Muita coisa mudou no último ano e é fato que passamos mais tempo em casa do que nunca. O cuidado com o pet também precisou ser adaptado e muitos tutores passaram a cuidar da higiene dos peludos em casa. Dar banho no cachorro não é uma tarefa tão difícil assim, mas é preciso ter alguns cuidados. Qual o melhor xampu? Posso usar o meu para dar banho no peludo? E a temperatura ideal da água? Como proteger os ouvidos? Essas e muitas outras dúvidas podem surgir na hora do banho do cão. Veja a seguir as dicas de como dar banho no seu pet em casa!
Preparamos um passo a passo para o banho do cachorro em casa:
Separe tudo o que você vai usar antes de chamar o pet. Você deve ter: xampu, condicionador, solução de limpeza de ouvidos e algodão, pasta e escova de dentes, toalha e secador de cabelo (se o pelo do pet for comprido).
Escolha um local calmo e confortável para dar banho no pet. Pode ser na banheira, num balde, no chuveiro e até no quintal (num dia quente).
Antes do banho, escove os pelos do pet para ajudar a desembaraçar e remover os pelos mortos.
Tenha atenção com a temperatura da água, que deve ser morna.
Proteja as orelhas do peludo com algodão e evite contato dos produtos com os olhos do pet.
Coloque o xampu na palma da mão e espalhe no corpo do pet. Enxágue bem e faça o mesmo com o condicionador.
Escove os dentes do cão com escova de dentes e pasta própria para cachorros.
Após o banho, passe uma toalha em todo o corpo, para retirar o excesso de água. Para secar, use o secador distante do pelo, sempre colocando sua mão na frente para conferir a temperatura. Aproveite para pentear os pelos com uma rasqueadeira.
Limpe as orelhas com algodão no dedo e solução própria para limpeza do ouvido. Nunca use cotonete. As orelhas devem ser limpas apenas na parte externa, sem forçar para o fundo do ouvido.
Após o banho, não se esqueça de recompensar o pet. Se ele se comportou bem durante o banho, vale a pena dar um petisco para ele.
Para que a missão do banho seja um sucesso, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é preparar um local seguro para dar banho no cachorro. Para os pets muito agitados, a atenção deve ser redobrada no local do banho. Nada de colocar o animal no alto, por exemplo, numa banheira em cima da pia, ou ter próximo da banheira objetos cortantes ou pontiagudos. Já a tarefa de cortar as unhas deve ser deixada para os banhistas e tosadores. Apesar de parecer fácil, o corte da unha pode ser um caos se atingir a veia que acompanha o crescimento da unha. Outra dica é sempre utilizar somente produtos veterinários para os pets. Nada de produtos de bebê! Se você gosta de receber dicas para cuidar melhor do seu pet, não deixe de acompanhar o nosso canal no Telegram. Acesse aqui! Leia também como proteger os pets dos perigos de casa e por que é importante cuidar da saúde bucal do cão!