Como sair para trabalhar com cão ansioso em casa?

Sair de casa virou um tormento? O cachorro late, chora, faz xixi no lugar errado, lambe as patas, destrói móveis e objetos sem parar… se você vê tudo isso acontecendo na sua casa com frequência, realmente precisa de ajuda. 

Primeiro é preciso entender que muitos cães sofrem de ansiedade por passar muito tempo sozinhos. Um cachorro que diariamente passa mais de quatro horas na "solidão" do lar já é um candidato a sofrer de ansiedade de separação. Isso porque, muitos peludos não sabem lidar com situações em que são deixados sós em casa ou que recebem pouca atenção.

Isso tem muito a ver com as características da espécie e de seus antepassados. Os cães são seres gregários, que vivem em bandos, sendo a matilha a única forma de sobrevivência para eles - seja para se alimentar, se proteger de predadores e cuidar das crias. Por isso, este instinto ainda está presente em muitos cachorros e pode ficar mais evidente em algumas situações.

No entanto, esses comportamentos podem ser melhorados, tornando a rotina  com o peludo bem mais tranquila! Saiba como diminuir a ansiedade do cachorro a seguir.

Síndrome da ansiedade de separação em cães  

Os sinais da ansiedade de separação em cachorro podem começar aos poucos e serem até ignorados pelos tutores por um tempo. Mas, em algum momento, isso chamará muita atenção. Trata-se de uma dificuldade do cachorro em lidar com momentos em que não recebe atenção do dono ou quando não tem a sua companhia por perto. Muitas vezes, ele não está preparado para esperar pela atenção do tutor e fica “frustrado” com isso, seja pela falta do dono, de um carinho, uma brincadeira ou um passeio. Esta decepção recorrente pode ser o gatilho para desenvolver uma série de comportamentos inadequados.

A seguir, listamos alguns comportamentos comuns:

Mania de destruição:  caminha destruída, jornalzinho ou tapetinho higiênico rasgado, almofada furada, um sapato comido, um sofá mordido…

Latidos e choros excessivos: basta colocar o pé para fora de casa e o pet começa a chorar, latir e raspar a porta. O excesso de latido (de uivos e choros) é a forma que o pet tem de demonstrar sua insatisfação em ficar sozinho.

Necessidades no lugar errado: o peludo insiste em errar o tapetinho, jornal ou quintal. Mesmo cães adultos e já adestrados que sofrem de ansiedade canina, podem desenvolver este comportamento quando o objetivo é chamar a atenção.

Lambedura psicogênica: quando o pet está saudável, mas insiste em lamber constantemente alguma parte do corpo, como as patas, por exemplo, pode estar relacionado à ansiedade.

Comer muito de uma vez só ou fazer “greve de fome”: cada cachorro reage de uma forma quando algo não vai bem. Assim como nós, a comida pode ser uma “válvula de escape” em situações de estresse. Comer em excesso ou perder totalmente o apetite pode ser um indício de ansiedade no pet.

Como resolver a ansiedade do cachorro?

Para lidar com comportamentos decorrentes da ansiedade canina é preciso ter muita paciência. Aqui vão algumas dicas para você colocar em prática e deixar o cão mais tranquilo antes de sair para o trabalho:

Passeios

Gastar energia é fundamental para que o cão se sinta feliz. O indicado, para pets que não tenham nenhuma restrição para exercícios, é levar o peludo para caminhar duas vezes ao dia, durante 30 minutos. Você pode sair com ele antes de sair e quando chegar em casa. Isso fará com que ele gaste a energia acumulada e fique mais calmo enquanto estiver sozinho.

 Brinquedos

Oferecer brinquedos para que ele possa se distrair em casa é muito importante. O enriquecimento ambiental é uma parte fundamental do plano de qualquer dono que deseja construir um ambiente saudável para o pet. Use brinquedos interativos, dispensadores de comida e petiscos e tudo que chame a atenção do cachorro.

Adestramento

Impor limites ao cão também é uma forma de carinho. Muitos cães precisam ser adestrados para conviver melhor com a família. Por isso, pensar em oferecer ao pet aulas de adestramento pode ajudar muito na melhora do comportamento e na forma como o cão lida com a sua ansiedade.

Petisco funcional para acalmar

Você sabia que a passiflora pode ajudar a diminuir a ansiedade do cachorro? Ela tem benefícios que podem ajudar no tratamento de diversos problemas como a ansiedade, a hiperatividade, agitação noturna, problemas de sono, só que de uma maneira natural, sem agredir o organismo ou causar dependência. Imagina então oferecer esse cuidado em forma de palitos, como um petisco funcional?

Conheça a Fórmula Maracujá, aqui. Disponível também em pó e comprimidos mastigáveis.

Eduque-se também

Alguns comportamentos nossos influenciam muito os pets. Quem nunca se despediu do cão ao sair? Esse simples ato pode despertar alguns gatilhos que levam os pets a ficarem ainda mais ansiosos. Portanto, tente notar o que você costuma fazer e que deixa o seu peludo desconfortável. Sim, você também precisa mudar os seus hábitos e posturas se quer o bem-estar do seu cachorro.

Cada um na sua

Ter a companhia do cão não tem preço, no entanto, levar o peludo a todos os lugares, deixá-lo passar o tempo todo ao seu lado em casa, só permitir que o peludo durma ao seu lado e, principalmente, fazer tudo o que o pet quer, pode trazer problemas. Estas atitudes geram uma dependência, que o pet não saberá lidar quando estiver sozinho.

Cachorro entediado nunca mais! Quer saber como você pode acalmar a ansiedade do seu pet? Baixe o infográfico gratuito com 5 dicas para aliviar a ansiedade do cachorro.

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados