Páscoa: motivos para não oferecer chocolate para o pet!

Dividir os nossos alimentos com os pets não é uma boa ideia. Ainda mais quando se trata de um alimento que pode fazer muito mal ao peludo, como o chocolate. Confira abaixo os motivos para não oferecer chocolate para o pet!

Quem adora ganhar chocolate na Páscoa?

 

Mas, oferecer chocolate para o pet, pode?

Por mais gostoso que o chocolate seja, nunca deve ser oferecido ao cachorro. Sabemos que eles ficam com aquela carinha de pidões, implorando por um pedacinho que seja. Mas como bons tutores, temos que prezar pela saúde e bem-estar dos nossos peludos, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de um alimento que pode fazer muito mal ao peludo, como o chocolate. Para aqueles que não sabem, o chocolate possui uma substância chamada “teobromina” que pode intoxicar o pet, provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores, convulsões e até morte. Todo chocolate contém a substância e a intoxicação vai depender do tamanho do cão, da quantidade de chocolate ingerida e do tipo de chocolate (quanto mais escuro, mais tóxico ele será).

O pet comeu chocolate. E agora?

É uma emergência médica. Recomenda-se procurar o veterinário o quanto antes. Não existe um medicamento específico para a intoxicação por chocolate, por isso, o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados. Os sintomas mais imediatos são: vômito, diarreia, beber muito água e urinar muito, arritmias cardíacas e convulsões.

O que posso oferecer ao pet?

Se deseja dar este prazer ao seu pet, você pode encontrar no pet shop um petisco que tem sabor, cheiro e aparência de chocolate. Este petisco pode ser consumido na boa pelo seu melhor amigo! Mas uma dica ainda melhor é oferecer petiscos naturais, com menor teor de gordura e com muitos benefícios para os pets. Acreditem, eles irão gostar muito mais. Veja alguns exemplos: Banana – é rica em potássio, vitaminas A e C, além de fibras. Ajuda na manutenção do sistema imunológico do pet. Deve ser oferecida sem casca. Maçã – Rica em vitaminas B, C e E. Não se deve oferecer as sementes aos pets. Pera – Rica em vitaminas do Complexo B.                   Morango – melhora na função cerebral. Cenoura – aumenta a eficácia do sistema imunológico. A cenoura também possui vitamina A, que auxilia no crescimento e manutenção da pele.                 Manga – rica em fibras alimentares e vitamina C. Deve ser oferecida sem casca ou caroço. Curtiu de nossas dicas? Experimente oferecer este alimentos ao seu peludinho e nos conte se ele gostou! Veja também: Os benefícios secretos da cenoura para o seu pet!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados