Como melhorar a pele e pelagem do cachorro?

O cão está perdendo pelo, com feridas ou descamações na pele? Ou ainda se coça muito a ponto de se ferir? Com certeza, esses são sinais de que algo não vai bem com a pele do pet.

As doenças de pele nos cães representam cerca de 70% dos casos atendidos em clínicas e hospitais veterinários. Entre os sinais mais comuns estão a coceira, as lesões e descamações na pele, as falhas no pelo e a pelagem sem brilho ou opaca, a otite recorrente, a lambedura constante das patas e a vermelhidão da pele.

A pele pode revelar muito sobre o bem-estar dos cães, assim como a pelagem. Por isso, é sempre importante que os pelos sejam sempre brilhantes e macios, com pouca queda, enquanto a pele precisa estar íntegra e com coloração uniforme.

E o que você pode fazer para ajudar a melhorar a pele e pelagem do cachorro? A seguir, confira as dicas!

 

Dica 1: Acompanhamento veterinário

Se o seu cão está com sinais na pele ou excesso de queda de pelos, o primeiro passo é procurar um médico veterinário para entender o que está acontecendo. Isso é importante porque a identificação do problema e o tratamento adequado são pontos fundamentais para garantir a saúde da pele e do pelo.

O papel do médico veterinário será o de observar os sinais clínicos, avaliar o estado da pele e dos pelos, solicitar exames e avaliar o que está causando tais problemas. Além de verificar se há a presença de parasitas como carrapatos, pulgas, ácaros (sarnas) e bernes - muito comuns em cães e os principais responsáveis pelas doenças de pele.

Com todas as informações em mãos, o veterinário poderá recomendar a melhor terapia para o pet. Isso poderá incluir medicamentos e fórmulas naturais como a Equilíbrio, da Botica Pets, que auxilia no tratamento de problemas dermatológicos.

Leia mais sobre os benefícios da Fórmula Equilíbrio a seguir.

 

Dica 2: Higiene do cachorro

A higiene e limpeza do cachorro é fundamental para evitar problemas de pele e a queda de pelos. Seja no pet shop ou em casa, o banho deve fazer parte da rotina do cachorro (pode ser dado uma vez por semana ou a cada 15 dias, de acordo com a orientação do veterinário).

Se for dar o banho em casa saiba que é recomendado utilizar produtos veterinários para os pets, já que o pH de produtos humanos é diferente e pode fazer mal ao animal. Você poderá encontrar xampus e condicionadores de acordo com a pelagem (longa ou curta) e coloração (branca, negra e outras) do cão.

Também é importante separar uma toalha, escovas para os pelos e o secador de cabelo. Evite deixar o pelo e a pele úmidos, para evitar a proliferação de fungos, por exemplo.

No verão, época em que as temperaturas podem ser altíssimas, você pode optar pela tosa. A tosa higiênica, que é feita na barriga, patas e regiões “íntimas”, pode ser uma boa opção para dar uma refrescada nos cães. Outra alternativa é uma tosa completa com uma lâmina mais baixa, para que os cães possam se sentir mais confortáveis nessa estação. Apesar de todas as raças poderem ser tosadas, os pets com dermatites devem evitar a tosa para não ocorrer a piora do quadro (a  altura da lâmina de corte pode influenciar).

Algumas raças de focinho achatado podem ter um “cheirinho” mais forte na região do focinho por molharem bastante os pelos ao beber água, causando umidade no local. Nestes casos, secar o pelo e limpar as dobrinhas pode ajudar.

 

Dica 3: Combate aos parasitas

Os cães que não são protegidos corretamente podem adquirir parasitas como carrapatos e pulgas em diversos lugares como pet shops, ruas e praças. E isso vale também para o cão que convive com outros peludos da família e amigos.

A coceira não é o único problema causado pelas pulgas, que também podem causar alergias graves. Entre os sinais comuns estão: perda de pelo, descamação, lesões na pele, além da coceira muito intensa. Essas alergias são resultado de uma reação imunológica causada pela saliva da pulga (que contém substâncias alergênicas) ao picar o pet.

Por isso, garanta que seu bicho esteja adequadamente protegido. Com o auxílio de um veterinário, escolha a melhor forma de proteger o seu pet das pulgas e carrapatos (spray, pipeta, coleira, comprimido mastigável e etc).

 

Dica 4: Alimentação adequada

É muito importante oferecer um alimento de qualidade para os pets. Sim, os nossos bichinhos precisam ter energia e muita disposição para o dia a dia. Por isso, é importante que você conheça as necessidades nutricionais do seu pet, com a ajuda de um médico veterinário.

A melhor ração (seca ou úmida) ou alimentação natural (AN) para o cachorro é aquela que vai fornecer os nutrientes necessários para garantir a saúde do pet. Isso inclui deixar a pelagem mais brilhante, evitar queda de pelos, fornecer energia para o dia a dia, etc.

 

Dica 5: Cuidados com o ambiente onde o cachorro vive

As pulgas podem ficar até 9 meses no ambiente (em estado de pupa, uma espécie de hibernação) só esperando as condições ideais para sair do seu casulo. Este é um dos maiores problemas enfrentados quando há infestação no ambiente e significa que ela pode estar aguardando, nas frestas do piso, no cantinho do sofá, na casinha do cachorro (mesmo ele não estando lá).

Por isso, é importante manter o ambiente limpo, de preferência com o uso do aspirador e com a aplicação de produtos que são capazes de matar as pulgas em qualquer estágio. Nos casos de grande infestação, vale a pena dedetizar a casa, fechar as frestas que elas podem se esconder, cortar a grama e o que mais for necessário para acabar com a infestação. Em resumo, não dá apenas para medicar o pet e achar que vai resolver todo o problema.

 

Dica 6: Fórmula natural para beneficiar o pelo e a pele do cão

A Fórmula Equilíbrio reúne os benefícios dos alimentos funcionais para que você inclua na rotina do seu pet um cuidado natural que proporcione uma vida mais saudável e livre de problemas de pele. Este suplemento é elaborado a partir dos bioativos de ingredientes 100% naturais dos quais extraímos as partes funcionais, que combinadas e potencializadas entre si, estimulam as defesas do organismo, tratando e preservando a saúde e o bem-estar dos pets.

Composição: cenoura (antioxidante) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + levedura de cerveja (melhora a digestão e fonte de vitaminas do complexo B) + alho (imunoestimulante) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante).

Para garantir uma pelagem saudável, o organismo do pet precisa estar em equilíbrio e com imunidade suficiente para combater doenças. Os benefícios dos ingredientes reunidos na Fórmula Equilíbrio têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na detoxificação do organismo e das vias digestivas e contribuindo para o fortalecimento das defesas naturais dos pets. Assim, utilizar a fórmula garante o bom funcionamento do organismo como um todo. E, além disso, estimula as defesas naturais do peludo. 

A fórmula pode ser oferecida em comprimido, palito ou pó.

Se você tem alguma dúvida sobre o suplemento, fale com a nossa equipe!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados