5 pontos para optar pela castração do pet

Quando se fala em castração uma das primeiras coisas que devemos pensar é na saúde do peludo. Sim, castrar é muito importante para os cães e gatos, pois terão menores riscos de desenvolver problemas, como tumores. Também é importante para manter o controle populacional dos pets. Infelizmente, nem todos encontram um lar e acabam vivendo em situação de rua. Para se ter uma ideia, uma cadela ou gata de rua pode ter de duas a três ninhadas por ano.

Isso só piora a situação dos peludos que não têm um lar, que acabam com fome, sede, frio e correndo todos os perigos da rua. Por isso, é muito importante castrar o pet. E isso já pode ser feito desde a idade jovem, entre 7 e 10 meses.

Confira 5 pontos para optar pela castração do pet!

1. Importância de castrar

É uma maneira de ajudar a controlar a população de animais. Assim, impede-se que ninhadas não desejadas sejam abandonadas.

2. Beneficia a saúde do pet

Muitas vezes, a castração é feita pensando na prevenção de doenças e, em alguns casos, serve como forma de tratamento de outras. Conseguimos diminuir a incidência de câncer de mama e infecções uterinas em fêmeas, bem como tumores venéreos transmissíveis para ambas as espécies. Em machos, além de prevenção serve como forma de tratamento para aumento de próstata e alterações de comportamento, como agressividade.

3. A recuperação da castração é rápida

Para quem tem medo de como é a recuperação após a cirurgia pode ficar despreocupado. Em 10 dias o animal já está totalmente recuperado. Só é preciso tomar alguns cuidados básicos pós-cirurgia: com os pontos, repouso, limpeza da ferida cirúrgica, restrição de atividades físicas até a retirada dos pontos e administração dos remédios prescritos pelo profissional responsável.

4. O ganho de peso depende mais dos cuidados oferecidos ao pet

O pet pode ganhar peso após a castração. Sim. Por isso é importante cuidar para que o sedentarismo não faça parte da vida do animal, pois com a redução dos hormônios, os pets ficam mais preguiçosos e gastam menos energia, consequentemente, engordando.

5. A castração interfere no comportamento do cão?

Caso o cão seja castrado antes da puberdade, ele pode apresentar menor tendência à marcação de território. Também é comum que o tutor opte pela castração para diminuir a agressividade do animal e, muitas vezes, não há resultados efetivos para isso, afinal, este comportamento na maior parte das vezes é adquirido.

 

Confira também para que servem as fórmulas da Botica Pets!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados