Ansiedade canina: entenda como este problema pode influenciar a vida do seu pet e a sua

Agitação excessiva, atitudes destrutivas (morder móveis e objetos da casa), chorar e latir sem parar, além de xixi no lugar errado podem ser “sintomas” de que o pet não está bem e que está sofrendo de ansiedade. Com a correria do dia a dia, muitos pais de pets têm cada vez menos tempo para dedicar exclusivamente ao peludo e precisam se ausentar de casa. Isso tem gerado muitos casos de ansiedade de separação em cães.

 

Mas como identificar um cão ansioso e qual o remédio para ansiedade canina?

Primeiro, é preciso entender que os pets também podem sofrer de ansiedade. O mais comum é o cachorro desenvolver um ou mais destes comportamentos por dificuldade de ficar sozinho. Por natureza, os cães são seres gregários, que vivem em bandos. A matilha é a única forma de sobrevivência para eles, seja para se alimentar, se proteger de predadores e cuidar das crias. Por isso, este “instinto” ainda está presente em muitos peludos e pode ficar mais evidente em algumas situações.

Os sinais podem começar aos poucos e serem até ignorados pelos pais dos cachorros por um tempo. Mas, em algum momento, isso chamará atenção não somente dos tutores, mas também dos vizinhos!

 

Ansiedade de separação canina: entenda

A ansiedade em cães é muito comum! E pode ocorrer também quando o cão recebe muita atenção do papai e da mamãe. Trata-se de uma dificuldade do peludo – que não está preparado para esperar pela atenção do tutor. Assim, fica “frustrado” quando ele não recebe a atenção que necessita, seja a falta de um carinho, uma brincadeira ou um passeio. Esta decepção recorrente pode ser o gatilho para desenvolver uma série de comportamentos inadequados.

Faça agora um teste para avaliar se o seu cão sofre de ansiedade de separação!

 

Alguns comportamentos recorrentes podem ser típicos de um cão que sofre de ansiedade de separação:

Mania de destruição: caminha destruída, jornalzinho ou tapetinho higiênico rasgado, almofada furada, um sapato comido,  um sofá mordido… Quem nunca se deparou com esta situação ao chegar em casa? Este comportamento é bem comum em cães ansiosos que ficam entediados quando o dono está ausente.

Latidos e choros excessivos: basta você colocar o pé para fora de casa e o pet começa a chorar, latir e raspar a porta? Muitas vezes, somente descobrimos que o peludo costuma fazer isso por uma reclamação do vizinho. O excesso de latido (e também de uivos e choros) é a forma que o pet tem de demonstrar sua insatisfação em ficar sozinho.

Necessidades no lugar errado: o peludo insiste em “errar” o tapetinho, jornal ou quintal quando você sai? Sabemos que isso incomoda muitos donos, principalmente quando o cachorro resolve deixar um presentinho na porta do quarto, no tapete da sala ou até em algum objeto que tenha o cheiro dos pais. Mesmo cães adultos e já adestrados que sofrem de ansiedade canina, podem desenvolver este comportamento quando o objetivo é chamar a atenção.

Lambedura psicogênica: quando a pele do pet está saudável, mas ele insiste em lamber constantemente alguma parte do corpo, como as patas, por exemplo, pode ser um problema relacionado à ansiedade canina. Este comportamento, quando realizado de forma recorrente, pode indicar duas coisas: que o pet tem uma coceira na região (por alergia ou outro problema de pele, por exemplo) ou que ele está muito ansioso. O problema é que, a longo prazo, essa lambedura pode causar lesões e infecções na pele. Por isso, vale a pena ficar bem atento para evitar a lambedura excessiva.

Comer muito de uma vez só ou fazer greve de fome: cada cachorro reage de uma forma quando algo não vai bem. Assim como nós, a comida pode ser uma válvula de escape em situações de estresse. Comer em excesso ou perder totalmente o apetite pode ser um sinal de ansiedade no pet. Por isso é sempre importante acompanhar como está a alimentação do peludo.

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com quem pode estar passando por esse problema também!

Quer saber como tratar a ansiedade canina? Conheça a nossa Fórmula Maracujá: acalma pets ansiosos, medrosos, agitados, que latem muito. Conforta pets que sofrem por ir ao veterinário, ao viajar, em ambientes barulhentos, que ficam sós durante parte do dia.

 

Benefícios:

- Efeito ansiolítico

- Promove maior equilíbrio emocional

- Acalma animais que sofrem de ansiedade de separação

- Reduz a hiperatividade

- Diminui distúrbios nervosos, medos e agressividade

- Promove maior conforto para ida ao veterinário e pet shop

- Estimula a concentração para o treinamento

- Facilita a digestão

- Aumenta a imunidade

Saiba mais sobre o produto ou converse com uma de nossas veterinárias!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados