3 motivos que podem fazer o pet se coçar

Seu cachorro se coça o dia inteiro? Coça orelha, barriguinha e outras partes do corpo sem parar? Saiba que isso pode ser causado por diversos fatores, mas é sempre bom investigar o motivo com a ajuda do veterinário.

As doenças de pele nos cachorros apresentam sintomas muito parecidos: coceira intensa, vermelhidão no local, lambedura excessiva, queda de pelos e feridas na pele. No entanto, para identificar qual o problema que o pet está enfrentando e recomendar o tratamento adequado, o veterinário precisará fazer uma avaliação.

Para que você possa conhecer algumas dessas possíveis causas, listamos aqui 3 motivos que podem fazer o pet se coçar. Veja a seguir!

 

1- Dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE)

Mais comum entre os peludos, a DAPE deve ser a primeira hipótese avaliada. É  causada pela picada de pulgas e/ou carrapatos que podem parasitar o cão. Ocorre uma reação alérgica (uma defesa do organismo) contra a saliva dos parasitas, que é inoculada na picada.

O veterinário poderá verificar se há presença destes parasitas ou até de suas fezes (pequenos pontinhos pretos) na pele do cachorro. Mesmo que não sejam encontrados, é recomendado o tratamento com antipulgas e carrapaticidas e, depois, é feita uma reavaliação da alergia.

Também é muito importante que seja realizado o controle no local onde o pet vive: aspirando lugares como sofás, frestas de pisos, cama do pet, além da aplicação de produtos para matar as pulgas no ambiente. Se na próxima consulta o cão tiver melhorado é sinal de que a alergia do pet foi causada pelos parasitas e, com o controle correto, o cão não terá mais problemas.

 

2- Hipersensibilidade alimentar

Outra causa de alergia bem comum é a hipersensibilidade alimentar. Ocorre por uma reação do organismo diante de um alérgeno presente nos alimentos. Pode ser uma proteína, um carboidrato, um conservante ou outros componentes.

Assim, mesmo que seu cachorro tenha uma dieta somente com ração, ele pode desenvolver alergia a algum componente presente em sua fórmula. A solução para este problema é realizar uma dieta hipoalergênica de exclusão. Este tratamento pode ser feito com rações específicas ou alimentação natural. O importante é conseguir identificar o que causa a alergia do pet e riscar de vez da dieta do peludo. É fundamental que o pet receba uma fonte de proteína ou carboidrato que nunca tenha comido anteriormente (inédita), para que possa ser avaliado o resultado em alguns dias.

 

3 - Atopia

A dermatite atópica é uma resposta imunológica após a exposição a determinado alérgeno presente no ambiente que pode ser um ácaro, um fungo, pólen, grama... Por existir uma grande lista de alérgenos que podem causar este problema, identificá-lo pode ser bem difícil. Para isso, outras alergias precisam já ter sido descartadas. Existe até um teste chamado Spot Test que ajuda a identificar os possíveis componentes causadores da alergia. Para resolver o problema, o cão não deverá ter contato com os alérgenos, o que pode ser bem difícil.

 

O que pode ajudar o cão?

Alguns nutrientes extraídos de alimentos como acerola, cenoura e alcachofra podem ter efeitos benéficos para os cães alérgicos. Isso porque têm a capacidade de modular o sistema imune, auxiliando na desintoxicação do organismo e das vias digestivas e contribuir para o fortalecimento das defesas naturais dos pets.

A melhor forma de oferecer estes ingredientes é em forma de suplementos.  O suplemento Equilíbrio foi desenvolvido para garantir o bom funcionamento do organismo como um todo. A associação de nutrientes funcionais presentes no composto auxilia na eliminação de toxinas, melhorando a absorção de nutrientes, fortalecendo pele e pelos e contribuindo para equilibrar o organismo, além de estimular as defesas naturais. Além de acelerar a resposta em tratamentos dermatológicos.

Saiba mais sobre a Fórmula Equilíbrio!

Benefícios: efeito detox, melhora as funções de todos os órgãos digestivos e acelera a resposta em tratamentos dermatológicos. O benefício mais visível é na pelagem que fica mais brilhante e reduz a queda de pelos. Ao desintoxicar o organismo, fica visível o efeito na pele e pelagem.

Disponível em comprimido, palito e pó.

Composição: cenoura (antioxidante, cicatrizante) + alcachofra (ação digestiva, antioxidante e  fonte de vitaminas do complexo B) + levedura de cerveja (melhora a digestão) + alho (ação germicida e estimulante do sistema imunológico) + chlorella (ação detox e de recuperação dos tecidos) + acerola (função adstringente para distúrbios hepáticos e antioxidante).

 

 

Fale com a nossa equipe veterinária: (11) 94129-3860 ou compre em nosso site!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados