Veterinário a domicílio: uma boa opção para o meu pet?
Quem tem um pet que tem medo de ir ao veterinário sabe que uma simples consulta de rotina pode ser um desafio. Eles ficam bem estressados quando percebem a movimentação para sair de casa. Latidos ou miados, tremores e até agressividade são comportamentos comuns aos pets que têm medo de ir ao veterinário. Os gatos podem se estressar ainda mais, afinal, quase nunca saem de casa e, quando isso ocorre, geralmente é para ir ao veterinário. Assim, associam o “passeio” a algo negativo.
Uma das opções para evitar o estresse e manter a saúde do cão ou gato sempre em dia é ter um veterinário de confiança que vá até sua casa. Essa opção facilita muito a vida dos tutores e pode ajudar a deixar o peludo mais relaxado.
Veja a seguir as vantagens e desvantagens da consulta veterinária a domicílio!
Vantagens do veterinário a domicílio
Se você gosta de levar seu pet sempre no mesmo veterinário, a consulta em casa garante que você será atendido por ele. Isso porque em algumas clínicas, o veterinário de preferência pode trabalhar em esquema de plantão e o seu peludo acabar sendo atendido por outro profissional. A parte boa é que você vai ter um profissional familiarizado com seu pet, que conhece o seu histórico de vida e sabe como lidar bem com o peludo.
A consulta em casa serve para casos de check-ups de rotina, vacinação, vermifugação, orientações sobre o controle de parasitas, alimentação e pedidos de exames que serão realizados em laboratório. Também é possível a administração de medicamentos via oral, subcutânea e intramuscular. Realização de curativos ou imobilizações pós-traumáticas e manutenções pós-cirúrgicas.
Hoje existem inclusive médicos volantes de diversas especialidades e você consegue fazer quase tudo em casa. Além disso, muitos profissionais vão a domicílio para realizar sessões voltadas a tratamentos específicos como fisioterapia, acupuntura, reiki, homeopatia e muito mais.
Desvantagens do veterinário a domilício
Entre as desvantagens estão a falta de uma estrutura adequada para atendimentos de emergência, a falta de alguma medicação específica que o veterinário não tenha no momento da consulta e o atendimento de especialistas que demandam equipamentos de exames de imagem, como ortopedistas.
Conheça alguns veterinários a domicílio
Relacionamos a seguir alguns dos nossos veterinários parceiros que atendem em casa:
Minas Gerais
Tatiane Nery - Minas Gerais - (35) 9760-9283
Rio de Janeiro
Michelle Louise - Rio de Janeiro - (21) 96432-2185
Nathalia Camargo Guimarães - Teresópolis, Guapimirim, Magé - (21) 98133-0194
São Paulo
Andressa Bandeira - São Paulo e Grande São Paulo - (11) 98788-3562
Camila Marques - São Bernardo do Campo - (11) 99313-7935
Ellen Whaity - São Paulo - (11) 99177-6214
Joyce Osiro - Saúde, Vila Mariana e Moema - (11) 99943-3375
Larissa Pereira Amorim - Guarulhos - (11)98560-9118
Mariana Aimée - São Paulo e ABC - (11) 97313-8314
Pamela Alves - São Paulo e ABC - (11)95520-7951
Paula Tussini - Indaiatuba, Vinhedo e Jundiaí - (19) 99277-3228
Rafaela Dal Piero - Pindamonhangaba - (12) 99206-4300
Tatiane Nery - São Paulo - (11) 95392-4800
Viviane Garcia - Zona Oeste e Sul de São Paulo - (11) 99242-7633
Como deixar o pet mais calmo durante a consulta?
Antes de começar a consulta, prepare o animal para a chegada do veterinário. Exercitar o cão ajuda a deixá-lo mais cansado e, por consequência, ele estará mais tranquilo durante a consulta. Outra dica é deixar o pet cheirar a maleta do veterinário e dar uma recompensa, como um petisco ou carinho. Com isso, ele associará que nem sempre a chegada do profissional é sinal que o "sofrimento" está por vir.
Você também pode permanecer ao lado do pet durante a consulta para deixá-lo mais à vontade e até auxiliar o veterinário na hora de segurá-lo. Em alguns casos, a presença do tutor pode piorar ainda mais o comportamento do pet. Se você notar que seu cão fica ainda mais nervoso ou agressivo, é melhor deixá-lo somente aos cuidados do veterinário.
Diante do estresse, medo, agitação e ansiedade do cão, uma boa opção é dar um calmante natural para o pet. A Fórmula Maracujá da Botica Pets é à base de Passiflora, que tem diversas propriedades que auxiliam em situações como essas. A Fórmula Maracujá é composta por três ingredientes funcionais: a passiflora incarnata, o extrato de alcachofra e a levedura de cerveja. Considerado um calmante natural, a Passiflora possui propriedades ansiolíticas (atuando contra irritabilidade, ansiedade e hiperatividade) e antiespasmódicas (que suprime a contração do tecido muscular liso, promovendo conforto digestivo para ajudar a acalmar o animal).
Converse com as veterinárias da Botica Pets para entender melhor os benefícios de cada um desses ingredientes! Fale agora com a nossa equipe!