Por que o meu cachorro se coça tanto? Conheça 3 motivos comuns e uma dica de como ajudar seu pet!

Estar atento ao estado da pele e dos pelos do seu cachorro é essencial.
Inclusive, a pele é um dos órgãos que manifestam os primeiros sinais de doenças. É importante ficar de olho na queda de pelos e se parecem saudáveis, brilhantes e macios. Além, claro, da frequência com que o cão se coça.
Coçar é um dos hábitos mais comuns dos cães, mas que também pode incomodar muito se estiver em excesso.
Se a coceira atrapalha o dia-a-dia do pet, interrompendo inclusive atividades normais, como se alimentar ou dormir, é preciso avaliar as possíveis causas e adotar medidas para evitar o agravamento do quadro.
Afinal, o que pode fazer os pets se coçarem tanto?  

Motivo 1: Parasitas externos

Um dos motivos mais comuns são os temidos parasitas: pulgas, carrapatos, piolhos, entre outros. Embora o quadro seja bastante desagradável, é de fácil prevenção. Basta manter a rotina com antiparasitários para evitar as infestações. Caso ocorra, além dos procedimentos com antipulgas e carrapatos, é necessária a higienização e dedetização do local, pois os ovos ficam no ambiente.

Motivo 2: Dermatite atópica

A dermatite atópica ocorre quando o organismo do cão dá uma reposta excessiva a um elemento do ambiente ou da dieta que se manifesta como uma reação alérgica na pele. Esse quadro pode ser agravado à medida em que o cão coça porque os machucados ocasionados pelos arranhões deixam a pele mais suscetível às bactérias. Consulte sempre um veterinário de confiança!  

Motivo 3: Fatores ambientais e mudança na rotina alimentar

Reações na pele também podem acontecer por fatores ambientais sazonais. Seu cão pode apresentar alergias ao pólen e ao calor excessivo, por exemplo. Mudanças na rotina alimentar também podem comprometer a saúde da pele, por isso, você deve contar com a orientação de um médico veterinário antes de decidir mudar o alimento do pet.

Vamos ajudar seu melhor amigo a se livrar da coceira?

Para eliminar a coceira e proporcionar o bem-estar da pele do pet é preciso manter a higiene em dia. Incluir o os medicamentos contra pulgas e carrapatos regularmente também é um fator importante. Mas, o maior diferencial para o sucesso do tratamento é a manutenção de uma rotina alimentar equilibrada.
A Fórmula Equilíbrio, da Botica Pets, é um suplemento que reúne de forma concentrada os benefícios de ingredientes naturais que ajudam a manter a saúde da pele em dia. Essa fórmula foi desenvolvida a partir da associação de alimentos funcionais que auxiliam na eliminação de toxinas, melhorando a absorção de nutrientes, fortalecendo pele e pelos e contribuindo para equilibrar o organismo, além de estimular as defesas naturais. Disponível em comprimidos, em pó e palitos, a fórmula é indicada para cães e gatos e você pode saber mais sobre ela aqui!

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados