7 cuidados que você precisa ter com o pet no verão

A estação mais quente do ano já está com tudo e as temperaturas podem passar dos 40oC em algumas regiões do país! É claro que, com o excesso de calor, os pets vão precisar de cuidados especiais. Portanto, atenção aos cuidados com o pet no verão! O verão é uma das épocas preferidas para ficar ao lado dos pets e eles podem aproveitar muito com você – nos passeios, viagens e em casa – mas é muito importante ter alguns cuidados com o peludo nesta época. Separamos algumas dicas para você proteger o seu pet neste calorão! pet no verão Aproveite o melhor do verão com o seu peludo!

Atenção ao pet no verão: em quais peludos devemos ficar de olho?

 Todos os cães merecem cuidados especiais no verão. No entanto, os idosos e os cães braquicefálicos (de focinho "achatado" como Pug, Shih Tzu, Buldogue, etc.) precisam de atenção especial pois sofrem muito com o calor. Os braquicefálicos, por possuírem o focinho de diferente conformidade, têm mais dificuldade para respirar, comprometendo a liberação de calor, que nos cães é feita principalmente pela respiração. Isso poderá causar o aumento da temperatura corporal que, se não controlada, pode acabar em desidratação, paradas respiratórias, desmaios, convulsões e outros. Já os cães idosos, por serem mais sensíveis, podem sofrer também com o aumento da temperatura corporal. Por isso, é importante ficar de olho.

Pode dar banho?

Por mais que os pets sejam considerados filhos por muitos donos, suas necessidades higiênicas são bem diferentes das nossas. Banhos em excesso podem sim fazer mal aos cães. Entre os problemas está a infecção de pele por fungos. Veja a frequência você pode dar banho no seu pet: Animais de pelo longo: banhos podem ser dados a cada 15 dias durante o ano todo. Animais de pelo curto: banhos podem ser dados a cada 15 dias no verão. Filhotes: o primeiro banho do pet deve ocorrer em casa. Banhos em pet shops somente depois que o filhote receber todas as vacinas. A frequência de banhos pode ser alterada de acordo com a indicação do veterinário de cada pet também. pet no verão Cuidados com o pet no verão: fique de olho na hidratação!

Hidratação do peludo

É importante incentivar que o peludo beba bastante água, pois o calor pode deixar o pet desidratado. Uma dica é espalhar potes de água por vários lugares da casa e trocar a água mais de uma vez ao dia, mantendo-a sempre limpa e fresca. Os bebedouros que funcionam como "fontes" também são opções interessantes, pois fazem a água circular, mantendo-a sempre limpinha para o peludo. Você também pode encher uma garrafa pet de água e congelar. Depois, retirar do plástico e oferecer ao cão. Além de servir de brincadeira, o gelo será uma forma do cachorro se hidratar.

Protetor solar

Os pets também precisam usar protetor solar para evitar o aparecimento de doenças causadas pela exposição excessiva ao sol, como o câncer de pele. O produto deve ser específico para cães. Para uma melhor proteção, aplique o protetor 30 minutos antes do peludo sair ao sol em partes do corpo que não têm pelo como no focinho, nas orelhas, na barriga e nas patas. Não se esqueça de reaplicar a cada duas horas. Isso vale para os passeios na rua, na praia e até quando o peludo está relaxando no quintal. pet no verão Cuidados com o pet no verão: leve o peludo para passear!

Passeios

Tente tirar os seus sapatos ao meio dia e pisar no asfalto. Tá quente? Se você pode queimar os pés na rua, o pet também pode sofrer com isso. Por isso, o ideal é programar os passeios para o início da manhã e/ou final da tarde (antes das 10 horas e após às 18 horas). O calor, nestes horários, é menor. Além disso, por não serem capazes de transpirar como nós, é bom evitar que a temperatura do corpo suba muito, causando mal-estar e a hipertermia, que é a elevação da temperatura corporal. Se o cachorro ficar muito ofegante, para evitar o aquecimento do corpo, borrife água no dorso e nas patinhas. Isso ajudará a resfriar o animal. Caso ele fique muito ofegante, interrompa o passeio e leve-o para casa.

Cuidado com os parasitas

As pulgas e carrapatos fazem a festa no verão. O aumento da umidade nesta época do ano ajuda a proliferar insetos e outros parasitas que podem incomodar o seu pet e causar doenças. Por isso, garanta que seu cão esteja adequadamente protegido contra pulgas e carrapatos (antipulgas e carrapaticidas). O uso de repelentes próprios para pets também é indicado para evitar picadas de mosquitos.

Tosar ou não tosar?

O pelo do animal tem uma finalidade importante para a regulação da temperatura corporal, proteção da pele e até para o reconhecimento e a reprodução da espécie. A tosa higiênica, que é feita na barriga, patas e regiões “íntimas”, pode ser uma boa opção para dar uma refrescada nos cães. Outra alternativa é uma tosa completa com uma lâmina mais baixa, para que possam se sentir mais confortáveis nessa estação. Tutores de pets com dermatites devem evitar a tosa, para não ocorrer a piora do quadro. Já algumas raças como Pastor Shetland, Border Collie, São Bernardo, Samoieda, Bernese Montanhês e Husky Siberiano possuem a chamada “pelagem dupla”. Trata-se de uma subcamada de pelo mais curta, próxima ao corpo, localizada abaixo da camada de pelos fofa que é visível. Essas duas pelagens têm uma função especial: combinadas, criam uma espécie de camada de ar que protegem o animal do calor e do frio extremos.  Esta proteção promove a manutenção térmica e, por isso, os tutores destes animais devem evitar tosá-los por completo. Por isso, sempre peça orientação do veterinário antes de decidir pela tosa completa. pet no verão Cuidados com o pet no verão: atenção ao planejar ou voltar de viagem!

Check-up antes e após as férias

Vai viajar com pet? Então saiba que a visita ao vet antes de ir viajar é fundamental, para que o peludo possa estar protegido das possíveis doenças existentes no local. Também é importante uma avaliação clínica e laboratorial do animal semanas após ter retornado de viagem. Ainda mais se o destino foi a algum foco de determinada doença. Assim, nossos animais estão sujeitos à diversas doenças que podem variar sua prevalência conforme a localização geográfica. Esse cuidado com o pet no verão, é essencial! Fique atento! Se você gostou deste post, não deixe de ler sobre os motivos que podem deixar o seu cão desanimado, aqui!

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados