Destruição em casa: 4 dicas para lidar com pets bagunceiros

4 dicas para lidar com pets bagunceiros

Chame como quiser: cão destruidor, cachorro arteiro, cão bagunceiro, cachorro hiperativo. A verdade é que a agitação excessiva e as atitudes destrutivas (mania de morder móveis e objetos do tutor), podem ser sinais de que o pet não está bem e pode sofrer de ansiedade canina.

A Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS) é uma doença que os cães podem desenvolver por excesso de apego ao dono ou por falta de estímulos (brincadeiras e exercícios). Com isso, o pet começa a apresentar sintomas como lamber excessivamente as patas, latir quando está sozinho, destruir móveis e objetos pessoais do tutor, fazer xixi em lugar errado, entre outros. Assim, cachorro entediado é um perigo!

Temos algumas dicas bem bacanas para ajudar você que tem dificuldade em deixar o pet sozinho em casa! Entenda!

# 1 - Rotina de passeios diários

Gastar energia é fundamental. Por isso, ofereça uma rotina de passeios ao cachorro, para que ele possa gastar toda a sua energia. O indicado é que você possa separar um pouco do seu tempo e levar o amigão para passear na rua por pelo menos 40 minutos por dia. Longas caminhadas aumentam a produção de hormônios que dão sensação de bem-estar.  Ajuda a manter a forma, evitando o ganho de peso.

# 2 - Brincadeiras são sempre bem-vindas

É uma outra forma de incentivar o cão a praticar exercícios. Neste caso, vale de tudo: jogar bolinha para ele ir buscar, esconder brinquedos ou petiscos para ele buscar ou até brincar de pegar.

# 3 - Ficar sozinho é bom

Desde cedo é importante deixar o pet acostumado a ficar bem sozinho. Mas isso não significa que ele deve ficar esperando o tutor voltar do trabalho sem fazer nada. O enriquecimento ambiental é fundamental para que o peludo não fique entediado. Além de exercitar o pet, ajuda a propor desafios mentais. Existem brinquedos específicos para isso no mercado, mas algumas coisas podem ser improvisadas em casa como: oferecer uma garrafa pet com petiscos dentro para que ele tenha que tirá-los para comer, dar um coco verde para que ele possa destruir e esconder petiscos pelos locais da casa onde o pet pode ir.

# 4 -  Adestramento quando necessário

É uma opção para quem quer mostrar ao pet os limites da convivência. Impor limites é fundamental para que o cão aprenda a lidar com frustrações do dia a dia. Para ele, ficar sem o tutor é uma dessas situações. Ensinando comandos básicos, como “fica” e “senta”, por exemplo, ajudará o peludo a lidar melhor com tudo isso. Se você quer saber mais sobre a Síndrome de Ansiedade de Separação, não deixe de ler este post também. 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados