Cão idoso: como cuidar aos primeiros sinais de envelhecimento

O envelhecimento é um processo natural e os nossos peludos também envelhecem. Eles podem ser considerados idosos quando já viveram mais de ¾ da expectativa de vida deles. Assim como nós, o cão idoso sofre os impactos da chegada da idade madura e é provável que você já tenha notado alguns desses sinais. Andam mais devagar, não sobem com tanta facilidade no sofá, não enxergam ou escutam tão bem, podem ficar mais dorminhocos e preguiçosos.

O fato é que os pets com idade avançada começam a apresentar sinais e mudanças de comportamento que podem ser associados ao envelhecimento. Conheça alguns deles!

Doenças oculares nos cachorros idosos

Entre as doenças mais comuns nos cachorros a partir dos 7 anos de idade está a catarata. Você pode notar o aparecimento de uma mancha branca nos olhos que, se não for tratada, pode evoluir para a perda da visão. Essa perda pode ser evitada em alguns casos, com a orientação de um médico veterinário. Por isso, o check-up do idoso é muito importante. Quando o animal fica cego, os cuidados são ainda mais complexos.

É preciso evitar que ele bata em móveis da casa até que se acostume com a situação (essa perda pode ser gradual também) e garantir a segurança dele em todos os locais aos quais terá acesso (dentro ou fora de casa, no passeio, no quintal, no pet shop, etc.).

Cães com dificuldade para se locomover, pular e praticar exercícios

Notou que o peludo tem dificuldade para subir escadas ou descer do sofá? Ele escorrega em pisos lisos ou tem perda de equilíbrio? Nestas situações, sempre leve o cão para uma consulta com o veterinário a fim de descartar possíveis alterações ósseas ou neurológicas. Em alguns casos, estes problemas fazem parte do processo de envelhecimento normal. Com a orientação de um profissional, você poderá oferecer mais qualidade de vida ao pet ao entender quais são as atividades que ele está apto a fazer sem prejudicar sua saúde ou bem-estar. As atividades físicas moderadas são recomendadas ao cão idoso que não apresenta dificuldade para se locomover. No entanto, é sempre bom ter cautela durante os passeios, que devem ser mais curtos.

Mudança de comportamento no cão idoso

Alguns cachorros podem ter mudanças de comportamento por conta da senilidade. Uma delas é a mudança de temperamento. Um cão que sempre foi dócil, pode ficar mais impaciente quando mais velho, assim como nós! O processo de envelhecimento pode causar a perda progressiva das funções sensoriais, devido à “morte” dos neurônios, com alterações no cérebro parecidas com as que o Alzheimer provoca nos seres humanos. Trata-se de uma doença conhecida como Disfunção Cognitiva. Neste caso, o cão pode apresentar: desorientação (ficar perdido em locais com que já era familiarizado), alteração de sono (ficar acordado a noite toda e dormir o dia todo), perda de memória (esquecer comandos já aprendidos e realizados a vida toda), falta de atenção, ansiedade, irritabilidade e excesso de vocalização (choros ou uivos). Mais uma vez é preciso reforçar a importância do acompanhamento constante do veterinário para ter uma orientação correta de como ajudar o pet neste momento.

Dificuldade para comer

Alguns pets na idade mais madura podem perder muitos dentes e ter dificuldade para comer. Oferecer alimentos mais macios (alimentação natural ou ração úmida) pode ser fundamental para garantir que o peludo continue a se alimentar direito. Para isso, vale ouvir a opinião de um médico veterinário, se possível, especializado em nutrição.

Cuidados preventivos: superalimentos

A qualidade de vida nessa etapa da vida do pet irá depender muito dos cuidados preventivos oferecidos. Além dos citados acima, é muito importante oferecer um suplemento natural que melhore a saúde e o bem-estar, além de reduzir o aparecimento de doenças. Alguns alimentos vão além de suas funções nutricionais básicas, contribuindo para a saúde dos pets.

A Botica Pets reuniu 8 superalimentos em uma só fórmula natural, livre de conservantes, que é indicada por veterinários e certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A composição da Fórmula Geriátrica inclui: ginkgo biloba (melhora da função cognitiva) + romã (antioxidante e cardioprotetor) + calêndula (anti-inflamatória, calmante e antimicrobiana), levedura de cerveja (fonte de vitaminas do complexo B e melhora da imunidade) + acerola (estimula as defesas naturais) + alho (ação germicida e na melhora da circulação) + alcachofra (ação digestiva e antioxidante) + guaraná (estimulante e antioxidante).

Disponível em comprimidos e palitos (treats)!

Conheça o suplemento Geriátrico e seus benefícios

Ginkgo Biloba: melhora da função cognitiva em cães idosos, devido à sua função neuroprotetora, diminuindo assim a degeneração neurológica. Possui ampla ação antioxidante e de aumento do fluxo sanguíneo cerebral, sendo efetivo no alívio de sintomas da disfunção cognitiva em cães idosos. Sua administração é bastante segura, já que apresenta baixa toxicidade. Protege os neurônios e promove a retenção da memória de curto prazo. Ajuda a reduzir a ansiedade, desorientação, mudança de hábitos noturnos e outros problemas comuns em animais idosos. Também auxilia na manutenção da vista e a evitar espasmos musculares.

Romã: possui alta concentração de polifenóis, que são antioxidantes, tornando o efeito sobre os radicais livres especialmente potente e inibindo, por exemplo, a proliferação de células tumorais. Possui alto teor de fibras, potássio, ácido fólico e vitamina C. Tem efeito cardioprotetor.

Calêndula: auxilia no tratamento de inflamações no trato digestivo e urinário, restabelecendo a saúde das membranas mucosas que constituem esses órgãos e ajudando a prevenir úlceras gástricas. Sua capacidade para estimular a cicatrização é o principal benefício pelo qual a calêndula é conhecida.

Levedura de cerveja: é considerada um modulador do sistema imunológico por estimular as defesas naturais. Ajuda a melhorar a digestão do pet, facilitando a quebra e absorção dos alimentos.

Acerola: fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Também funciona como um adstringente para distúrbios hepáticos e neutraliza radicais livres. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a resistência às infecções. Facilita a formação de colágeno, melhorando a cicatrização.

Alho: auxilia na eliminação de toxinas, tem ação germicida e estimula o sistema imunológico.  Também melhora a circulação sanguínea e ajuda a manter níveis saudáveis de colesterol.

Alcachofra: facilita a digestão por estimular o fígado. Aumenta a produção e liberação da bile, promovendo a eliminação de toxinas e a regulação do intestino.

Guaraná: atua como um “energético”, aumentando a resistência nos esforços musculares e diminuindo a fadiga motora. Tem ação antioxidante, estimulando o sistema imunológico e combatendo doenças oportunistas. É rico em catequina que é uma substância que combate os radicais livres, tendo efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento.
 

Quer saber mais sobre a fórmula da Botica Pets? Converse com a nossa veterinária: WhatsApp Botica Pets: (11)  9.4129-3860 ou 97462-7689.

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados