o tipo de substância que foi ingerida para ajudar no tratamento. Se possível, separar a planta ou embalagem do produto para o veterinário.

- Se o produto estiver no corpo do pet, retire o excesso para evitar maior absorção através da pele. 

- Se o pet apresentar tremores ou crises convulsivas, é aconselhável envolvê-lo em uma toalha ou cobertor até chegar na emergência. 

- Ter agilidade no atendimento do pet faz muita a diferença. Por isso, sempre tenha o contato da clínica em caso de emergência. Assim você já pode ligar e avisar o que ocorreu para que o veterinário esteja preparado.

No atendimento emergencial, poderá ser necessário realizar uma lavagem estomacal, aplicação de soro, monitoramento de parâmetros (pressão, frequência cardíaca e respiratória), além de medicamentos para reverter o quadro.

 

Quais substâncias podem causar intoxicação em cães e gatos?

É sempre importante ter cuidado com alguns tipos de plantas, produtos de limpeza, medicamentos e alimentos. 

Saiba mais a seguir:

Plantas - antúrio, azaléia, bico de papagaio, copo de leite, espada de são jorge, espirradeira, lírio, mamona, violeta, begônia, babosa, coroa de cristo, dama da noite, hibisco, hortênsia, samambaia, tulipa, arruda, buxinho, comigo ninguém pode, espirradeira, entre outras.

Produtos de limpeza - água sanitária, desinfetante, removedor de cheiro, álcool, detergentes e etc. No geral, os produtos de limpeza podem fazer muito mal aos pets por conter ácido bórico, peróxido de sódio, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, silicato de sódio, óxido de cálcio, amônia.

Alimentos - cebola, uva, chocolate, macadâmia, café, casca e folhas do abacate, carambola, chás, pimenta, sementes de maçã e pêra.

Medicamentos - diclofenaco sódico e potássico (dois tipos de anti-inflamatório), paracetamol, entre outros.

Também é importante cuidar do uso de produtos antipulgas e carrapatos que podem ser tóxicos quando usados em doses inadequadas ou quando ingeridos. 

 

Cuidados importantes

Alguns cuidados são importantes para evitar a intoxicação em cães e gatos. 

Veja as dicas a seguir:

- Nunca deixe substâncias perigosas ao alcance, como produtos de limpeza.

- Evite ter em casa plantas que são tóxicas. Mesmo que não estejam no chão, os gatos podem alcançar. 

- Mantenha medicamentos em armários sempre fechados.

 

Acompanhe nosso blog para notícias sobre o mundo pet!

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados