3 mitos e 10 verdades sobre os gatos

Tempo de leitura: 7 minutos

 

O que você vai ler neste post:

- 10 verdades sobre os felinos

- 3 mentiras que já te contaram sobre os gatos.


Definitivamente, os gatos não são como os cachorros. Quem nunca teve um felino na vida pode até pensar que as duas espécies, por serem os “pets” mais comuns em nossas casas, tenham muitas coisas parecidas. No entanto, é preciso tomar cuidado. 

São espécies bem diferentes, tanto no comportamento quanto no convívio diário. Podem ser igualmente carinhosos e se apegarem aos tutores, mas as semelhanças acabam por aí.

Os gatos são animais fascinantes e enigmáticos, e ao longo do tempo, muitas ideias equivocadas e mitos foram criados sobre eles. Aqui estão 10 verdades e 3 mitos sobre os gatos!

1. Os gatos são animais independentes e não precisam de tanta atenção 

Ao contrário dos cães, os gatos são animais independentes e não precisam de tanta atenção humana para serem felizes. Muitas vezes preferem a tranquilidade, mas não quer dizer que podem viver sozinhos. Precisam de enriquecimento ambiental para ter suas necessidades fisiológicas e comportamentais garantidas É importante passar algum tempo com seu gato todos os dias para fortalecer o vínculo entre vocês.

Leia sobre enriquecimento ambiental para os gatos.

2. São excelentes caçadores e têm instintos aguçados

Os felinos, no geral, têm visão noturna aguçada, o que lhes permite caçar com eficiência em condições de pouca luz. Além disso, seus reflexos rápidos, força e agilidade os tornam predadores eficazes de roedores, pássaros e outros animais pequenos.

3. Os gatos são animais limpos e se dedicam à sua higiene pessoal

Os gatos passam grande parte do dia dedicados à sua higiene pessoal. Eles são capazes de se lamber e se limpar, e até mesmo remover bolas de pelo do estômago através de vômitos. Isso ajuda a manter seu pelo macio e brilhante.

Leia aqui sobre os cuidados importantes com os pelos e pelagem dos gatos.

4. São animais noturnos 

Eles estão mais ativos durante o amanhecer e quando está anoitecendo. Isso ocorre porque eles são naturalmente caçadores noturnos e é mais fácil para eles caçar em condições de pouca luz. No entanto, com a devida socialização e treinamento, muitos gatos podem se adaptar ao ritmo de sono dos humanos e dormir durante a noite.

5. São animais muito flexíveis e podem se contorcer em posições estranhas

Isso ocorre porque os discos intervertebrais são muito flexíveis e o que une a coluna vertebral dos felinos é um tecido muscular, enquanto nos humanos, existem os ligamentos para cumprirem essa função. Nos gatos, essa estrutura garante a alta flexibilidade, o que lhes permite dobrar seus corpos de maneiras surpreendentes. Isso também ajuda a explicar como os gatos são capazes de saltar tão alto e se mover com tanta agilidade.

6. São capazes de se comunicar com os humanos de várias maneiras diferentes

Os gatos são capazes de se comunicar com os humanos de diversas maneiras, como vocalizações, expressões faciais e linguagem corporal. Eles usam diferentes tipos de miados para transmitir necessidades, emoções e desejos. Além disso, orelhas, cauda e postura corporal dos gatos podem indicar sentimentos como medo, raiva, felicidade e submissão. 

O humor deles pode ser compreendido pelo movimento dos rabos, os pelos eriçados, a posição das orelhas e dos bigodes. O ronronar do gato, por exemplo, pode indicar contentamento.

Conheça os sinais de estresse em gatos, aqui.

7. Os gatos são animais que gostam de interagir com outros gatos e humanos

A fama dos individualistas tem muito a ver com seus ancestrais que, na natureza, eram animais solitários. Eles podem formar laços de amizade com outros animais e demonstrar afeto aos seus donos. Se tiverem experiências positivas no começo da vida, provavelmente vão gostar mais de humanos. No entanto, cada gato tem uma personalidade única e algumas raças podem ser mais sociáveis do que outras.

8. São capazes de saltar grandes distâncias

Os gatos têm um senso aguçado de equilíbrio e coordenação, o que permite saltar grandes distâncias e pousar com segurança. Eles têm uma habilidade natural para escalar, correr, saltar e se equilibrar em superfícies estreitas. Isso ajuda a explicar como os gatos são capazes de se mover com tanta agilidade.

9. Os gatos têm um ronronar reconfortante que pode ser terapêutico 

Os gatos têm uma habilidade única de ronronar, que pode ser terapêutico tanto para eles quanto para seus tutores. O ronronar pode ser um sinal de felicidade, conforto ou contentamento. Além disso, pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade em humanos e animais, além de ajudar no processo de cicatrização.

Leia sobre a ansiedade em gatos, aqui.

10.  Gostam de rotina

Tudo que saia fora da rotina previsível do bichano pode estressá-lo, por isso, é papel do tutor evitar que mudanças ocorram de uma hora para outra. Eles são  seres sensíveis quando o assunto é comportamento, podendo, o estresse, gerar diretamente problemas físicos nesses animais.

Saiba como melhorar a convivência entre gatos e cachorros.

 

3 mentiras que já te contaram sobre os gatos

1. Os gatos têm sete vidas

Essa é uma das mentiras mais populares sobre os gatos. Na realidade, os gatos têm apenas uma vida, como todos os outros animais. A origem dessa crença é incerta, mas algumas pessoas acreditam que se originou da habilidade dos gatos em sobreviver a quedas de grandes alturas, graças ao seu reflexo de endireitamento e sua capacidade de absorver o impacto. Mas, mesmo assim, as quedas podem ser fatais e podem resultar em lesões graves. Por isso, é tão importante colocar telas de proteção em varandas e janelas.

2. Precisam ter acesso à rua

A mentira de que o gato domiciliado deve manter seu hábito de ir para as ruas ainda está enraizada em muitos lares brasileiros. O acesso à rua pode prejudicar e muito a saúde do gato. Mantendo-os dentro de casa, evitamos a disseminação de doenças, como do vírus da imunodeficiência felina (FIV) e do vírus da leucemia felina (FeLV). Além de envenenamentos, atropelamentos e outros diversos tipos de traumas. Um ambiente adaptado para o gato, para que ele possa expressar seu comportamento natural é o que ele precisa.

Leia sobre a FIV e FELV

3. São preguiçosos e dormem o tempo todo

Essa é um pouco enganosa. Embora seja verdade que os gatos gostam de dormir e podem passar até 16 horas por dia dormindo, eles também são animais ativos e brincalhões. Eles adoram brincar, explorar e caçar, e muitas vezes precisam de estímulo físico e mental para se manterem saudáveis e felizes. 

Gostou do post sobre os gatos? Não deixe de compartilhar!

 

Leia também:

5 dicas para cuidar melhor do seu gato. 

7 erros que você não deve cometer com o seu gato

Quais as vantagens dos suplementos naturais para cães e gatos.

 

 

 

compartilhe

Veja também

Blog Botica Pets - Todos os direitos reservados